Pular para o conteúdo principal

A alta no preço da gasolina e do etanol tem comprometido o orçamento dos brasileiros e ao que tudo indica, o preço não vai abaixar tão cedo. É por isso que muitas pessoas estão interessadas em conhecer estratégias para economizar. Mas você sabia que existem motivos que te impedem de economizar combustível?

Neste post, vamos falar sobre eles. Será que deixar o carro em “ponto morto” economiza mesmo? Ou então, desligar o ar condicionado? Veja a seguir e entenda mais sobre como economizar de verdade.

4 motivos que te impedem de economizar combustível

O combustível está caro e tem pesado o orçamento dos brasileiros. Com isso, sempre surgem táticas para tentar economizar, mas o fato é que algumas delas, além de não ajudarem na economia, também te impedem de economizar. Veja quais são e entenda os motivos.

1. Pegar decidas em “ponto morto”

A famosa tática conhecida como “banguela” podia até funcionar antigamente, em carros menos modernos. Portanto, já passou da hora de deixar de utilizar essa tática, que não funciona em carros modernos exatamente porque eles já vem equipados com sensor de economia de combustível em decidas.

Dirigir na banguela, além de não economizar, pode até gastar mais, justamente por não ativar os sensores do sistema do carro. Outros riscos são danificar a transmissão do seu carro e com isso causar graves acidentes. A prática se torna ainda mais perigosa em rodovias. Portanto, evite!

2. Desligar o ar condicionado

É fato que o ar condicionado ligado faz o combustível consumir mais combustível. Mas deixar de utilizar esse recurso nem sempre significa economia. Especialmente na rodovia, ao pegar velocidades mais altas, deixar o veículo com os vidros abertos pode consumir mais combustível do que o ar condicionado ligado.

O ar que entra pelas janelas com as altas velocidades produz um efeito de “empurrar” o veículo para trás, contrário ao sentido que o motor está se esforçando para seguir. Desta forma, o motor precisa se esforçar mais para seguir o trajeto e por consequência, acaba gastando mais combustível. Portanto, tá liberado ligar o ar condicionado.

3. Calibrar os pneus com o carro quente

Calibrar regularmente os pneus é uma ótima tática para economizar combustível. Afinal, pneus cheios fazem o veículo rodar com menos atrito, o que diminui os gastos para o motor. Além disso, é recomendável calibrar semanalmente para evitar outros problemas como danos nos pneus, na direção, entre outros.

Calibrar os pneus com frequência traz economia em todos os sentidos. Contudo, você sabia que não é bom fazer isso com o carro quente? O ar quente dentro dos pneus expande o volume e ao calibrar nestas condições, a calibragem acaba ficando abaixo do ideal quando o carro esfria. Portanto, calibre os pneus sem ter rodado tanto com o carro momentos antes.

4. Abastecer no posto mais barato

Em busca de economizar combustível, muitas pessoas aproveitam promoções de gasolina e etanol. Pesquisar preços é realmente uma tática que faz diferença no orçamento, mas é preciso ter alguns cuidados.

Muitas promoções escondem combustíveis adulterados e de qualidade duvidosa, portanto, aproveite apenas as ofertas dos postos de bandeira conhecida e de confiança. Já ouviu falar que “o barato sai caro”? Esse é um bom exemplo, pois combustíveis adulterados podem danificar o seu motor e ter um consumo mais alto.

Outro motivo é referente às distâncias percorridas. Vale a pena desviar a sua rota para aproveitar uma promoção de centavos? Muitas vezes você vai economizar mais abastecendo perto da sua casa ou trabalho do que se deslocando até longe apenas para abastecer. Pense nisso!

Outros motivos que te impedem de economizar combustível podem envolver a falta de manutenção no veículo. Portanto, faça revisão constantemente, pois além de economizar combustível, você também evita acidentes.

Quais hábitos você tem para economizar combustível? Conta pra gente nos comentários!