Pular para o conteúdo principal

O termo cringe ganhou uma grande repercussão nas redes sociais no último mês. A tradução literal do termo em inglês é algo como “vergonhoso” e é utilizado para descrever situações constrangedoras e embaraçosas. A viralização do termo, no entanto, começou por conta de uma disputa entre os millennials e a geração Z. Entre os temas discutidos, nem os boletos escaparam de ser taxados de cringe. Por isso, entenda por que você precisa saber que pagar boleto não é algo cringe.

Millennials e geração Z: quem são?

Se você nasceu entre 1980 e 1994, você é um millennial. Mas se você nasceu entre 1995 e os início dos anos 2010, você faz parte da geração Z. No entanto, não há uma definição fixa de datas e é bem provável que você não se identifique tanto assim em ser de uma ou outra geração. Assim, é possível encontrar também a definição de que a geração Z é composta pelos nascidos a partir dos anos 2000.

As classificações de geração já são utilizadas há bastante tempo, mas foi no último mês que todo mundo começou a falar sobre elas na internet. E então começaram as disputas entre a geração Z de um lado e os millennials do outro.

Afinal, o que é cringe?

Meme do filme Harry Potter

Como dissemos acima, o termo cringe pode ser traduzido como vergonhoso. Ou seja, é algo ou alguma situação desconfortável, constrangedora, embaraçosa. Levando em consideração o meme, para a geração Z é cringe chamar cerveja de “litrão”, gostar da saga Harry Potter, usar calça skinny e até mesmo a forma de se expressar nas redes sociais, como usar emojis é definido como cringe. E no pacote de tudo que é considerado cringe, nem mesmo o boleto escapou.

consulta de cpf

Então isso quer dizer que a geração Z não paga boleto?

Dentre as formas de se defender de ser definido como cringe, muitos millennials disseram que a geração Z considera boletos cringe pois não precisam pagá-los. Mas será que isso é verdade? Pode até ser que alguns ainda sejam muito jovens para se preocuparem com boletos ou sejam pertencentes das classes sociais mais elevadas, mas a verdade é que a geração Z é menos idealista.

Para entender melhor, precisamos compreender como a geração Z se relaciona com o dinheiro. De acordo com uma pesquisa da McKinsey, essa geração viu a crise de 2008 acontecer desde muito cedo e percebeu o quanto o mercado financeiro dos Estados Unidos impactou as finanças do mundo todo. Apesar dessa crise não ter impactado imediatamente o Brasil, anos depois a geração Z viu as taxas elevadas de desemprego e o impacto no poder de compra da população.

Por terem acompanhado esse momento de grande estabilidade, a geração Z preza muito por empregos estáveis, muito mais do que com o dinheiro. Além disso, consideram importante poupar, sendo que na época em que a pesquisa foi feita, cerca de 42% dos entrevistados entre 17 e 23 anos já estavam trabalhando. Já uma pesquisa feita pelo SPC, SEBRAE e CNDL mostrou que seis a cada dez zillennials contribuem com a renda mensal da família.

Com base em todos esses dados, é possível concluir que mesmo considerando os boletos cringe, a geração Z paga sim os seus boletos. Mas apesar de já se relacionarem efetivamente com o dinheiro, segundo a pesquisa do McKinsey, boa parte dos zillennials não poupa para a aposentadoria, especialmente por nunca sobrar dinheiro. Ou seja, podemos concluir que não faltam boletos para a geração Z pagar!

Por que pagar boleto não é cringe?

Enquanto boa parte dos millennials paga boletos sem questionar muito a origem deles, o que acontece com a geração Z é ter informações completas sobre tudo o que fazem. Assim, a pesquisa do SPC concluiu que 80% dos entrevistados pesquisam muito os preços antes de comprar. Ainda, 70% dos entrevistados pela McKinsey revelaram que consomem considerando uma compra ética. Precisam acreditar nos valores da empresa e que eles sejam condizentes com seus valores pessoais.

Dessa forma, podemos concluir que pagar boletos não é cringe se a decisão de compra foi pensada e financeiramente planejada.

consulta de cpf

Mas porque os zillennials consideram falar de boleto algo cringe?

Como tudo que se torna um meme na internet, essa é uma questão que envolve muitas razões. A primeira delas é que uma geração sempre vai entrar em conflito com a geração anterior e ter valores diferentes, além de implicar com a forma de expressão. Talvez seja apenas uma implicância com a palavra e os zillennials prefiram chamar os boletos de contas. Outra hipótese é que as pesquisas citadas sobre o comportamento dessa geração relevaram que essa população é bastante racional e pragmática. Ou seja, não possuem essa grande fixação com os boletos como os millennials. Para a geração Z, um boleto é apenas um boleto que será pago porque você comprou algo e pronto.

Nos memes espalhados pela internet pelos Millennials, sempre é possível notar uma grande surpresa com o valor dos boletos e como o salário não dá conta de pagar tudo. Mas com a geração Z tudo é muito simples e provavelmente planejam seus gastos um pouco mais a fundo. Além do meme, esse tema pode servir de muita reflexão para ambas as gerações.

Assim, cabe lembrar que cringe mesmo é não se planejar o suficiente para arcar com os próprios gastos. Ninguém tem culpa por se endividar, especialmente se consideramos o cenário de crise atual, mas cabe refletir e tomar decisões pragmáticas antes de assumir um boleto para pagar, não é mesmo? E neste ponto, talvez a geração Z possa inspirar decisões mais realistas.

E você, o que acha sobre o assunto, considera os boletos cringe? Nos conte sua opinião nos comentários! ?

Deixe uma Resposta