Pular para o conteúdo principal

Quem procura por renda extra hoje em dia precisa conhecer a economia compartilhada. O conceito por trás de negócios como Airbnb e Uber traz novas formas de ganhar dinheiro de uma forma sustentável, compartilhando o que já se tem por preços mais baixos e serviços de qualidade.

Outro exemplo de empresa que segue esse lema é a moObie. Com um sistema de aluguel de carros compartilhados, é possível anunciar seu próprio veículo para outras pessoas locarem. Se interessou? Continue a leitura para saber como a moObie funciona, assim como anunciar seu carro e uma média de lucros.

O que é moObie?

Criada em 2017, a moObie é uma empresa que fornece uma plataforma para o aluguel de carros particulares. Ou seja: a partir da plataforma, é possível alugar um carro de uma pessoa por perto para inúmeras situações, como ir para a praia, para o trabalho, para um passeio e muito mais. Além disso, é possível anunciar seu próprio automóvel para locação.

Seu surgimento ao meio do boom de aplicativos de serviços apresenta outra possibilidade de não apenas ganhar renda extra, mas também diminuir a quantidade de carros nas ruas, o que impacta de forma positiva tanto o meio ambiente quanto o trânsito das cidades.

Atualmente, a moObie está disponível nas capitais de todos os estados brasileiros, todo o interior paulista e está em expansão para o interior dos demais estados.

moObie: como funciona?

O processo de alugar um carro ou anunciar o seu veículo é feito de forma completamente digital, diretamente de seu aplicativo oficial. Para cadastrar seu automóvel na plataforma, é necessário que ele atenda a alguns requisitos básicos:

  • Ano de fabricação de 2009;
  • Carro com seguro compreensivo vigente em uma seguradora regulamentada pela SUSEP;
  • Quilometragem menor que 100.000 km rodados;
  • Manutenção e documentação em dia;
  • Conta corrente ativa em seu nome para pagamento das reservas.

Carros que não possuem seguro compreensivo ou ainda contam com customizações, como blindagem, rebaixamento e equipamentos adicionais não podem participar da moObie.

Como cadastrar um carro na moObie

O registro do carro na moObie é feito de forma fácil, rápida e completamente online. A primeira coisa a ser feita é baixar o aplicativo oficial, disponível para dispositivos com iOS na App Store e para dispositivos Android na Google Play. De forma alternativa, você também pode solicitar no site oficial da moObie um link de download, que é entregue diretamente no seu celular.

moObie

Depois do download, é necessário colocar seus dados básicos, como nome completo, data de nascimento, e-mail e CPF, entre outros.Após essa etapa, coloque os dados do seu carro, como placa, modelo, ano de fabricação, seu CEP e também a sua seguradora atual.

Com essa parte completa, siga para a próxima página. Nela, será necessário fazer o upload de quatro fotos nítidas de seu carro. A recomendação dada pela moObie é que essas fotos sejam divididas entre a parte externa e a parte interna do veículo, assim garantindo maior credibilidade para o seu anúncio – consequentemente, aumentando as chances de conseguir alugar o seu carro.

Agora, é hora de selecionar as características do seu carro. Certifique-se que essa descrição é a mais completa possível: inclua presença de ar condicionado, presença de portas USB para carregar os dispositivos móveis, sistema de som com conexão Bluetooth, travas elétricas, câmera traseira, enfim, tudo que seu carro possui que pode ser considerado um atrativo.  

Feito isso, defina as regras para o uso do seu carro. É possível selecionar opções como transporte de pets permitido, liberado para fumantes, aceitação de uso do veículo para viagens, carro adaptado para pessoas com deficiência, transporte de bicicletas, entre outras.

Existe também a opção de criar uma breve descrição do seu carro. Aproveite o espaço para se aproximar um pouco da pessoa interessada, enquanto dá informações relevantes e importantes – porém, sempre tomando cuidado para não se alongar demais.

A empresa se compromete a avaliar o cadastro e dar um retorno ao proprietário em até dois dias úteis. Nesse contato, ela retira as dúvidas que ficaram e avalia o status: aprovado, com pendências a serem resolvidas ou aprovado.

Quanto ganha com moObie?

Assim como em outras plataformas de economia compartilhada, os ganhos possíveis com a moObie dependem da disponibilidade do seu veículo, qualidade do mesmo e também do anúncio.

O preço de aluguel do carro é definido pela própria empresa: ele é determinado com base no ano do modelo, condições atuais, componentes que diferem o veículo e as regras, entre outros fatores que são considerados. 

Lembre-se de sempre manter seu carro em boas condições de limpeza e manutenção. Afinal, no fim de cada locação, os usuários devem fazer uma avaliação da experiência. Carros mais bem avaliados possuem uma chance maior de serem escolhidos por outros clientes, enquanto carros que recebem muitas críticas correm o risco de caírem no esquecimento. 

Do valor total da diária, 80% fica com o dono do automóvel e 20% vai para a Moobi. Ou seja: vamos supor que o carro foi avaliado para ter um valor de aluguel diário de 100 reais. Desse montante, 80 reais fica com o dono do veículo, enquanto 20 reais vão para a empresa, que usa o valor para fazer a manutenção da plataforma e cobrir os gastos normais de uma organização. 

O repasse do pagamento acontece diretamente na conta corrente cadastrada e é feito todos os dias 10 e 20 de cada mês. As reservas com check-in realizado entre os dias 15 de um mês até 04 do outro são pagas no dia 10, enquanto aquelas feitas entre o dia 05 a 14 são feitas no dia 20.

Gostou do conteúdo? Cadastre seu carro e boa sorte na nova empreitada!

Leia também: Radar Renda Extra