Pular para o conteúdo principal

O PIX chegou para facilitar a vida financeira dos brasileiros, com muita praticidade e ausência de taxas. Entre as mudanças ocorridas no primeiro semestre de 2021 está prevista uma nova funcionalidade, o saque a partir do PIX. Será disponibilizado sem que o usuário precise ir até um caixa eletrônico e o comércio terá um papel muito importante nessa transação. Entenda.

O que é o saque PIX?

Na prática, será como um saque comum, a única diferença é a forma como irá acontecer. Nos saques comuns o usuário se dirige ao caixa eletrônico e consegue notas em espécie, a partir do saldo disponível em sua conta corrente. Com o saque PIX vai ser quase a mesma coisa, com a diferença de que será disponibilizado em lojas físicas do comércio. A princípio, grandes varejistas como Casas Bahia, Magazine Luiza, Americanas, entre outras irão poder disponibilizar o saque PIX.

A lista oficial das varejistas ainda não foi oficialmente divulgada pelo Banco Central, nem a data de início, mas sabe-se que será ainda no primeiro semestre de 2021.

Como vai funcionar para o comércio?

A ideia é que a loja possa repassar o dinheiro em espécie para o cliente e receber de volta em sua conta no mesmo momento. Portanto, não haverá prejuízo para as lojas. Além disso, é uma maneira a mais de fazer o dinheiro circular no comércio. Por outro lado, também é uma forma eficiente de atrair clientes para as lojas. É muito provável que alguém vá até a loja para fazer o saque e acabe consumindo algo.

Saque PIX: como funcionará para o cliente?

Como o serviço ainda não está disponível, muitos detalhes ainda não foram revelados. Mas basicamente o usuário irá solicitar a opção de saque no caixa da varejista credenciada para o procedimento. Em seguida, deverá fazer a transferência via PIX com a quantidade que deseja sacar. Portanto, é preciso ter a quantia em conta para realizar o saque.

O estabelecimento irá orientar o cliente e passar sua chave PIX, que pode ser um QR code ou chave. Em até 10 segundos a loja já receberá o valor e será informada, então poderá disponibilizar o saque para o cliente. Tanto a loja como o usuário são notificados quando a transferência é concretizada, o que evita a incidência de golpes. 

Por fim, a loja irá conceder o dinheiro em cédulas para o cliente, concluindo a operação.

Vantagens do saque PIX

Mas, afinal, quais as vantagens do saque PIX em relação aos saques comuns? Veja as vantagens e entenda porque essa modalidade de saque é tão aguardada.

  • Ideal para quando não há um caixa 24h por perto;
  • Não tem taxas;
  • Quem não possui conta em banco, apenas em instituições como MercadoPago, PicPay, RecargaPay, entre outros, conseguirá sacar com facilidade;
  • Caso não estiver portando o cartão poderá sacar mesmo assim;
  • Precisará apenas de um celular com internet.

E você, está esperando essa modalidade de saque passar a funcionar? Deixe nos comentários suas expectativas e dúvidas sobre o saque PIX. E conte sempre com a BLU365 para cuidar da sua saúde financeira! 

Deixe uma Resposta