Pular para o conteúdo principal

O ato de pechinchar é algo que divide opiniões: enquanto algumas pessoas desaprovam a prática e têm vergonha, outras fazem dela uma verdadeira arte. Saber como pechinchar pode ser uma estratégia interessante para economizar no dia a dia e há muitos segredos que você pode aprender.

Portanto, continue a leitura e descubra 12 dicas de como pechinchar e economizar nas suas compras!

Como pechinchar: descubra 12 dicas para economizar no dia a dia

1. Pesquise antes de comprar

Antes de iniciar qualquer negociação, pesquise o valor médio do produto ou serviço que você deseja adquirir. Isso dará a você uma base sólida para iniciar suas negociações e saber até onde pode chegar. Portanto, pesquise na internet e em diversas lojas para saber o preço médio do produto.

Embora pechinchar traga ótimas economias, lembre-se que você não conseguirá reduzir o valor de um produto para menos do que ele vale. Mas, é claro, pode dizer que viu por um preço menor na concorrência.

2. Estabeleça um limite

Defina um limite máximo de quanto você está disposto a pagar e mantenha-se firme nesse valor. Ter um limite em mente ajudará a evitar que você se deixe levar pela empolgação e gaste mais do que planejava. Lembre-se que o vendedor também deseja concretizar uma boa venda e, para não gastar mais do pode, tenha em mente o valor máximo estabelecido.

3. Comece com uma oferta baixa

Ao iniciar as negociações, ofereça um valor abaixo do preço que você está disposto a pagar. Isso dá espaço para o vendedor reduzir o preço e ainda chegar a um valor dentro da sua faixa de limite. Valores mais altos que a sua oferta inicial vão parecer mais atrativos ao vendedor.

4. Seja paciente e flexível

A pechincha é um processo e nem sempre você conseguirá o desconto desejado imediatamente. Esteja preparado para negociar e ser flexível nas suas exigências. Às vezes, o vendedor pode oferecer outras formas de benefícios, como mais tempo para pagar, brindes ou serviços adicionais que podem ser vantajosos para você.

5. Fale sobre os pontos negativos

Se houver alguma imperfeição ou desvantagem no produto ou serviço, mencione isso durante a negociação. Pode ser uma forma de justificar uma redução no preço.

6. Mostre-se disposto a desistir

Se o vendedor não estiver disposto a baixar o preço, mostre-se pronto para desistir da compra. Isso pode incentivar o vendedor a reconsiderar e oferecer um desconto para não perder a venda.

7. Negocie com mais de uma loja

Se estiver comprando algo que pode ser encontrado em diferentes lojas, negocie com mais de uma loja ou vendedor. Isso permitirá que você compare as ofertas e escolha a melhor opção.

8. Utilize técnicas de barganha

Além das dicas já apresentadas, saber como pechinchar envolve técnicas de barganha como o “silêncio desconfortável” (ficar em silêncio após fazer uma oferta) ou o “perguntar pelo melhor preço” (perguntar ao vendedor se ele pode oferecer um preço melhor) podem ser úteis para obter melhores negociações.

9. Conecte-se com o vendedor

Saber como pechinchar envolve se conectar com o vendedor e estabelecer uma boa relação. Por meio da sua linguagem corporal, tom de voz e humor é possível guiar os rumos dessa negociação. Assim, se você estiver impaciente e sem disposição para um acordo favorável para as duas partes, essa conversa pode ser uma verdadeira guerra.

Mas lembre-se que a negociação requer barganha de ambas as partes. Um tom de voz amigável, escuta ativa e flexibilidade podem mudar o rumo da conversa.

10. Peça para falar com o gerente

Em muitos casos, o desconto é uma ação que está além das competências de um vendedor e você pode estar negociando com a pessoa errada. Portanto, peça para conversar com o gerente nestes casos. Manter uma boa relação com o gerente pode te garantir descontos ainda mais vantajosos!

11. Pergunte se há desconto ao pagar à vista

Você sabia que de acordo com a Lei 3.455/2017 os valores nas compras no cartão e no dinheiro podem ser diferentes? É por isso que ao pagar à vista é possível conseguir bons descontos. Pergunte quais são as condições especiais se você pagar dessa forma.

12. Saiba quando parar de pechinchar

A empatia deve fazer parte da negociação, sempre! Assim, a arte de saber como pechinchar envolve saber quando parar ou quando não tentar. Quando se trata de produtos artesanais e de pequenos produtores, por exemplo, não é uma boa ideia pedir desconto, já que esses comerciantes enfrentam uma série de dificuldades que grandes lojas não enfrentam. Além disso, se você usou todas as dicas e não conseguiu o desconto, saiba que essa é a hora de parar.

Conclusão

Saber como pechinchar pode te ajudar a conseguir bons descontos. Temos certeza que com as dicas apresentadas você conseguirá barganhar e fazer um bom negócio. Mas atenção, a barganha não deve ser utilizada para o descontrole financeiro e só porque um item está barato não significa que você deve comprá-lo. Economizar de verdade envolve pensar duas vezes antes de concretizar uma compra.

Conte sempre com a BLU365 para cuidar da sua saúde financeira!

Leia também: Aprenda a melhor maneira de economizar dinheiro