Pular para o conteúdo principal

No Brasil e no mundo há muitos exemplos de investidores que se deram bem e se tornaram conhecidos por isso. Essas personalidades nos mostram que com técnicas simples, mas bem calculadas, é possível entrar no universo dos investimentos com segurança. E além disso, faturar, é claro. Por isso, conheça 5 lições valiosas que podemos aprender com investidores famosos.

1. “O risco vem de não saber o que você está fazendo.” – Warren Buffet

Warren Buffet é considerado o maior investidor de todos os tempos, além de estar na lista dos mais ricos do mundo. Em 2021 ele entrou no clube dos bilionários com mais de US$ 100 bilhões de patrimônio. Seu patrimônio vem principalmente da Berkshire Hathaway, uma empresa de investimentos que existe desde a década de 60. Essa empresa detém ações de dezenas de companhias como Apple, Coca-Cola, Kraft-Heinz e Visa.

Apesar da riqueza de Warren Buffet se situar muito longe da realidade da maioria das pessoas, os anos de experiência do investidor podem te ajudar a começar a investir. Quando falamos em investimentos é natural que pensemos nos riscos, pois eles importam. Por isso é importante estudar, ter uma boa reserva de emergência e quando começar a investir, saber exatamente o que se está fazendo. Ainda sim é possível correr riscos, mas eles serão mais previsíveis.

2. “Invista somente naquilo que você conhece.” – Peter Lynch

Na mesma linha da frase de Buffet, temos o ensinamento de Peter Lynch que diz respeito sobre conhecer o que você está investindo. Se Warren Buffet alertou sobre saber o que se está fazendo, aqui a informação é no sentido de conhecer o que você está investindo. Sucesso a longo prazo e segurança vem com conhecimento e isso inclui conhecer o que você está depositando seu patrimônio.

Peter Lynch atualmente está aposentado, mas foi um importante gestor do Fidelity Magellan Fund, o maior fundo de ações do mundo.

consulta de cpf

3. “Poupar não é apenas deixar de gastar, é usar o dinheiro com mais inteligência e gastar menos em tudo o que for possível.” – Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri pode até não ser uma grande investidora a nível mundial, mas você sabia que o seu canal no YouTube é o maior canal de finanças do mundo? Pioneira neste nicho, ela coleciona dicas para quem deseja começar a economizar e também investir. 

Em sua frase ela deixa bem claro que é preciso desaprender o conceito de que economizar é apenas deixar de gastar. É preciso adquirir conhecimento financeiro, para aplicar o seu dinheiro de forma inteligente e gastar o menos possível. E isso envolve também investir o seu dinheiro com inteligência.

4. “Procure sempre formatar metas em quantidades de ações, não em valor financeiro.” – Luiz Barsi

Essa dica vale para quem vai começar a investir em ações e ela fala sobre uma dica de ouro no universo dos investimentos: diversificar a sua carteira. Ao invés de pensar apenas no valor financeiro, pense na maior quantidade de ações que pode comprar com o que tem disponível para investir. Isso multiplica as suas chances de ganho. Luiz Barsi também recomenda que é melhor ser um parceiro pequeno em grandes empresas do que ser dono de pequenos negócios.

Luiz Barsi é conhecido como o maior investidor individual do Brasil. Entre as suas dicas, o investidor também recomenda que a paciência, persistência e disciplina devem fazer parte da personalidade de todo investidor.

5. “Se você comprar as mesmas ações que a multidão, conseguirá o mesmo resultado que todo mundo. Comprar quando todos estão vendendo e vender quando todos estão comprando requer uma grande autoconfiança, mas gera excelentes resultados.” – Sir John Templeton

Chegando ao fim, temos John Templeton, um investidor antigo, mas que tem seus ensinamentos revisitados até os dias atuais. John Templeton começou sua carreira nos anos 30 em Wall Street e construiu seu patrimônio ao investir em empresas que estavam no fundo do poço. A sua frase é inspiradora e mostra que no universo dos investimentos nem sempre o mais seguro é o que mais vale a pena.

Durante sua vida sempre recomendou que investidores mantivessem a mente aberta, além de ir contra a multidão para conquistar resultados mais satisfatórios. Curiosidade: recebeu o título de Sir, o mais alto grau concedido pela realeza britânica, por ser um grande filantropo, um dos mais generosos da história.

Há muitas lições que podemos aprender ao seguir os conselhos e trajetórias de quem prosperou nos investimentos. Por isso, se você deseja investir, inclua na sua rotina alguns estudos de casos sobre os grandes investidores, tanto os do passado, como os atuais. Gostou de conhecer um pouco sobre essas personalidades? Conte nos comentários!

Deixe uma Resposta