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Emitido pela Caixa Econômica Federal e Governo Federal, o Cartão Cidadão serve como substituto do Cartão do Trabalhador, descontinuado no começo dos anos 2000. Mesmo sendo uma iniciativa presente a quase 20 anos, muitas pessoas ainda não sabem o que é e para que serve o cartão cidadão.

Para solucionar as suas dúvidas, separamos as principais informações sobre essa iniciativa. Continue a leitura para conferir!

O que é para que serve o Cartão Cidadão?

Criado como uma forma de facilitar o acesso da população aos benefícios cedidos pelo Estado, o Cartão Cidadão é utilizado para unificar as contas daquelas pessoas que participam de programas como seguro-desemprego, FGTS,auxílio doença, entre outros.

Seu uso é pessoal e intransferível, ou seja, apenas quem é dono do cartão tem direito de usá-lo. Os mais interessados na emissão dele são pessoas que possuem benefícios citados acima, mas não tem e não se interessam em abrir uma conta na Caixa Econômica Federal – beneficiários que possuem conta nesse banco recebem os valores diretamente nela.

Ele pode ser usado para sacar os valores oriundos de benefícios trabalhistas e/ou sociais em qualquer canal de pagamentos autorizados pela CAIXA, como por exemplo agências bancárias, lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, entre outros.

Quem tem direito?

O Cartão Cidadão é voltado para pessoas que recebem benefícios sociais e/ou trabalhistas pagos pela

rede da Caixa Econômica Federal. Se você recebe seguro-desemprego, auxílio doença, abono salarial, FGTS provisionado, entre outros.

É importante lembrar que, caso você já possua uma conta na CAIXA, não é necessário realizar a emissão de um Cartão Cidadão. Ao invés disso, você receberá diretamente nessa conta, sem necessidade de nenhum cadastro extra ou algo do tipo.

Como solicitar?

Você pode solicitar o seu Cartão Cidadão pelo telefone 0800-726-0207 ou ainda em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Para que o atendimento seja o mais rápido o possível, o banco solicita que os interessados já possuam o número de seu Número de Identificação Social (NIS) em mãos.

Para fazer os saques, é necessário cadastrar a Senha Cidadão. Você pode solicitar o cadastramento dessa senha em agências da CAIXA ou Lotéricas.

Se você prefere cadastrar em uma Lotérica, é necessário realizar um agendamento do serviço antes de comparecer à uma unidade. Você pode agendar pelo telefone 0800-726-0207, central de atendimento ao cidadão da CAIXA.

Para o cadastramento, é necessário apresentar um dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação (RG) padrão;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que esteja dentro da validade e no novo modelo vigente;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), no modelo informatizado;
  • Carteira Funcional, emitida por repartições públicas ou órgãos de classe de profissionais liberais, desde que seja reconhecida oficialmente pelo governo;
  • Identidade militar, emitida pelas Forças Armadas e Forças Auxiliares, tanto para seus membros quanto aos seus dependentes;
  • Carteira de identidade de estrangeiros, que é emitida exclusivamente pelo Serviço de
  • Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
  • Passaporte, emitido no Brasil ou no exterior.

Caso você erre a senha muitas vezes na hora de um saque, será necessário desbloquear o cartão. Para isso, procure uma agência da CAIXA ou Lotérica, não sendo possível realizar o desbloqueio via Internet ou por telefone.

Como verificar valores disponíveis?

Enquanto é necessário usar o Cartão Cidadão para saque dos valores referentes aos benefícios sociais e/ou trabalhistas, você pode verificar o saldo disponível mesmo antes de emitir o seu cartão.

Pela Internet, é possível checar o saldo pelo portal do trabalhador, no site da Caixa Econômica Federal. Caso seja seu primeiro acesso, é necessário realizar um rápido cadastro de senha. Por telefone, é só ligar para o número 0800-726-0207, entre as 10h e 18h.

O Cartão Cidadão existe para facilitar a vida do trabalhador e beneficiário de programas do Governo Federal. Já solicitou o seu?

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