Pular para o conteúdo principal

O Pix revolucionou a maneira como os brasileiros fazem e recebem transferências bancárias. Em 2024, de acordo com o Banco Central, a revolução será ainda maior com o Pix automático.

A novidade que será disponibilizada no primeiro semestre de 2024 irá permitir que os pagamentos sejam feitos automaticamente, ou seja, sem que o usuário precise autenticar cada transação. A expectativa é, portanto, que o método traga ainda mais praticidade. Assim, o Pix automático será disponibilizado para todas as empresas, de diferentes segmentos e portes.

Neste post, explicamos o que é o Pix automático e o que já se sabe sobre ele. Esclarecemos também os rumores sobre o fim do Pix em 2024. Boa leitura!

O que é o Pix automático?

O Pix automático é um tipo de débito automático, ou seja, será possível realizar pagamentos de forma programada (desde que autorizados previamente) e pagar via Pix. Assim como as contas de luz, água, condomínio e outras que são cadastradas no débito automático, será possível pagar também via Pix. Ou seja, não será preciso realizar o pagamento de forma manual, como acontece hoje.

Assim como o Pix é gratuito, a versão automática continuará sendo um recurso gratuito para as pessoas físicas e MEI (microempreendedor individual). Contudo, para as empresas que desejarem oferecer o Pix automático, haverá taxa. Ainda não há nenhuma taxa divulgada pelo Banco Central, mas a expectativa é que cada banco ou instituição financeira tenha a liberdade de estabelecer valores a cobrar de seus clientes.

O Pix automático trará uma série de possibilidades e funcionalidade, por exemplo, estabelecer um limite máximo para a transação e cancelamento, caso necessário.

Como o Pix automático irá funcionar?

Conforme as informações fornecidas pelo Banco Central, quando o Pix automático se tornar uma realidade, as empresas terão a flexibilidade de adotar essa nova modalidade de pagamento de várias maneiras.

Uma opção, mais direcionada para transações presenciais, envolve o cliente assinar um contrato com o prestador de serviços, expressando o desejo de utilizar o Pix automático e fornecendo seus dados bancários. A partir desse ponto, o cliente receberá uma notificação no aplicativo de seu banco, solicitando a confirmação da autorização.

Outra alternativa será realizar essa confirmação por meio da leitura de um QR Code, utilizando o método de Pix Copia e Cola ou através do iniciador de pagamento, de acordo com as especificações no âmbito do Open Finance.

A premissa é que cada empresa descubra a abordagem que melhor se adapte aos seus processos internos e ao seu público-alvo, tendo a liberdade de implementá-la de acordo com suas necessidades cotidianas.

Vai acabar o Pix em 2024?

Não, o Pix não irá acabar em 2024. Na verdade, com a popularização do Pix, a transação bancária que morre é o DOC. O termo DOC é a abreviação de Documento de Ordem de Crédito, uma modalidade de transferência entre instituições bancárias que foi instituída em 1985. Porém, desde 2020, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o interesse por DOC vem caindo.

Ainda de acordo com a Febraban, o calendário para o encerramento no processamento de DOC é o seguinte:

  • 15 de janeiro de 2024, às 22h: prazo final para realizar ou agendar transações de DOCs;
  • 29 de fevereiro de 2024: prazo final para o envio de DOCs agendados.
  • 29 de fevereiro de 2024: finalização das operações envolvendo DOCs.

Qual a previsão de lançamento do Pix automático?

Por enquanto, ainda não é possível usar o Pix automático, mas já há um calendário para se preparar para a novidade. De acordo com as informações do Banco Central, a previsão é que seja disponibilizado para o público em abril de 2024. Veja o cronograma:

cronograma Pix automático
Imagem: Banco Central

Quem poderá usar o Pix automático?

O Pix automático poderá ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas que possuam os seguintes tipos de conta:

  • Conta corrente;
  • Conta poupança;
  • Contas de pagamento em carteiras digitais do tipo pré-paga que estejam habilitadas a utilizar o Pix.

Leia também: Pix: Brasil Se Torna O 4º País Que Mais Utilizou Transações Em Tempo Real