Pular para o conteúdo principal

Datas do décimo terceiro para quem ganha abaixo do salário mínimo

A primeira parcela do décimo terceiro do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) foi adiantada para o mês de Maio por conta da pandemia do Covid-19. O primeiro depósito já está disponível para o saque e continuará sendo depositado até o dia 08 de Junho

A data para o depósito da segunda parcela do 13º está prevista para ser realizada entre os dias 24 de Junho e 05 de Julho. Essas datas são selecionadas através do dígito final do benefício, começando pelos segurados com o final 1 e terminando com os de final 0.

Essas datas se aplicam apenas para quem recebe auxílios, pensões de até um salário mínimo e aposentadoria. Para quem ganha acima do mínimo, as datas se tornam outras, confira abaixo.

Datas para quem ganha acima do salário mínimo

A primeira parcela começa a ser paga do dia 01 à 08 de Junho e a segunda parcela entre os dias 01 à 07 de Julho. Os beneficiários que vão começar recebendo são os com o final 1 e 6, seguidos dos com final 2 e 7 e no dia seguinte os com os finais 9 e 0.

Isenções e Informações Importantes

Todas as datas estão sendo divulgadas e explicadas através do aplicativo e do site Meu INSS. Vale lembrar que a primeira parcela do 13º é isenta do Imposto de Renda e tem o valor de metade do benefício total pago pelo INSS. O imposto só será cobrado na segunda parcela.

A tributação também irá variar de acordo com a idade do beneficiário. Os segurados de até 64 anos pagam o Imposto de Renda caso eles recebam acima de R$1.903,98. Os de 65 Anos em diante só terão a tributação cobrada caso recebam acima de R$3.807,96.


Quem tem direito ao benefício?

Quem durante o ano recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2021, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário.

Deixe uma Resposta