Pular para o conteúdo principal

Fim de ano é época de uma das datas comemorativas mais aguardadas, o Natal. É um período de união, confraternização e fechamento do ano. Nesse momento costumamos estar perto da família e outras pessoas queridas e também começamos a refletir sobre as metas para o próximo ano. 

No entanto, nesse momento também surgem muitos gastos, que se não forem planejados podem sair do controle e causar danos à sua saúde financeira. Por isso, confira 8 dicas para economizar e ter um feliz Natal!

1. Estabeleça um orçamento

Você sabe quanto quer gastar? Se não, estabeleça já um orçamento. Tendo um valor máximo para gastar é mais fácil não perder o controle das finanças e se endividar. Por isso, saiba quanto você tem disponível e só depois vá para a lista de presentes e outros gastos.

Uma boa maneira de definir o seu orçamento é a partir da regra 50 15 35. Acesse o post e confira como você pode se planejar dessa forma. 

2. Faça uma lista de presentes

Estabelecido o orçamento chegou a hora de definir quem você vai presentear e com o que. Distribua o valor do orçamento entre os presenteados e defina o valor por pessoa. Depois, escolha opções que cabem nesses valores. 

3. Pesquise preços

Pode parecer que não, mas o mesmo item pode ter preços diversos em diferentes lojas ou sites. Pensando na praticidade e também na situação de pandemia, é melhor evitar fazer compras em lojas físicas neste ano. Portanto, pesquise nos seus sites preferidos e compare os preços. Os sites Submarino e Zoom podem te ajudar a comparar os valores e economizar.

4. Compre os presentes com antecedência

Deixar para comprar na semana do Natal nunca é uma boa ideia. Os preços sobem, os produtos se esgotam e você acaba fugindo do planejamento por estar sob pressão. Além disso, se tiver que comprar em lojas físicas ainda corre o risco de se expor a grandes aglomerações. Por isso, com antecedência e calma suas compras serão uma experiência muito melhor.

5. Presenteie com itens de quem faz

Também é possível economizar nos presentes comprando itens artesanais. Certamente na sua cidade existem artesãos que vendem presentes ideais para o Natal. Assim, você também ajuda a economia local circular nesse período. Além disso, a pessoa presenteada com certeza vai gostar de receber um presente único e artesanal!

Consulte seu CPF grátis e veja os descontos disponíveis para você negociar!

consulte seu cpf gratis

6. Cuidado com o cartão de crédito

Uma forma muito comum de se endividar é quando se entende que o limite do cartão de crédito é uma renda extra. Comprar no crédito é ideal para quem junta milhas ou então para parcelar algo que não é possível comprar à vista. No entanto, certifique-se de que o valor da fatura vai caber no seu orçamento mensal no futuro.

7. Faça compras à vista

Se for possível e se tiver desconto, faça suas compras à vista. Uma boa forma de economizar é utilizar parte do seu décimo terceiro para as compras de Natal. Não tenha vergonha de perguntar se o pagamento à vista possui descontos, pois assim é possível economizar bastante.

8. Economize na ceia e na decoração de Natal

Os detalhes fazem muita diferença nas finanças. Por exemplo, se você gosta de decorar a casa para o Natal, reaproveite as dos anos anteriores ao invés de comprar novas. E cuide desses itens para que durem bastante tempo, cuidado com o armazenamento dos mesmos. Para a ceia, escolha frutas nacionais e regionais da estação, pois apresentam um valor bem mais em conta.

Além disso, é possível combinar com a família para que cada pessoa leve um prato, assim não pesa para ninguém. Outra opção a ser considerada é uma ceia com um número pequeno de pessoas devido ao covid-19.

A equipe BLU365 deseja um Feliz Natal com economia e segurança!