Pular para o conteúdo principal

Sim, todo Carnaval tem seu fim. E para muitas pessoas, o que fica após a folia são as contas. Então, saber como organizar as finanças depois do Carnaval é crucial para não complicar sua situação financeira.

Muita gente diz que o ano só começa de verdade após o Carnaval, portanto, se você está esperando esse momento para organizar as finanças, este artigo também é para você! Ainda há tempo para se organizar e o melhor: para não perder o controle financeiro.

Continue a leitura e saiba como organizar as finanças depois do Carnaval!

Como organizar as finanças depois do Carnaval em 6 passos

Chutou o balde na folia de Carnaval? A quarta-feira de cinzas chegou e você pode buscar o seu balde em 6 passos. Confira como organizar as finanças depois do Carnaval!

1. Tenha consciência sobre seus gastos durante o Carnaval

Conversar sobre dinheiro representa um grande tabu e essa relutância em abordar o tema impede muitas pessoas de avaliarem honestamente suas finanças. Portanto, o ponto inicial para iniciar uma organização financeira é analisar a situação econômica pessoal, compreender a magnitude dos gastos relacionados ao Carnaval e elaborar um plano de recuperação.

Caso tenha ultrapassado seu orçamento durante o Carnaval, não sinta constrangimento ou culpa. O problema não está em sair do controle financeiro esporadicamente, mas sim em evitar que a situação evolua para um problema recorrente e crescente. Tomar consciência é, portanto, o primeiro passo de como organizar as finanças depois do Carnaval.

Um cenário bastante problemático neste sentido seria, por exemplo, terminar de “enfiar o pé na jaca”. Um pensamento comum é acreditar que porque saiu do controle, o mês todo estaria comprometido, sendo que é possível ter atitudes para minimizar os danos, como veremos a seguir.

Portanto, o primeiro passo é olhar honestamente para suas finanças e compreender seus gastos. Só assim é possível traçar um plano e se organizar.

2. Monitore seus gastos

O segundo passo de como organizar as finanças depois do Carnaval é passar a monitorar seus gastos.

Seja utilizando papel e caneta, uma planilha ou um aplicativo, o fundamental é acompanhar de perto seus gastos após o Carnaval para manter controle sobre todas as transações financeiras. No seu plano de recuperação pós-Carnaval, registre também as despesas mais recentes e programe as próximas entradas para garantir que nenhum boleto ou dívida resultante das festividades fique sem pagamento.

Você pode estabelecer metas de curto prazo e explorar maneiras de obter uma renda extra para quitar as dívidas de forma mais ágil. Ademais, é crucial criar um planejamento financeiro pessoal, categorizando cada área da sua vida financeira, assegurando que nenhum compromisso seja esquecido.

3. Redução de danos: limite seus gastos

Não é possível voltar no tempo e economizar o que você gastou, mas é possível traçar estratégias para não complicar ainda mais a sua situação financeira após a folia. Portanto, limitar seus gastos é uma das chaves de como organizar as finanças depois do Carnaval.

Com clareza sobre seu momento e as ações necessárias para se organizar financeiramente, o terceiro passo envolve exercer controle para reduzir despesas. Identifique quais excessos podem ser eliminados e o que não justifica mais manter em sua rotina financeira durante a fase de retomada dos gastos do Carnaval.

Este é um momento propício para revisar os gastos não essenciais, como compras não planejadas, limitando-os, por exemplo. Avalie também as assinaturas vinculadas ao seu cartão de crédito e outros gastos que possam estar ocultos na fatura.

Embora possa parecer desafiador monitorar tudo de perto, encare esse período como transitório. Com organização e planejamento, não será necessário abrir mão de todas as atividades que lhe proporcionam prazer. Em vez disso, estabeleça prioridades e saiba escolher o momento adequado para se permitir certos gastos.

4. A reserva de emergência existe para desafogar as finanças

A reserva de emergência é a chave fundamental para auxiliar você em momentos de dificuldades financeiras e este pode ser um passo fundamental no seu plano de como organizar as finanças depois do Carnaval. Portanto, se você já possui uma reserva, ela pode ser acessada em momentos como esse, impedindo que suas contas se transformem em dívidas.

E se você ainda não possui a sua, é recomendável criar uma reserva financeira prontamente disponível para lidar com imprevistos como esse.

Muitos consultores financeiros sugerem manter pelo menos três meses de salário guardados, proporcionando uma rede de segurança em caso de emergências. No entanto, apenas você pode determinar a quantia necessária para preservar seu estilo de vida.

É importante ressaltar que não há um valor específico para começar. Se o único montante que consegue economizar por mês é R$ 20, por exemplo, dê o primeiro passo até que a prática de poupar se torne parte integrante de sua rotina. Com o tempo, é possível ajustar esse valor conforme a evolução de suas condições financeiras.

E se você usar a sua reserva emergencial, lembre-se de traçar um plano para reconstruí-la depois, ok?

5. Vai curtir a folia do ano que vem? Planeje-se com antecedência

Dívidas frequentemente surgem de situações imprevistas e se o seu planejamento para o Carnaval foi deixado para a última hora, é provável que tenha pago um preço mais elevado por quase tudo o que adquiriu. A chave para conciliar seus desejos com o orçamento está na organização.

Se a sua intenção para o próximo ano é desfrutar do feriado viajando, por exemplo, comece a se organizar desde já. Realize pesquisas sobre destinos, compreenda os custos envolvidos com hospedagem, transporte, passeios e estabeleça quanto dinheiro deseja ter disponível durante o período da viagem para cobrir a maioria, ou todos, dos gastos do Carnaval.

Ao iniciar esse processo antecipadamente, você evita surpresas desagradáveis e entra na festividade com todas as despesas já planejadas

6. Quite suas dívidas

Se o Carnaval apenas agravou uma situação financeira que já estava complicada, é preciso traçar um plano para se recuperar.

O primeiro passo para retomar o controle das suas finanças é quitar as suas dívidas. Assim, você evita o acúmulo de juros e multas, especialmente nas compras feitas com o cartão de crédito, nas quais os juros podem chegar a 100% do valor da dívida.

Com esses 6 passos temos certeza que você será capaz de traçar um plano de como organizar as finanças depois do Carnaval.

A melhor opção para quem tem dívidas é tentar um acordo. Empresas como a BLU365 fazem a ponte entre você, cliente inadimplente e a empresa credora. Assim, proporcionamos descontos e condições especiais de pagamento. Acesse o site da BLU365 e saiba como quitar a sua dívida com até 97% de desconto!