Quem tem dívidas sonha com o momento de quitar seus débitos. Para isso, é preciso ter um bom planejamento financeiro, saber quanto pode pagar nesse momento, entre outros detalhes. Mas como não cair em ciladas na hora de renegociar as dívidas?
Em busca de solucionar seus problemas financeiros com rapidez, alguns detalhes podem te trazer problemas. Desde assinar contratos sem ler as linhas pequenas, pagar mais do que o que deve, entre outras ciladas comuns. Pensando em te ajudar nesse momento tão delicado, a BLU365 selecionou 5 dicas para você quitar suas dívidas com segurança.
Boa leitura!
Índice:
1. Conheça os valores das suas dívidas
Renegociar dívidas é uma forma acessível de pagar seus débitos, garantindo uma série de descontos no pagamento à vista ou então, condições especiais de pagamento. Contudo, antes deste passo, é importante que você some todos os valores da sua dívida, incluindo juros e taxas.
Com isso, você tem acesso ao valor atualizado da sua dívida, para que ao renegociar encontre uma proposta que realmente vale a pena. No momento do desespero, muitas pessoas inadimplentes podem acabar “comprando gato pode lebre”, ou seja, pagando muito mais do que deve.
Além disso, preste atenção se o desconto do pagamento à vista realmente vale a pena e se os juros do pagamento parcelado não são muito altos. Em caso de qualquer problema, procure uma empresa que realmente oferece descontos vantajosos.
2. Conheça bem o seu orçamento
Além de conhecer o valor total devido, conheça bem o seu orçamento. Ou seja, faça um bom planejamento financeiro, considere quais são seus gastos essenciais e quais podem ser cortados para priorizar as dívidas.
Com esse valor em mente, você poderá saber em quantas parcelas vai conseguir quitar a dívida, caso opte pelo parcelamento de dívida. Afinal, de nada adianta se planejar para pagar em poucas parcelas se elas vão pesar no seu orçamento e te trazer problemas financeiros. Portanto, saiba exatamente quanto pode gastar mensalmente sem se complicar.
3. Compare as opções de pagamento
Uma dúvida bastante comum é se é mais vantajoso optar pelo pagamento à vista ou parcelamento de dívida. Para escolher o que compensa mais para você, analise o seu orçamento. Se você possui uma reserva de emergência, ela pode ser utilizada para essa finalidade. Ainda sim, analise se o pagamento à vista é realmente vantajoso e apresenta bons descontos em relação ao pagamento à prazo.
Contudo, se não há possibilidade de pagar à vista, observe os juros. Observe se eles sobem de acordo com o número de parcelas e se organize para pagar no menor tempo possível. Além disso, verifique se a empresa oferece uma data de pagamento compatível com a sua disponibilidade financeira. Em algumas empresas, como é o caso da BLU, é possível escolher a data de pagamento, o que é uma grande vantagem para se organizar!
4. Conheça a empresa e negocie com parceiras oficiais
Negociar pela internet é uma praticidade e tanto, contudo, é preciso ter alguns cuidados. Desconfie de empresas que oferecem propostas incompatíveis com o mercado ou que pedem acesso aos seus dados bancários. Nenhuma empresa séria vai solicitar seus dados e senhas, seja pela internet, telefone ou pessoalmente.
Além disso, em caso de dúvidas, busque informações com a empresa na qual você é inadimplente. Se a negociadora for uma parceira oficial, a marca saberá te informar. A BLU365 é parceira de uma série de marcas. Acesse nosso site e confira quais são elas!
5. Leia o contrato com atenção
Por fim, leia o contrato com muita atenção. É preciso verificar se o valor combinado entre você e a empresa está correto, se os prazos estão de acordo e o que acontece se você atrasar as parcelas. Sabemos que você não tem intenção de atrasar, mas é algo que pode acontecer e você precisa se preparar para não cair em uma bela cilada.
Seguindo essas dicas você poderá renegociar suas dívidas com tranquilidade, sem cair em nenhuma cilada! Conte sempre com a BLU365 para cuidar da sua saúde financeira.