Pular para o conteúdo principal

O frio chegou, especialmente na região sul e sudeste. Assim, os banhos se tornam mais rápidos, mas também se tornam mais quentes. Com isso, a conta de luz pode ficar um pouco mais salgada no começo do mês. O gás também é outro gasto que costuma aumentar neste período, além dos gastos com agasalhos. Por isso, confira 7 dicas e saiba como economizar no período mais frio do ano.

1. Altere a temperatura da geladeira

Muita gente não se dá conta, mas pode estar desperdiçando energia ao manter a geladeira com potência alta. Isso porque, com o frio, não é preciso que a geladeira fique tão gelada assim. Por isso, reduza a temperatura, deixe no mínimo ou no médio. Aproveite este benefício do clima frio.

2. Economize no banho

O chuveiro elétrico talvez seja o maior vilão da conta de luz durante o inverno. Mas você sabia que há truques para diminuir o impacto na conta? Reduzir o período que passa no banho é uma opção óbvia, mas também é possível prestar atenção ao horário. O melhor horário para tomar banho no frio é à noite, pois a caixa d’água estará aquecida pelo sol. Assim, o chuveiro precisará trabalhar menos para esquentar a água.

3. Ar-condicionado

Se você possui ar-condicionado com opção quente, mantenha a temperatura entre 23 e 26 graus. Mais do que isso vai consumir muita energia e sem necessidade.

consulta de cpf

4. Deixe a luz do sol entrar

Se está frio e ensolarado, aproveite a luz do sol, tanto para aquecer a sua casa, como para iluminar. Se está muito frio para abrir as janelas, abra ao menos as cortinas e deixe o sol aquecer e iluminar a sua casa. Assim você economiza energia.

5. Economize ao cozinhar

No frio é comum passar mais tempo em casa, além de cozinhar mais alimentos. Afinal, assados e preparações quentes vão muito bem com o clima! Por isso, para economizar, busque assar mais de um prato no forno por vez. Além disso, você pode cozinhar mais alimentos de uma só vez para economizar o gás. Mantenha as panelas fechadas, pois isso ajuda a cozinhar mais rápido.

6. Prepare seu armário para o inverno

O inverno chegou e você precisar comprar agasalhos? Que tal separar o que tem e que não usa mais e vender? Há muitos brechós que compram roupas ou trocam. O mercado de brechós e roupas de segunda mão tem crescido bastante, especialmente por ser uma alternativa ecológica. Mas além disso, vai te ajudar a economizar muito, pois há garimpos incríveis por um ótimo preço.

7. Atenção ao gasto de energia das máquinas de lavar e secar

Quando está frio e principalmente se não há sol, a roupa demora muito mais para secar. Com isso, a função de centrifugar por mais tempo ou utilizar a secadora se torna uma opção necessária. Mas é possível economizar ainda sim. Para economizar água e energia, use sua máquina na potência máxima. Se não é possível lavar todas as roupas juntas, uma opção é secar todas juntas, já que não há impedimentos para secar roupas diferentes juntas.

É normal que a conta de luz se torne um pouco mais salgada no frio, mas certamente essas dicas vão te ajudar a economizar. Você costuma prestar atenção no seu cotidiano para economizar? Nos conte nos comentários! E conte sempre com a equipe BLU365 para cuidar da sua saúde financeira.

Deixe uma Resposta