Pular para o conteúdo principal

Novação de dívidas é um termo que ainda pouco conhecido, mas que pode ser bastante benéfico para os consumidores inadimplentes. Na prática, se trata da possibilidade de transferir um débito antigo, para um novo, que seja mais benéfico para o inadimplente.

Pode parecer um tanto quanto complexo e até mesmo irreal, mas o fato é que essa é uma estratégia para evitar a inadimplência. Para o consumidor, garante que as condições para tirar seu nome do cadastro de inadimplentes seja facilitada. Desta forma, se torna uma maneira mais acessível de quitar as dívidas. A seguir, descubra o que é a novação de dívidas, como funciona e os benefícios.

O que é novação de dívidas?

Novação de dívidas é um termo utilizado para definir uma dívida que foi transformada. Isso significa que a dívida antiga deixa de existir e o inadimplente deixa de ter o compromisso de pagar aquela dívida. O que ocorre é a transformação em uma nova dívida, que é mais vantajosa para o consumidor. Pode conter descontos em relação ao débito original, menos juros ou ainda, mais tempo para pagar.

Quando a novação de dívidas é possível?

A novação de dívidas é uma opção vantajosa, mas nem sempre é possível optar pela modalidade. Há regras específicas de acordo com Código Civil brasileiro. De acordo com as regras, a novação é possível em três situações:

1. Nova dívida com o mesmo credor

Você já deve ter ouvido falar em renegociação de dívidas. Nesta opção, o que ocorre é uma negociação da sua dívida com o mesmo credor. Vamos supor que você possui uma dívida total de R$1500 com um determinado credor. No entanto, além deste valor, há juros correndo a cada dia e você não tem condições de pagar.

Com uma negociação de dívidas, por ocorrer a novação, sua dívida se torna uma nova dívida, com condições facilitadas para pagar. Neste caso, ocorre a suspensão dos juros rotativos e é estabelecido um acordo para pagar por exemplo em 6 parcelas de R$250.

2. Nova dívida com outro credor

Assim como no primeiro caso, se trata de uma renegociação de dívida, mas desta vez com um novo credor. A situação acontece quando se troca uma dívida por outra, podendo ter como benefícios descontos e mais oportunidades de parcelamento da dívida. Ou seja, a dívida original deixa de existir e você passa a dever para um novo credor. A Liftcred é uma empresa especializada na compra de débitos de diversos credores, e neste caso se torna a nova responsável pela dívida. Consulte seu CPF no site da Liftcred para saber se sua pendência está disponível para negociação.

3. Outro devedor assume a dívida

Essa situação é bastante conhecida em caso de fiadores. Ou seja, quando o inquilino não honra o pagamento do seu aluguel e a dívida passa para o fiador. No entanto, de acordo com o Código brasileiro, essa situação é bastante delicada e há alguns poréns.

Não é possível novar a dívida quando o fiador é incapaz de assumir a dívida. O código ainda prevê a possibilidade de novar essa dívida mesmo sem o consentimento do devedor original. De acordo com a lei, este pode até mesmo ficar isento de obrigações.

Como ter certeza de que estou fazendo um bom negócio?

A novação de dívidas é uma ótima oportunidade para deixar de ser inadimplente. Contudo, é preciso se atentar para fazer uma boa negociação e garantir que não está comprando gato por lebre. Antes de assinar um acordo, mesmo que ele seja muito atrativo, se certifique dos seguintes pontos:

  1. Posso arcar com os valores?
  2. Essa forma de pagamento é realmente vantajosa?
  3. Quais são as taxas de juros?

Sabemos que ter dívidas é prejudicial e você certamente deseja resolver essa situação o mais breve possível. No entanto, a falta de planejamento pode resultar em dívidas ainda mais expressivas. Afinal, ao não cumprir um acordo firmado, você pode arcar com juros que prejudicam ainda mais a sua situação financeira.

Portanto, organize seu orçamento a partir de um planejamento financeiro. Com base na sua situação atual, estabeleça um limite de gastos para que possa pagar a sua dívida sem comprometer ainda mais as finanças. Escolha um acordo que seja benéfico para sua atual situação financeira.

Pague suas dívidas com até 99% de desconto com a Liftcred

A novação de dívidas é também uma segunda chance para retomar sua saúde financeira. E nisso, a Liftcred pode te ajudar! Veja como:

  1. Acesse o site da Liftcred e informe seus dados;
  2. Se a sua dívida for com algum dos parceiros oficiais (Afinz, Captalys, Credflama, CREDZ, Fortbrasil, Natural Brands, Noverde, Novo Mundo, Portocred, Tricard, Trigg, Vai Car, etc) você poderá realizar a novação;
  3. Depois, basta conferir o acordo disponível para você.

Ao realizar sua novação de dívidas com a Liftcred é possível contar com os seguintes benefícios:

  • Descontos de até 99% para pagar sua dívida;
  • Prazos de pagamentos estendidos;
  • Mais condições facilitadas para realizar o pagamento, como por exemplo, o parcelamento.

Ainda tem alguma dúvida sobre a novação de dívidas? Deixe nos comentários e nossa equipe entrará em contato com você! (;