Pular para o conteúdo principal

Saque-Aniversário é uma opção disponibilizada para trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas com saldo do FGTS. Ao optar por essa sistemática, o trabalhador recebe, anualmente, e sua conta vinculada ao FGTS, uma parte do valor total do saldo da conta. É uma alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho, aquele que é disponibilizado em demissões sem justa causa.

Entenda o que é o Saque-Aniversário, a diferença entre ele e o Saque Rescisão, além de solucionar outras dúvidas sobre o tema.

Saque-Aniversário e Saque Rescisão: qual a diferença?

De acordo com a  Lei nº 13.932/2019, o trabalhador brasileiro em regime CLT tem duas opções referentes aos saques da conta do FGTS: o Saque-Aniversário e o Saque Rescisão. Entenda as diferenças entre as duas sistemáticas:

  • Saque-Aniversário: sistemática que permite a retirada de uma parte do saldo FGTS, anualmente, no mês de aniversário do trabalhador. Ao optar por essa sistemática, o trabalhador também pode antecipar o Saque-Aniversário mediante a contratação de instituições financeiras, como veremos a seguir.
  • Saque Rescisão: já o Saque Rescisão é uma opção para quando o trabalhador é demitido sem justa causa, momento em que poderá sacar integralmente o valor do saldo FGTS, incluindo a multa rescisória.

Todos os trabalhadores são incluídos automaticamente na sistemática Saque Rescisão, sendo necessário alterar por meio dos canais de atendimento da Caixa, caso desejem transferir para Saque-Aniversário.

Recebimento do Saque-Aniversário interfere no saque emergencial da pandemia?

O Saque Emergencial do FGTS foi uma medida adotada durante a pandemia causada pela Covid-19 e permitiu que contas ativas e inativas tivessem acesso ao valor de até R$1.045,00 por trabalhador.

O Saque-Aniversário não interfere no Saque Emergencial, desde que haja saldo disponível para realizar a operação. Você pode consultar o seu saldo pelo site ou app FGTS.

Vantagens do Saque-Aniversário

Optar pela sistemática do Saque-Aniversário pode ter diversas vantagens para o trabalhador, que passa a ter acesso ao seu dinheiro anualmente, para quitar dívidas, aliviar seu orçamento e trazer alívio para um momento de sufoco financeiro. Entenda as vantagens:

  • Pode sacar todo o ano, diferente do Saque Rescisão, que é disponibilizado apenas em demissões sem justa causa;
  • Saque do percentual do saldo FGTS + parcela adicional;
  • Possibilidade de antecipar o saque em até 10 vezes, mediante a contratação de instituições financeiras;
  • Antecipação com juros baixos;
  • Pode retornar ao Saque Rescisão após o pagamento total da antecipação do Saque-Aniversário;
  • Seu saldo FGTS permanece intacto, esse dinheiro é seu por direito, você só se esquece que tem ele.

Antecipação do Saque-Aniversário

Agora que você já sabe o que é o Saque-Aniversário e suas vantagens, entenda como é possível realizar a antecipação do benefício. De acordo com a Caixa, a antecipação pode ser feita em até três parcelas do Saque-Aniversário, que originalmente o trabalhador teria acesso, anualmente, no mês do seu aniversário.

Nesta modalidade é possível antecipar o valor do Saque-Aniversário em situações emergenciais, com juros baixos e sem correr o risco de contrair dívidas. Isso porque o pagamento acontece com o valor disponibilizado pelo Saque-Aniversário, na mesma data prevista para o pagamento da parcela anual, no mês do seu aniversário. Ou seja, você antecipa um dinheiro que é seu, sem comprometer a sua renda mensal.

Ampliamos a antecipação do Saque-Aniversário

Pela Caixa, é possível antecipar até três Saques-Aniversário, mas com A Conta Fecha você pode antecipar até 10 vezes. Sem avaliação de risco de crédito, de forma totalmente online e com juros de 2,04% ao mês, você traz mais tranquilidade para seu momento de sufoco financeiro.

Como optar pelo Saque-Aniversário?

Para optar pelo Saque-Aniversário é bem simples. Veja o passo a passo:

  1. Primeiro, vá ao site da Caixa e acesse a sua conta. Você também pode acessar pelo app FGTS ou ir até uma agência da Caixa;
  2. Depois, vá em “Meu FGTS” e acesse a aba “Saque-Aniversário”;
  3. Então, leia os termos e condições da sistemática e clique em “Aderir ao Saque-Aniversário”.

Com a sistemática Saque-Aniversário selecionada, você já pode ampliar a antecipação do benefício em até 10 Saques-Aniversário.