Pular para o conteúdo principal

Com a proximidade do Natal, chegam também alguns gastos deste período e a melhor atitude a se tomar é organizar as finanças para não começar o próximo ano no vermelho. Desta forma, há dicas gerais que podemos seguir ao comprar presentes ou organizar a ceia, além de orientações para cada tipo de compra do Natal. Por isso, a BLU365 separou uma seleção com 12 dicas incríveis para economizar MUITO no Natal.

Dicas gerais para economizar no Natal

Seja ao comprar os presentes de Natal ou organizar a ceia, seguir algumas dicas te ajuda a não comprometer o seu orçamento e não fazer dívidas. Confira antes de sair para as compras de Natal e se organize.

1. Defina seu orçamento

O primeiro passo antes de comprar presentes ou mesmo decidir o cardápio da ceia é delimitar o orçamento. Para isso, considere o seu planejamento financeiro e observe qual o valor disponível para ser utilizado com as compras de Natal. Ao definir um orçamento específico para o seu perfil financeiro, você tem mais controle nos gastos e não corre o risco de se endividar.

2. Use o cartão de crédito com moderação

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta para aumentar o seu poder de compra, já que permite parcelar uma compra maior e que ultrapassa o valor do seu orçamento, por exemplo. Contudo, é preciso pensar no valor das parcelas e se a compra vai ser vantajosa a longo prazo. Lembre-se que os juros do cartão de crédito são altos e você deve fazer o possível para não se endividar com ele.

3. Elabore uma lista de compras

Definido seu orçamento, você pode elaborar uma lista de compras com base nele. Liste os tipos de presente a comprar, além da lista de compras do supermercado. Com uma lista bem elaborada fica mais fácil cumprir os objetivos e comprar apenas o que está nela, sem distrações e gastos que não sabem no orçamento.

4. Faça as compras com antecedência

Os preços tendem a subir bastante conforme o Natal se aproxima. É nesta época que surgem promoções irresistíveis, afinal, o marketing atua com tudo para que você compre o máximo possível. O limite de tempo também se transforma em um fator de pressão e nessas condições você acaba fazendo escolhas de compras ruins. Portanto, busque fazer as compras com maior antecedência possível e evitar um cenário de pressão e preços altos.

5. Pesquise e compare preços

Para economizar é preciso desprender um certo tempo. Não hesite em visitar várias lojas, sites e supermercados. Você vai se surpreender como o mesmo produto pode ter tanta diferença de preço entre uma loja e outra.

Como economizar nos presentes de Natal

As dicas acima servem para comprar os presentes de Natal, mas a seguir trazemos dicas específicas para essas compras. Saber quem você vai presentear, além de definir o seu orçamento faz toda a diferença no bolso. Antes de sair para as compras, não deixe de conferir.

6. Não vá apenas ao shopping

O shopping pode parecer o lugar ideal para fazer todas as compras de uma só vez. Afinal, há uma grande variedade de lojas, de vários preços, além do ambiente ser confortável: tudo isso é pensado para te fazer gastar mais. Portanto, não deixe que o shopping seja a sua única opção para as compras. Vá à centros comerciais alternativos, lojas de rua e pesquise muito na internet para poupar tempo.

7. Liste os presenteáveis

Ao fazer a sua lista de compras de presentes de Natal, inclua também quem será presenteado. Assim você não corre o risco de esquecer ninguém e inclui as pessoas fundamentais para quem irá comprar uma lembrança nesta data. Saber quantas pessoas você vai presentear te ajuda a definir um orçamento e saber quais tipos de presente vai dar.

8. Deixe as crianças em casa

Se há como deixar as crianças em casa neste período, evite levá-las para as compras. As crianças são mais sensíveis aos estímulos de compra compulsiva e certamente vão te fazer gastar além do que estava previsto no orçamento. Mas se seus filhos já são maiores, a partir dos 10 anos é uma ótima oportunidade para ensinar sobre educação financeira.

9. Aproveite as ofertas de janeiro

Tem como deixar alguns presentes para depois? Se você não vai ver a pessoa presenteada tão cedo, uma ótima forma de economizar é deixar para fazer as compras apenas em janeiro. Com o comércio em menor fluxo, há muitas promoções neste período e é uma ótima chance de comprar com muita economia.

Ceia de Natal: saiba como economizar

Por fim, temos algumas dicas para que a ceia de Natal caiba no seu bolso. Antes de mais nada, é preciso saber quantas pessoas vão comparecer e assim definir o seu orçamento com base no número de convidados. Confira mais dicas.

10. Defina o cardápio com antecedência

Com o número de convidados em mãos, defina o cardápio com bastante antecedência, pois assim você tem mais tempo para fazer as compras. Os itens não perecíveis podem ser comprados com antecedência, tanto para poupar tempo na véspera da ceia, como para garantir bons preços.

Ao definir o cardápio, você também pode realizar substituições mais econômicas. O tradicional peru de Natal pode ser substituído por uma carne suína assada ou mesmo um peixe como a merluza, que sai mais em conta. Ter mais opções de saladas, vegetais e acompanhamentos como farofa e maionese também ajuda a economizar com as carnes.

11. Compre por atacado

Feito o seu cardápio, é possível economizar muito em compras no atacado, especialmente com as bebidas. Produtos não perecíveis e que podem ser estocados em casa por mais tempo podem ser comprados com bastante antecedência no atacado. Ainda sim, há várias lojas para visitar e comparar preços, se possível use também essa dica para garantir o melhor preço.

12. Compre frutas e vegetais da estação

A tradicional mesa de frutas é clássica no Natal das famílias brasileiras. Além de substituir uma mesa com sobremesas, você também economiza muito, especialmente se investir em frutas da estação. Algumas opções:

  • Abacaxi
  • Ameixa
  • Banana
  • Cerejas
  • Figo
  • Lichia
  • Manga
  • Melancia
  • Nectarina
  • Pêssego
  • Uva

Já as verduras e legumes de dezembro são: abobrinha brasileira, beterraba, pimentões, cenoura, rúcula e tomates.

Ao comprar frutas e hortaliças da estação você garante o melhor preço e o melhor sabor.

E você, quais dicas aplica para economizar neste período do ano? Compartilhe com a gente nos comentários.