10 dicas de Luiza Helena Trajano para os clientes BLU!

0
1992
Luiza-Helena-Trajano

A inspiradora trajetória de Luiza Helena Trajano, que também deu a volta por cima

A BLU365 está sempre a procura de histórias incríveis, como a do Mestrão e da Grande Família do Mario, para servirem de inspiração e incentivar todos vocês a serem donos de suas próprias histórias. Sabemos que as vezes as coisas apertam, e por isso queremos estar ao seu lado e te motivar nesses momentos. Além de histórias inspiradoras, também separamos algumas dicas para que consiga uma renda extra e melhore sua saúde financeira. Hoje fomos convidados para um bate-papo com Luiza Helena Trajano, uma mulher forte que deu a volta por cima e se tornou uma das empreendedoras mais bem sucedidas do Brasil! Participamos dessa conversa para trazer para vocês mais uma história de sucesso.

Luiza comanda uma das maiores redes de varejo do país, o Magazine Luiza, e tem muita história para contar desde seus 12 anos de idade.

Ela começou abrindo mão de suas férias escolares para trabalhar com seus tios, em uma pequena loja de presentes em Franca. Ela se formou em Direito e Administração e passou por todos os cargos da empresa de sua tia. Alguns anos depois, se tornou presidente de toda a rede de lojas.

Em toda sua trajetória ela acumulou uma grande experiência e muitas histórias de sucesso. Resumimos aqui as melhores dicas que ela compartilhou conosco:

1. Não tenha vergonha de falar que você é vendedor!

Apesar do significado da palavra “vendedor” não ser muito bonita no dicionário, é uma das funções mais importantes da sua empresa. O seu negócio só irá sobreviver se você souber vendê-lo, colocando-se sempre no lugar do seu cliente, e não esquecendo da ética no momento de oferecer o seu produto. Por isso, tenha muito orgulho em vestir a camisa de vendedor da sua empresa!

2. Uma pessoa não é só o seu currículo

O primeiro passo para empreender com sucesso é acertar nas contratações, o que vai muito além do currículo. Independente da escolaridade e experiência técnica de um candidato, seu comportamento fala mais alto. É muito importante dar oportunidade para o desenvolvimento daqueles que querem aprender e que enxergam e tenham o mesmo propósito da sua empresa. Então seja criativo no seu processo seletivo para conhecer melhor as pessoas, e garanta que tenham alta capacidade de servir.

3. Cuidado com seus filtros de contratação

Quando fizer a triagem dos currículos, não limite-se à idade, sexo, raça, quantidade de filhos, ou qualquer outro aspecto pessoal que possa tirar pessoas incríveis do seu grupo de opções. Outro fator importante é não eliminar candidatos que estejam com o nome negativado, pois tudo que eles precisam é uma oportunidade profissional, e com um salário voltarem a honrar suas pendências. Assim você ajuda a quebrar o ciclo vicioso e dá a oportunidade de mais pessoas se reinserirem no mercado de trabalho.

4. Elimine as crenças limitantes

Avalie bastante as ideias em que você acredita e as barreiras que elas possam estar formando em seu caminho. Desmistifique essas crenças que limitam o crescimento do seu negócio, e busque sempre o caminho da inovação. E lembre-se, a mente é como um paraquedas, só funciona se estiver aberta.

5. Não confunda simplicidade com simplismo

Ser simples é uma das qualidades mais fortes que um empreendedor pode ter. Não se esqueça que em qualquer posição que você ocupa, você tem o poder de disseminar seus conhecimentos e histórias, que podem impactar positivamente outras pessoas. Por isso, observe sempre o seu público e adapte sua linguagem a ele, para não deixar ninguém de fora.

6. Tenha espírito de startup!

Independente do tamanho da empresa, tenha sempre espírito de mudança e coragem de inovar! Faça acontecer sem burocracia, erre e corrija seus erros com rapidez, e adapte seus métodos e seu produto sempre que necessário.

7. Cuidado com o poder e o dinheiro

Poder e dinheiro são dois fatores perigosos. Apesar de serem importantes para alavancar o crescimento de sua empresa, mantenha sempre sua essência viva! Tenha missão e valores claramente definidos, e continue acreditando na sua intuição.

8. Encare os problemas e faça mais com menos

Enfrentar os problemas é inevitável. Por isso, sempre faça uma análise do que pode dar errado e mapeie esses pontos. Depois, experimente as mudanças sem medo, e faça o máximo possível com o mínimo de recursos. Só assim poderá encontrar as soluções mais eficientes para o seu negócio.

9. O poder do ganha-ganha

Faça boas parcerias, pois quando nos juntamos com pessoas que tem o mesmo propósito, conseguimos crescer nossos negócios com maior sustentabilidade e influência no mercado. Mesmo que no início você tenha que abrir mão de coisas que pareçam muito importantes, como parte de seus lucros, lembre-se que juntos somos mais fortes!

10. Não deixe o seu cliente de escanteio

O sucesso do cliente é o termômetro da sua operação. Portanto invista na formação de um time com alta capacidade de servir, e dê visibilidade e autonomia aos seus atendentes, para que possam solucionar os problemas dos clientes com rapidez e qualidade.

Lembre-se: A missão do sucesso do seu cliente é de todas as áreas da sua empresa. O cliente é a prioridade!