Pular para o conteúdo principal

O Natal está chegando e muitas pessoas já estão percebendo o quanto o bolso sofre nesse período. Presentes, gastos com a ceia e possíveis viagens nesse período podem comprometer seu orçamento. Mas você pode passar por esse período com calma e tranquilidade se houver planejamento. 

Por isso, confira as 13 principais dicas para gastar pouco nesse fim de ano e manter sua saúde financeira.

Como economizar com os presentes?

Vamos começar pelos presentes, talvez seja o item em que mais acontecem gastos mal planejados. Por isso, atente-se às dicas.

  1. Defina seu orçamento: para definir seu orçamento, pense no valor que você tem disponível para gastos extras e que não irá comprometer o seu bolso. Ao definir um valor máximo para gastar é possível distribuir melhor o valor entre os presentes e não gastar em excesso.
  1. Liste quem vai presentear: além de economizar essa dica também te ajuda a não esquecer ninguém. Para definir quem vai presentear pense no seu orçamento disponível e também em quem é prioridade. Além disso, definir quem você vai presentear te ajuda a distribuir melhor o valor dos presentes.
  1. Liste o que pretende comprar para presentear: planeje com antecedência para poder prever os gastos e pesquisar os preços.
  1. Pesquise preços: se for comprar pela internet, utilize os sites Submarino ou Zoom para comparar os preços e economizar. Se optar por compras presenciais, disponibilize tempo hábil para andar e pesquisar entre as lojas. 
  1. Evite shoppings: os shoppings são grandes atrativos para essa época do ano. Lá você provavelmente vai acabar gastando mais do que planejou, já que existem muitas promoções, grande variedade de lojas, entre outros estímulos ao consumo exagerado. Por isso, prefira outras opções como lojas pequenas, artesãos locais ou lojas online.
  1. Se possível, deixe as crianças em casa: as crianças ainda não sabem muito sobre economia e podem desestabilizar o seu planejamento. O que gera frustração nelas e culpa por não poder comprar o que elas desejam. Além disso, você vai se cansar muito rápido e ficará difícil visitar várias lojas para comparar os preços. Se não for possível sair sem as crianças, considere comprar pela internet.

Consulte seu CPF e veja as ofertas disponíveis para você negociar na BLU!

consulte seu cpf gratis

Como economizar na ceia?

A ceia de Natal também pode sair bem pesada para o bolso se não houver planejamento. Por isso, confira algumas sugestões para economizar neste item:

  1. Defina o cardápio detalhadamente: defina quantas pessoas comparecerão à sua ceia, se for preciso pergunte sobre restrições alimentares dos convidados para planejar o cardápio. Depois, faça uma lista de compras detalhada com quantidades e tudo que precisar.
  1. Compre itens nacionais e regionais: comprar itens importados não é uma boa ideia se o orçamento estiver curto. O valor do dólar está bem alto e por isso, os itens importados também. Prefira comprar as frutas e verduras da estação e se possível, evitar os produtos industrializados de valor elevado. Cozinhar em casa é a melhor opção para economizar.
  1. Não deixe para comprar os itens na véspera: além de encontrar o mercado lotado, você pode correr o risco de não encontrar o que precisa e precisar substituir por itens mais caros. Portanto, compre com a maior antecedência possível.

Como economizar em viagens no Natal?

Para quem decidiu viajar neste período, também é possível economizar. Atente-se às seguintes dicas:

  1. Escolha destinos alternativos: para quem deseja economizar, nada de escolher destinos super badalados. Escolher locais menos visitados garante economia e também segurança por não ter aglomerações.
  1. Evite comer fora: escolha uma estadia em que seja possível cozinhar ou que ofereça as refeições inclusas no valor da diária. Assim você evita grandes gastos com a alimentação.
  1. Planeje um orçamento diário: para evitar surpresas desagradáveis ao orçamento do fim da viagem, planeje o quanto vai gastar por dia. Assim fica mais fácil observar e não gastar além do que é possível nesse momento.
  1. Atenção na hora de arrumar as malas: para isso, planeje bem tudo que vai levar para não ter que comprar na viagem. Liste os itens primordiais para não ter esse gasto extra. Se for viajar de avião, cuidado com o excesso de bagagem. 

Com economia é possível ter um Natal com paz e tranquilidade, aproveitando ao lado das pessoas que você ama. Siga as dicas e garanta um fim de ano com saúde financeira. E conte sempre com a BLU365 para cuidar da sua saúde financeira!