A BLU365 já ajudou mais de 1 milhão de brasileiros a pagarem seus débitos, reconquistarem a tão sonhada liberdade financeira e a darem a volta por cima. Mas sabia que vários clientes nossos só conseguiram realizar essas conquistas quando foram atrás de uma graninha extra?
Índice:
O que é o iFood?
Quem nunca juntou ímãs de geladeiras e milhares de cardápios com as opções de entrega de comida da vizinhança? Pois é, o iFood decidiu organizar isso tudo de uma forma bem visual e prática em sua plataforma.
O aplicativo foi fundado aqui no Brasil em 2011 e adquirido pela Movile em 2014, durante uma fase de forte expansão da empresa. Até aquele momento, só a Movile já havia investido R$ 5 milhões no iFood. Hoje, o iFood atende 5 milhões de clientes no Brasil e em outros países.
Ele funciona assim: o consumidor faz pedidos pelo celular sem precisar falar com ninguém. Ele pode colocar filtros na busca pelo tipo de comida que ele deseja. Dá também para escolher o restaurante pelo tempo da entrega e pelo preço. Como a pesquisa é feita com base no endereço da pessoa, só aparecem os lugares que entregam onde ele mora.
O app caiu de vez na graça do público ao destacar promoções e criar cupons promocionais onde é possível, por exemplo, comprar comida por R$ 5,00. Existe opção para pagar no cartão, vale-refeição ou dinheiro.
Como cadastrar o restaurante?
Cadastrar o estabelecimento no iFood é bem simples. Veja abaixo o passo a passo:
- Acesse o site ifood.com.br
- Clique no menu CADASTRE SEU RESTAURANTE
- Em seguida, clique no botão QUERO SER PARCEIRO
- Irá aparecer os requisitos que seu negócio precisa ter para completar o cadastro (computador com Windows e acesso à internet e CNPJ regularizado). É só aceitar os termos e partir para o passo seguinte.
- Irá aparecer uma página para você preencher com as informações do seu negócio e mandar para análise.
- Feito isso, a equipe do iFood entrará em contato com você para fechar a contratação e fará o registro do seu estabelecimento no app.
- Depois de receber a confirmação que seu estabelecimento está cadastrado, basta divulgar nas redes sociais.
Existe uma taxa que é cobrada pelos pedidos gerados no site ou app de aproximadamente 12% sobre o valor total da compra, além de uma taxa de inscrição que varia de acordo com o estabelecimento, mas que geralmente gira em torno de R$100,00. Você só paga a taxa quando o pedido for concluído no sistema do iFood.
Requisitos:
Como já falamos, não é preciso ter um estabelecimento físico para fazer parte dos parceiros do iFood e muitas das refeições são preparadas em residências. Ainda assim, o app estabelece alguns critérios para aprovar os restaurantes de sua rede:
- Ter entregadores próprios
- Atender bem aos clientes
- Ter internet estável
- Computador com Windows
- Potencial ou volume claro de vendas
- Entregar refeições prontas para o consumo
Vantagens
A grande vantagem de ter seu restaurante no iFood é a divulgação. A base de clientes do app é uma das maiores do mundo, o que ajudará o seu restaurante a conquistar novos clientes e ser divulgado para um número enorme de potenciais consumidores. Assim, suas vendas e seu nicho de atuação podem ser expandidos e sem necessidade de ampliar a estrutura física.
Outra funcionalidade do aplicativo que permite economizar é que nele o cliente escolhe tudo com autonomia e sem precisar falar com ninguém, não sendo necessário contratar pessoas para o atendimento ou ocupar as linhas telefônicas.
Também não será necessário refazer e imprimir os cardápios e panfletos cada vez que houver alterações nos pratos, como no serviço normal do restaurante. É possível realizar essas mudanças no app de um jeito simples e instantâneo, sem custo algum.
Desvantagens
Dependendo do seu modelo de negócio e de sua taxa de lucro, o valor cobrado pela taxa pode pesar. Este valor varia entre 10% e 15% do preço de cada pedido. Isso pode encarecer o produto final ou diminuir um pouco o faturamento. Por isso, antes de adquirir o app é importante fazer as contas, realizar um planejamento e analisar os ganhos e perdas.
Estratégia para aumentar as vendas
Para aumentar as chances de sucesso, separamos algumas dicas que irão ajudar suas vendas a alavancarem ainda mais com o iFood:
- Cadastre no app os pratos do seu menu pensando sempre na forma que os clientes vão fazer a pesquisa, escrevendo a composição de cada prato e o preço para que ele não fique com dúvidas e receios, já que não tem um atendente para respondê-los.
- Tenha um serviço de entrega eficiente – seja pontual e use embalagens adequadas para o produto não chegar frio ou em um mau estado.
- Avalie bem a área de abrangência. As taxas de entrega variam de acordo com essa distância.
- Pense também em uma estratégia para o horário de atendimento: focar em momentos de maior demanda para reduzir custos ou investir no tempo integral para atrair clientes em potencial?
- Tenha uma boa presença online. Para dar mais credibilidade e aumentar ainda mais seu alcance, invista nas estratégias de mídias sociais e em um site atrativo com as informações de seu negócio.