Explicando o FGTS: é seu, mas você se esqueceu que tem

0
1091

Imagine o seguinte cenário: você acaba de colocar a mão no bolso e encontra uma nota de R$50. Esse dinheiro é seu, mas você se esqueceu que tinha e recebeu uma bela surpresa ao encontrá-lo. O “dinheiro invisíveldo FGTS é exatamente assim, um dinheiro que é seu por direito, que você às vezes se esquece que tem e que pode ser utilizado em períodos emergenciais.

Então, entenda o que é o benefício e como ele pode te ajudar a buscar o balde chutado no fim do ano.

FGTS: o que é

FGTS é a sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, um direito de todo trabalhador registrado em regime CLT. O FGTS foi criado para proteger o trabalhador que é demitido sem justa causa, mas pode ser antecipado em alguns casos, conforme explicaremos a seguir.

No início de todo mês, é obrigação dos empregadores o depósito do FGTS do funcionário. O depósito é feito em contas abertas na Caixa, no nome do empregado. Quanto ao valor, varia de acordo com cada salário, corresponde a 8% do valor do salário.

Além de ser disponibilizado em caso de demissões sem justa causa, o valor total ou parte do FGTS pode ser sacado pelo trabalhador em caso de doenças graves, na compra da casa própria ou durante a aposentadoria.

O saldo da conta vinculada ao FGTS é a soma dos depósitos feitos mensalmente pelo empregador, com o acréscimo de juros e atualização monetária. Todo trabalhador com carteira assinada tem direito ao benefício, desde 05/10/1988, data em que o depósito passou a ser obrigatório aos empregadores. O valor do depósito não é descontado do salário do funcionário, é uma obrigação da empresa.

Quando é possível antecipar o FGTS?

Além das situações citadas em que é possível sacar o FGTS, o Saque-Aniversário é uma opção para o trabalhador sair do sufoco. Toda pessoa que já trabalhou ou ainda trabalha em regime CLT, com conta ativa ou inativa, tem direito ao benefício, desde que tenha selecionado a modalidade Saque-Aniversário nos canais de atendimento da Caixa.

FGTS pode ser utilizado em períodos emergenciais

O fim de ano é marcado pelas comemorações do período, férias e descanso, mas em muitos casos, acabamos chutando o balde nas finanças. O décimo terceiro chega e com ele, gastos exagerados podem acontecer. O problema é que a conta sempre chega e começar o ano no vermelho é mais comum do que imaginamos.

Soma-se o exagero nos gastos com as contas extras de janeiro (IPVA, IPTU, matrículas, entre outras) e assim temos a receita para dívidas e muito sufoco financeiro. Então, se você chutou o seu balde para bem longe no ano passado, é possível buscar com a ajuda da antecipação do Saque-Aniversário.

Saque-Aniversário: um dinheiro invisível que é seu por direito

O Saque-Aniversário é um benefício que permite a retirada anual de parte do saldo da conta vinculada ao FGTS, no mês de aniversário do funcionário. Para receber o benefício é preciso acessar o site da Caixa, baixar o App FGTS ou comparecer à uma agência da Caixa. É preciso migrar a sistemática de Saque-Rescisão para Saque-Aniversário.

Seu dinheiro invisível, aquele que você se esquece, mas é seu por direito, pode ser uma surpresa ainda melhor. A seguir, te explicamos como você pode ter acesso ao saque sem esperar pelo mês de aniversário.

Te ajudamos a buscar o seu balde

O Saque-Aniversário é um benefício que te ajuda a sair do sufoco e alivia as finanças, mas esperar pelo mês do aniversário demora bastante, não é mesmo? É por isso que A Conta Fecha e a BLU365 te ajudam a buscar o seu balde com mais rapidez. Antecipamos o Saque-Aniversário em até 10 saques.

Esse valor é disponibilizado anualmente na sua conta de qualquer forma, o que fazemos é apenas antecipar o seu acesso a este valor, para aliviar as contas de começo de ano e quitar os débitos causados pelos gastos de final de ano. Veja as vantagens:

  • Processo 100% digital, sem precisar ir ao banco e pega filas;
  • Dinheiro na sua conta em até 48h;
  • Taxas de juros baixas: 1,99% ao mês, bem menor do que outras taxas do mercado, como cartão de crédito, cheque especial e empréstimo pessoal;
  •  Um dinheiro que é seu por direito: o valor está na sua conta, apenas antecipamos o seu saque;
  • Conta do FGTS continua intacta: o valor descontado é apenas de 10 Saques-Aniversário, ano a ano.

Buscar o seu balde pode ser mais simples do que você imagina.