Pular para o conteúdo principal

Assim como outras ferramentas, o cartão de crédito adicional pode ser utilizado para facilitar a gestão das próprias finanças. Isso porque ele permite que você empreste ou dê dinheiro aos membros da sua família com muita facilidade e sem burocracias. Mas será que vale a pena ter um?

É uma vantagem para pais e mães que desejam oferecer crédito aos seus filhos, por exemplo. Afinal, o cartão de crédito adicional possui o nome de quem irá utilizá-lo, além de ter uma senha própria. Contudo, os gastos, o limite e a fatura ficam por conta do titular, o que permite acompanhar de perto as movimentações.

Continue a leitura para entender o que é, como funciona e se vale a pena ter um.

O que é cartão de crédito adicional?

O cartão de crédito adicional é solicitado pelo titular de uma conta e está conectado ao limite do atual cartão. Ou seja, é um novo cartão, que pode constar o nome dos seus dependentes, mas que possui o limite compartilhado com o cartão do titular. É um cartão que está vinculado também ao CPF do proprietário da conta.

É uma boa opção para quem deseja oferecer um cartão de crédito a seus familiares e controlar de perto as finanças, por exemplo, para os filhos. Também é uma opção de crédito para amigos ou familiares que estão negativados e que não conseguem ter um cartão de crédito por esse motivo.

Como podemos observar, é uma ferramenta interessante para gerenciar as finanças domésticas e que pode, inclusive, ser uma boa oportunidade para ensinar educação financeira para seus filhos.

Como funciona o limite do cartão adicional?

O cartão de crédito adicional está atrelado à conta do titular. Por esse motivo, o limite é compartilhado, independente da quantidade de cartões. Portanto, se você possui um limite de R$3.000,00, esse também será o limite dos outros cartões, todos compartilhando o mesmo limite.

Também é possível que o titular defina um limite para o cartão adicional. Para isso, basta contactar o banco ou instituição financeira pelos canais oficiais e solicitar o limite desejado, sempre dentro do limite principal.

E a fatura?

Por estarem conectados, todos os gastos se concentram na mesma fatura. Assim, a fatura continua sendo uma só, independente da quantidade de cartões. Por meio da fatura é possível identificar com qual cartão foi realizada cada uma das compras. Vale lembrar que a fatura é de responsabilidade do titular, visto que esse cartão pertence à sua conta.

Quais são as vantagens do cartão de crédito adicional?

O cartão adicional oferece uma série de vantagens, especialmente quando se trata de conceder crédito aos dependentes menores de idade. Confira:

  • Mais praticidade durante as compras: portadores dos cartões adicionais podem realizar compras sem a presença do titular, já que o cartão está em seu nome;
  • Centralização das despesas: a fatura do cartão do titular e dos cartões adicionais é uma só, ou seja, o pagamento é realizado em conjunto, sem burocracias e sem perder prazos de vencimento;
  • Crédito para menores de idade: é uma forma descomplicada de pagar a mesada dos filhos e ainda ensinar sobre educação financeira. Dessa forma, os adolescentes aprendem a lidar com suas despesas já nessa fase da vida;
  • Controle total das despesas: os cartões compartilham o mesmo limite e continuam sendo responsabilidade do titular. Por esse motivo, todas as movimentações podem ser acessadas pelo app do titular, que pode controlar as despesas de perto. O fato é que essa modalidade de pagamento está entre as mais utilizadas no Brasil, justamente pela sua praticidade e controle nas finanças.

Afinal, vale a pena ter um cartão de crédito adicional?

Como vimos, o cartão de crédito adicional apresenta uma série de vantagens, especialmente para o controle financeiro dos dependentes. Porém, é válido ponderar se a ferramenta é realmente útil. Se os seus filhos já possuem os próprios cartões de crédito, ele pode não ter utilidade para a sua família.

Outra questão é em relação à liberdade que um cartão de crédito oferece. Antes de oferecer a ferramenta aos seus filhos, converse sobre o limite dos gastos, explicando que há um limite máximo para o uso. O excesso de liberdade pode comprometer as finanças da sua família, quando não há uma definição de limite.

Portanto, esse cartão deve vir em um momento em que as famílias acreditam que os filhos já estão preparados para essa responsabilidade. Em todo caso, também é possível definir um limite baixo para o cartão e adequado às necessidades dos dependentes.

+ Leia também: 8 dicas para aumentar o limite do cartão de crédito