iFood: o que é, como funciona e por onde começar

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iFood

A BLU365 já ajudou mais de 1 milhão de brasileiros a pagarem seus débitos, reconquistarem a tão sonhada liberdade financeira e a darem a volta por cima. Mas sabia que vários clientes nossos só conseguiram realizar essas conquistas quando foram atrás de uma graninha extra?

Muitas dessas histórias bem sucedidas são de clientes que usaram o aplicativo do iFood para conseguirem uma renda alternativa, e por isso organizamos com muito carinho as dicas abaixo para te ajudar também!
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O que é o iFood?

Quem nunca juntou ímãs de geladeiras e milhares de cardápios com as opções de entrega de comida da vizinhança? Pois é, o iFood decidiu organizar isso tudo de uma forma bem visual e prática em sua plataforma.

O aplicativo foi fundado aqui no Brasil em 2011 e adquirido pela Movile em 2014, durante uma fase de forte expansão da empresa. Até aquele momento, só a Movile já havia investido R$ 5 milhões no iFood. Hoje, o iFood atende 5 milhões de clientes no Brasil e em outros países.

Ele funciona assim: o consumidor faz pedidos pelo celular sem precisar falar com ninguém. Ele pode colocar filtros na busca pelo tipo de comida que ele deseja. Dá também para escolher o restaurante pelo tempo da entrega e pelo preço. Como a pesquisa é feita com base no endereço da pessoa, só aparecem os lugares que entregam onde ele mora.

O app caiu de vez na graça do público ao destacar promoções e criar cupons promocionais onde é possível, por exemplo, comprar comida por R$ 5,00. Existe opção para pagar no cartão, vale-refeição ou dinheiro.

Como cadastrar o restaurante?

Cadastrar o estabelecimento no iFood é bem simples. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse o site ifood.com.br
  • Clique no menu CADASTRE SEU RESTAURANTE
  • Em seguida, clique no botão QUERO SER PARCEIRO
  • Irá aparecer os requisitos que seu negócio precisa ter para completar o cadastro (computador com Windows e acesso à internet e CNPJ regularizado). É só aceitar os termos e partir para o passo seguinte.
  • Irá aparecer uma página para você preencher com as informações do seu negócio e mandar para análise.
  • Feito isso, a equipe do iFood entrará em contato com você para fechar a contratação e fará o registro do seu estabelecimento no app.
  • Depois de receber a confirmação que seu estabelecimento está cadastrado, basta divulgar nas redes sociais.

 Existe uma taxa que é cobrada pelos pedidos gerados no site ou app de aproximadamente 12% sobre o valor total da compra, além de uma taxa de inscrição que varia de acordo com o estabelecimento, mas que geralmente gira em torno de R$100,00. Você só paga a taxa quando o pedido for concluído no sistema do iFood.

Requisitos:

Como já falamos, não é preciso ter um estabelecimento físico para fazer parte dos parceiros do iFood e muitas das refeições são preparadas em residências. Ainda assim, o app estabelece alguns critérios para aprovar os restaurantes de sua rede:

  • Ter entregadores próprios
  • Atender bem aos clientes
  • Ter internet estável
  • Computador com Windows
  • Potencial ou volume claro de vendas
  • Entregar refeições prontas para o consumo

Vantagens

A grande vantagem de ter seu restaurante no iFood é a divulgação. A base de clientes do app é uma das maiores do mundo, o que ajudará o seu restaurante a conquistar novos clientes e ser divulgado para um número enorme de potenciais consumidores. Assim, suas vendas e seu nicho de atuação podem ser expandidos e sem necessidade de ampliar a estrutura física.

Outra funcionalidade do aplicativo que permite economizar é que nele o cliente escolhe tudo com autonomia e sem precisar falar com ninguém, não sendo necessário contratar pessoas para o atendimento ou ocupar as linhas telefônicas.

Também não será necessário refazer e imprimir os cardápios e panfletos cada vez que houver alterações nos pratos, como no serviço normal do restaurante. É possível realizar essas mudanças no app de um jeito simples e instantâneo, sem custo algum.

Desvantagens

Dependendo do seu modelo de negócio e de sua taxa de lucro, o valor cobrado pela taxa pode pesar. Este valor varia entre 10% e 15% do preço de cada pedido. Isso pode encarecer o produto final ou diminuir um pouco o faturamento. Por isso, antes de adquirir o app é importante fazer as contas, realizar um planejamento e analisar os ganhos e perdas.

Estratégia para aumentar as vendas

Para aumentar as chances de sucesso, separamos algumas dicas que irão ajudar suas vendas a alavancarem ainda mais com o iFood:

  • Cadastre no app os pratos do seu menu pensando sempre na forma que os clientes vão fazer a pesquisa, escrevendo a composição de cada prato e o preço para que ele não fique com dúvidas e receios, já que não tem um atendente para respondê-los.
  • Tenha um serviço de entrega eficiente – seja pontual e use embalagens adequadas para o produto não chegar frio ou em um mau estado.
  • Avalie bem a área de abrangência. As taxas de entrega variam de acordo com essa distância.
  • Pense também em uma estratégia para o horário de atendimento: focar em momentos de maior demanda para reduzir custos ou investir no tempo integral para atrair clientes em potencial?
  • Tenha uma boa presença online. Para dar mais credibilidade e aumentar ainda mais seu alcance, invista nas estratégias de mídias sociais e em um site atrativo com as informações de seu negócio.