Pular para o conteúdo principal
ApoiadoresBLU NewsCréditoEconomizar

Análise de crédito: o que é e como funciona?

Por 24 de maio de 2024Sem Comentários

Pode ser que você não conheça a análise de crédito por esse nome, mas o fato é que ela está amplamente presente na sua vida. É por meio deste processo, por exemplo, que o banco decide qual o valor do seu limite de crédito.

A análise de crédito é feita com base no histórico de pagamentos do consumidor, no qual avalia-se o comprometimento em compras à prazo, se há dívidas e todo o histórico de consumos no crédito. Dentro deste universo o Score de crédito, um termo mais conhecido, apresenta um papel importante.

Continue a leitura para entender o que é a análise de crédito, como é feita e mais informações.

Afinal, o que é análise de crédito?

Bancos e instituições financeiras costumam realizar a análise de crédito quando um cliente solicita serviços de crédito, como cartão, financiamentos, empréstimos pessoais e até mesmo lojas do varejo para compras no carnê. É a partir dela que se avalia o risco envolvido na operação, ou seja, o risco de inadimplência por parte do consumidor.

Uma pessoa pode ou não ser aprovada neste processo. Quando aprovada, a análise também permite decidir a taxa de juros, valor liberado e também a quantidade de parcelas, sempre buscando compensar os riscos envolvidos. Um bom Score de crédito, por exemplo, costuma proporcionar condições especiais de pagamento, com valores de juros mais atrativos.

Como funciona?

Quando um consumidor solicita qualquer operação de crédito, o pedido é submetido a uma análise criteriosa. Esse serviço financeiro, que pode ser um empréstimo, financiamento, aumento de limite ou até mesmo a abertura de uma conta corrente quase sempre está sujeito à análise de crédito.

É este processo, muitas vezes, que impede o consumidor de acessar o serviço financeiro. Para aumentar as chances de aprovação, certos dados são cruciais:

  1. Dados cadastrais: informações fundamentais, como CPF, número de telefone, estado civil, idade, nível de escolaridade, profissão, renda e região de residência;
  2. Situação de restrição no nome: a empresa procura determinar se há pendências junto ao próprio banco, além de consultar órgãos como Serasa ou SPC Brasil para verificar eventuais restrições de crédito;
  3. Perfil de crédito: essencial para o banco ou instituição financeira compreender o histórico e o comportamento do solicitante no mercado de crédito. Isso pode incluir a avaliação da pontuação de crédito, que reflete a saúde financeira da pessoa;
  4. Análise de renda: a próxima etapa envolve a verificação da renda do solicitante. Isso é feito para garantir que as parcelas do empréstimo ou financiamento se encaixem no orçamento, ou se o limite do cartão de crédito está adequado ao salário. Geralmente, o valor de uma prestação não deve ultrapassar 30% do salário, pois há outras despesas a serem consideradas.

Após a verificação desses critérios pela instituição financeira e caso tudo esteja conforme suas políticas, o crédito será liberado.

Por que quitar as dívidas aumenta suas chances na análise de crédito?

Ter restrições no nome é uma das principais barreiras no processo de análise de crédito. Quando um banco ou instituição financeira inicia o processo, a empresa busca junto aos dados dos birôs de crédito se há alguma pendência no nome da pessoa. Ao encontrar pendência, a instituição compreende que o poder de pagamento deste consumidor está comprometido e, portanto, o risco envolvido na operação é muito grande.

Portanto, ter dívidas pode ser um dos motivos que impede um consumidor de aumentar o limite do cartão, fazer compras no carnê ou mesmo ter acesso a opções de crédito. Quando há ofertas de crédito, normalmente os juros são mais altos e menos atrativos.

Sendo assim, quitar as suas dívidas é o primeiro passo se você deseja fazer um financiamento ou solicitar um empréstimo pessoal.

Quite suas dívidas com a BLU

Na BLU365 você pode quitar suas dívidas com até 97% de desconto e ter mais tempo para pagar. Acesse o site da BLU e confira os acordos disponíveis para você!