Pular para o conteúdo principal

Com o ano chegando ao fim, chega também o pagamento do 13º salário. O benefício pode ser uma boa oportunidade de organizar suas finanças neste período e sair do sufoco. É preciso ter sabedoria para utilizar esse dinheiro, afinal, o fim de ano também é um período com muitas despesas.

Mas não se preocupe, com um pouco de organização é possível utilizar o décimo terceiro de maneira eficiente. Por isso, confira 7 dicas para refletir, se planejar e utilizar esse dinheiro da melhor forma possível!

1. Quite suas dívidas

Se você possui dívidas, elas devem ser sua prioridade. Especialmente aquelas que correm juros, como é o caso do cheque especial e cartões de crédito. O décimo terceiro pode ser aplicado com essa finalidade para limpar o seu nome e voltar a ter saúde financeira. Além disso, nesse período muitas empresas credoras apresentam condições especiais de pagamento. Acesse o site da BLU365 e confira as ofertas disponíveis para você.

Veja algumas dicas para quitar suas dívidas usando o 13º salário.

Consulte seu CPF grátis e negocie sua dívida online e com segurança! Assim, você aumenta suas chances de conseguir crédito para as comprar de Natal ?

consulte seu cpf gratis

2. Cubra os gastos de fim e começo de ano

Esse período do ano costuma ser de muitas despesas. Presentes de Natal, festas de fim de ano, possíveis viagens, além das contas de início de ano como IPVA, IPTU, entre outras. Se você não possui dívidas, o ideal é utilizar o décimo terceiro para cobrir parte dessas despesas e começar o próximo ano no azul. 

Coloque todas essas despesas no papel. No caso dos presentes de Natal, estabeleça um limite máximo para gastar e pesquise bem os preços. Jamais saia para comprar os presentes sem a sua lista. Faça o mesmo com os gastos das festas de fim de ano e saiba como se organizar para ter um Réveillon econômico.

3. Poupe uma parte do dinheiro

Se o seu orçamento está tranquilo, uma boa forma de investir o dinheiro do décimo terceiro salário é poupando. Se ainda não possui um, crie um fundo emergencial. Se já tiver, invista uma parte do dinheiro neste fundo. Nunca se sabe o dia de amanhã e por isso, é bom ter uma reserva financeira para possíveis imprevistos. 

4. Gaste com algo que você quer e precisa

Se tudo isso já está garantido, que tal gastar com algo que você deseja? Fim de ano também é um período de leveza, para se distrair e comemorar as conquistas do ano. Por isso, vale a pena gastar com algo que você deseja neste momento. Gastando com sabedoria, tudo bem comprar aquele item que você namora há tempos! Não tenha culpa em não investir todo o seu dinheiro e gastar uma parte dele neste momento.

5. Planeje uma viagem

Aquela viagem dos sonhos pode se concretizar com o seu 13º salário. Nesse caso, uma boa opção para utilizar o valor do benefício de forma eficiente e economizar é ao pagar sua viagem à vista. Pesquise preços e encontre oportunidades que oferecem desconto neste tipo de pagamento. Se o valor do seu décimo terceiro não sobre o valor integral da viagem, você pode poupar e continuar guardando dinheiro durante o ano para realizar.

6. Dê prioridade aos pagamentos à vista

Assim como uma viagem pode ter descontos no pagamento à vista, a compra de outros itens também. Está precisando de um eletrodoméstico novo? Quer fazer um curso? Pesquise opções que oferecem bons descontos no pagamento à vista. Pode não parecer, mas essa técnica pode trazer muita economia para o seu bolso. Não tenha medo de pedir desconto!

7. Planeje todos os seus gastos

A chave para a saúde financeira é o planejamento. Com ele é possível adequar seus gastos ao seu bolso. Ao planejar, considere que o benefício tem os descontos do INSS, além dos descontos extras de 2021.

Com todos os valores no papel, você poderá destinar aos seus gastos de forma mais eficiente.

O que não fazer com o 13º salário?

Vimos 7 dicas de como gastar o décimo terceiro de forma eficiente, mas para nos organizar também podemos usar como referência o que não fazer. Para não perder o controle das suas finanças, não gaste todo o valor do décimo terceiro sem antes priorizar os gastos.

Por isso, priorize dívidas e contas que não podem ser pagas com o seu orçamento mensal fixo. Depois de quitar esses gastos e estiver com o orçamento tranquilo, você poderá gastar com mais liberdade.

Pense nisso e veja como suas finanças vão se tornar mais saudáveis. Planejamento é a chave para a economia. Conte sempre com a BLU para trazer dicas e manter sua vida no azul! (=