Pular para o conteúdo principal

As redes sociais facilitam as nossas vidas diariamente. Usamos essas plataformas para comunicação, entretenimento, compras e passamos horas por dia online nelas. Mas nem tudo são flores e os golpes no Instagram têm se tornado cada vez mais comuns e também mais complexos, o que faz muitas pessoas caírem neles.

Na maior parte dos casos é bastante difícil detectar a ameaça, que pode atingir qualquer pessoa, independentes da sua idade ou nível de escolaridade. De acordo com dados da PSafe, uma. empresa especializada em cibersegurança, cerca de 150 milhões de brasileiros já caíram em algum tipo de golpe virtual.

Mas, se é tão difícil detectar a ameaça, como vou me proteger? A resposta está em ter atenção aos detalhes e conhecimento sobre os golpes mais comuns, já que não existe crime perfeito. Por isso, a BLU selecionou dicas para se prevenir contra golpes no Instagram e instruções para quem sofreu com eles recentemente. Continue conosco e confira!

Conheça os 5 golpes no Instagram mais comuns

Uma das melhores formas de evitar os golpes no Instagram é conhecê-los. Saber como criminosos conseguem capturar seus dados e quais os modelos de golpes mais comuns ajuda a detectá-los antes de ser ludibriado. Veja quais são eles!

1. Sorteios duvidosos

Se você usa o Instagram com frequência certamente já viu um desses sorteios que prometem um iPhone, carro ou outro prêmio bastante vantajoso. Mesmo que você não tenha participado de algum, um perfil entra em contato com você e pede seus dados afirmando que você é o ganhador do prêmio.

Em alguns casos, há a promessa de uma recompensa após um Pix em determinado valor, com a promessa de que será ressarcido depois.

2. Golpe do perfil hackeado

Entre os golpes no Instagram mais conhecidos temos também o do perfil hackeado. Neste caso, o golpista pode hackear o perfil de alguma pessoa conhecida ou então usar seu nome e fotos para se passar pela pessoa. Depois disso, ele solicita algum ato, como um pix de algum valor ou pode enviar links fraudulentos para roubar os dados da vítima.

Outro golpe comum em contas hackeadas é a falsa venda de produtos, que a vítima só descobre depois de já ter perdido dinheiro.

3. Golpes amorosos no Instagram

Neste golpe, um perfil fake começa a se envolver de forma romântica com a vítima. Quando conquista sua confiança pode começar a pedir solidariedade, como depósitos financeiros ou presentes.

4. Falsa proposta de emprego

Um dos golpes no Instagram que também pode facilmente enganar a vítima é a falsa oferta de emprego. Neste caso, a vítima precisa fazer algum pagamento prévio para ter acesso ou então, tem seus dados roubados ao acessar links ou preencher formulários fraudulentos.

5. Proposta fraudulenta de publicidade

Por fim, a falsa proposta de publicidade também é um dos golpes no Instagram que acontece com alta frequência. Um golpista entra em contato e oferece uma parceria com uma marca que existe de verdade. Ao observar a marca, a vítima pode facilmente acreditar na proposta e ser enganada. Normalmente o golpista envia links e formulários fraudulentos, roubando dados sensíveis da vítima, como seu endereço e outros dados pessoais que podem ser utilizados para extorquir dinheiro.

Golpes no Instagram: x dicas para evitá-los

Além de conhecer os golpes mais comuns no Instagram, há algumas dicas que podem evitar que você seja a próxima vítima. Confira!

1. Não forneça dados sensíveis

Se alguma conta entra em contato com você solicitando dados como número de documentos, dados bancários, endereço e outros, desconfie. Empresas sérias jamais vão solicitar esses dados logo de cara, ainda que seja uma entrevista de emprego. Portanto, jamais forneça seus dados.

2. Proteja sua conta

Nas configurações da sua conta, ative a autenticação de dois fatores. Ela ajuda a proteger a conta contra ataques por ter um método secundário para validar a sua identidade.

3. Desconfie de propostas boas demais

Sorteios grandiosos, propostas de receber um Pix de valor maior ao enviar uma pequena quantia e outras parecem boas demais para serem verdade, não é mesmo? Sempre fique com o pé atrás, especialmente se você precisa informar dados sensíveis ou transferir dinheiro.

4. Não confie em desconhecidos

Desconfie de desconhecidos que buscam construir laços com você de forma instantânea. Em muitos casos são perfis fake, que usam fotos de outras pessoas e não possuem muitos contatos. Portanto, verifique tudo isso com cautela antes de se envolver com uma pessoa desconhecida nas redes sociais.

5. Cuidado com links

Links fraudulentos podem roubar seus dados, portanto, verifique a autenticidade do mesmo antes de clicar. Se eles são enviados por contas desconhecidas, motivo extra para duvidar. Também evite clicar em links na bio de pessoas desconhecidas.

6. Ative seu antivírus

O uso de antivírus é algo simples que pode te proteger de uma série de golpes. Certifique-se de ter uma licença válida e de que o software está ativo.

7. Observe o selo de verificado

Contas de pessoas famosas ou de marcas possuem o selo azul de verificado. Muitos golpistas se passam por essas pessoas e marcas e, assim, fazem contas falsas. Procure a conta original e reporte ao Instagram que essa conta finge ser alguém que não é.

Como posso recuperar o dinheiro que perdi no golpe?

Crimes virtuais são reconhecidos pela Lei brasileira e existem até delegacias especializadas no assunto. Procure a unidade mais próxima e informe o ocorrido por meio de um boletim de ocorrência (B.O.). Tenha em mãos a maior quantidade de provas possível, como prints das mensagens, print da conta e também os dados bancários, caso tenha feito uma transferência.

Contudo, infelizmente, em muitos casos não é possível recuperar o dinheiro. É exatamente por isso que prevenir os golpes no Instagram é tão importante.

Onde denunciar os golpes no Instagram?

Com todas as informações em mãos, basta ir até a delegacia mais próxima ou fazer o processo de forma online. Também é possível denunciar para a própria plataforma, especialmente quando o perfil finge ser outra pessoa. Contudo, vale lembrar que nem sempre a plataforma presta a assistência necessária e que ela pode demorar.

Até o momento de produção deste post, a PL2630 está em tramitação no Senado. A PL tem causado bastante discussão, mas a proposta é ser uma Lei que promove a Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, responsabilizando também as plataformas pela veiculação de informação falsa, o que pode prevenir os golpes no Instagram.

Leia também: Golpe do cartão por aproximação: como se proteger?