Pular para o conteúdo principal

Quem possui dívidas ou já esteve inadimplente em algum momento, provavelmente já se deparou com uma recuperadora de crédito. Se esse é o seu caso, provavelmente você já se perguntou o que são essas empresas, o que elas fazem e qual a relação com a empresa para a qual você realmente deve.

Por isso, é importante entender o que são as recuperadoras de crédito e quais vantagens elas podem oferecer, afinal, essas empresas são parceiras oficiais que trabalham justamente com a recuperação de dívidas. Com essa parceria, as recuperadoras de crédito buscam beneficiar os dois lados: a empresa, que deseja receber e o client inadimplente, que conta com condições especiais de pagamento.

Por isso, a BLU elaborou este artigo para explicar o que é uma recuperadoras de crédito, como funciona e as principais dúvidas respondidas. Continue conosco e saiba mais!

O que é uma recuperadora de crédito?

Uma recuperadora de crédito é uma empresa especializada em reaver pagamentos pendentes, facilitando o processo de cobrança para as empresas. Para conquistar esse objetivo, a atuação das recuperadoras de crédito se dá por meio da apresentação de condições favoráveis de pagamento aos consumidores inadimplentes, a partir de descontos e mais tempo para pagar, como é o caso do parcelamento de dívida.

As recuperadoras de crédito compram as dívidas das empresas e então passam a ser responsáveis por elas, oferecendo um caminho acessível aos clientes devedores. Dessa forma, essas empresas também se tornam responsáveis pela cobrança e comunicação com os clientes. Todo o processo de renegociação é feito entre essas duas partes, sem o intermédio da empresa para a qual o cliente devia, originalmente.

Por fim, completado o processo de renegociação, a recuperadora de crédito é responsável por passar os dados do acordo do cliente para a empresa, para que seu nome seja removido dos órgãos de proteção ao crédito. Em outras palavras, é assim que o nome do cliente volta a ficar limpo.

Por que as empresas vendem as dívidas?

As consequências das dívidas são amplamente conhecidas pelos consumidores inadimplentes, que passam a ter restrições no CPF e têm seu poder de compra reduzido. Além disso, os juros e taxas se acumulam com o tempo, o que compromete ainda mais a saúde financeira do endividado.

Por outro lado, as dívidas também são danosas às empresas. Isso porque não receber faz com que seu caixa seja comprometido, afetando o operacional, estoque e outros processos das empresas. É por isso que as empresas temem ter clientes inadimplentes.

O processo de cobranças das dívidas pode ser longo e exaustivo, o que consome recursos da empresa, especialmente os financeiros. Em outras palavras, custa caro cobrar os clientes inadimplentes e as empresas podem se prejudicar nesse processo. Por esse motivo, as grandes empresas preferem vender suas dívidas e ter mais tranquilidade para reaver os débitos dos clientes.

Quais as vantagens em negociar com uma recuperadora de crédito?

Se esse processo é vantajoso para as empresas, que podem economizar tempo e dinheiro, para os clientes é igualmente benéfico. Isso porque as recuperadoras de crédito são especializadas em condições especiais de pagamento. Ao fechar um acordo é possível quitar suas dívidas com descontos incríveis, escolher a data de vencimento das parcelas, além de ter mais tempo para pagar.

Recuperadoras de crédito são confiáveis?

Sim, elas são confiáveis! Afinal, as recuperadoras de crédito são parceiras oficiais das empresas. Elas são uma ponte entre o cliente devedor e a empresa que deseja reaver o valor devido pelos consumidores inadimplentes.

Como saber se a recuperadora de crédito é confiável?

Sabemos que à primeira vista, ao receber uma cobrança de uma empresa que você nunca ouviu falar, a desconfiança é natural. Mas é muito simples saber se uma recuperadora é confiável: basta entrar em contato com a empresa na qual você tem uma conta pendente e perguntar sobre a recuperadora de crédito. Feito isso, suas dúvidas são esclarecidas e você pode contar com as facilidades para renegociar.

E então, deseja quitar suas dívidas com condições especiais e até 99% de desconto? Acesse o site da BLU e confira os acordos disponíveis para você!