Como consultar o PIS: guia completo

0
1383

O Programa de Interação Social, mais conhecido como PIS é um número de cadastro pelo qual os trabalhadores podem receber benefícios e direitos. Para receber o seguro desemprego ou o abono salarial é preciso ter em mãos este número, que também é conhecido pelos nomes de PIS/PASEP ou NIT/PIS. Mas você sabia que tem como consultar o PIS via internet? Saiba como!

Como consultar o número do meu PIS?

Há duas formas de descobrir o número do seu PIS. A primeira e mais simples é pela carteira de trabalho. O PIS é um número longo que fica localizado na primeira página da sua carteira de trabalho, logo no topo e próximo à sua foto. Contudo, se não é possível consultar a sua carteira de trabalho neste momento, também é possível descobrir o número do PIS pelo seu CPF e de forma online, veja como:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Depois, vá em entrar com gov.br;
  3. Na janela seguinte, informe seu CPF e clique em continuar. Nesta etapa, você pode fazer o seu cadastro, se ainda não tiver;
  4. Então, clique em “meu cadastro”, na página inicial. Nesta página você terá acesso aos seus dados: nome, CPF e também o número do NIT/PIS.

Viu como é simples consultar seu número do PIS? Com o número em mãos é possível ter mais detalhes sobre o seguro desemprego e também ao abono salarial.

Quem pode receber o abono salarial PIS/Pasep?

O abono salarial é um dos benefícios que mais desperta interesse dos trabalhadores registrados em regime CLT. Contudo, nem todos os trabalhadores têm direito ao benefício, pois é preciso cumprir alguns requisitos, entenda mais sobre eles:

  • Tem direito ao benefício quem realizou algum trabalho remunerado, em regime CLT durante pelo menos 30 dias no ano anterior ao pagamento do PIS/Pasep.
  • É preciso ter recebido, no máximo, o valor de dois salários mínimos (R$ 2.200) por mês.
  • É necessário ter o cadastro PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos.
  • Ter os dados informados e atualizados pelo empregador (Pessoa Jurídica). Os dados precisam estar de forma correta na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Se enquadra nessas características? Então você é beneficiário do PIS. Os valores do abono salarial variam de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Ainda não há informações sobre os valores atualizados para 2022, que serão divulgados apenas em Janeiro, assim como o calendário de pagamentos. Contudo, especula-se que os valores podem chegar a R$ 2.420, caso ocorra o pagamento em dobro, visto que o benefício não foi pago em 2021.

+ O que é PIS/Pasep – descubra quem tem direito

Mudanças no pagamento do PIS em 2022

Tradicionalmente o pagamento do PIS era realizado a partir do mês de julho. Contudo, em março de 2021 houve a decisão de adiar o pagamento para 2022. A medida foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). A previsão é que o benefício seja pago no primeiro semestre de 2022, a partir do mês de janeiro. Assim, muitas pessoas que se teriam direito ao benefício se programaram financeiramente para receber, mas acabaram tendo a surpresa do adiamento do pagamento.

A previsão é de que tanto o benefício referente ao ano de 2021, quanto do ano de 2022 sejam pagos a partir de janeiro, de forma simultânea. Por isso, especula-se que o valor seja dobrado. Vale lembrar que o valor é proporcional ao salário mínimo vigente no momento, que ainda será reajustado em janeiro de 2022.

Antigamente, o calendário de pagamento do PIS levava em consideração o mês de aniversário, mas ainda é preciso aguardar a divulgação das novas datas para saber quando cada pessoa receberá o pagamento.

Saber o seu número do PIS é importante para garantir que receberá seus benefícios de acordo com a legislação trabalhista. Tenha seus dados sempre atualizados para garantir seus direitos. E conte sempre com a BLU365 para te ajudar a manter sua saúde financeira!