Pular para o conteúdo principal

A economia brasileira e mundial vem passando por uma série de mudanças no decorrer deste ano. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), a economia da América Latina segue a tendência de declínio iniciada no ano passado. Neste sentido, conheça as mudanças que a economia teve no decorrer do ano e como se preparar para elas.

Declínio da economia na América Latina

Recentemente, o índice da economia na América Latina caiu de 67,3 para 54,7. Isso significa que este recuou 12,6 pontos. Este índice é baseado em dois indicadores: o IE (Indicador das Expectativas) e o ISA (Indicador de Situação Atual). Estes dois indicadores caíram durante o ano. O primeiro recuou 21,7 pontos, chegando a 65,5 pontos. Já o ISA teve queda de 4,5 pontos, passando para 43,3.

Todos esses indicadores despertam sinais de alerta e indicam que os especialistas preveem uma maior desacelaração econômica, pelo menos nos próximos meses. E isso vale para todos os países da América Latina.

Oscilações afetam países do mundo todo

Essas oscilações afetam todos os países, afinal, vivemos em mundo globalizado. Dessa forma, são necessários planejamentos de curto prazo, para que empresas e mesmo consumidores não sejam pegos de surpresa. O orçamento deve ser pensado para prazos menores do que em outros cenários.

A importância do planejamento de curto prazo

O planejamento financeiro de longo prazo continua sendo muito importante. Porém, em um cenário de constantes oscilações financeiras, é preciso que empresas e consumidores passem a ter um planejamento de curto prazo.

O cenário de mudanças econômicas não é algo recente e observando a história da economia podemos notar que há muitos períodos de instabilidade econômica ao longo das décadas. As forças macroeconômicas tendem a continuar agindo, trazendo uma série de oscilações como altas na inflação, aumento do dólar, que causa oscilações no valor do petróleo, entre outras mudanças expressivas para o mundo como um todo.

A gestão das finanças deve ser revisada há cada 3 meses

Muitas pessoas e empresas costumam ter um planejamento financeiro para o período de um ano. É bastante comum que o início do ano seja um período para que pessoas e gestores revisem seu orçamento, prioridades financeiras, entre outros aspectos, sempre de maneira anual.

Contudo, de acordo com os economistas, em cenários de instabilidade e mudanças na economia, o ideal é que a gestão financeira ocorra de forma mais curta.

Assim, quando pensamos em cenários nos quais há a existência de uma guerra de grandes dimensões, além das consequências da pandemia, é preciso que a revisão financeira ocorra pelo menos a cada três meses.

Esteja de olho em índices importantes

Por mais que no momento os governos e demais instituições tenham condições de apurar índices e determinar que vivemos um período de instabilidade, há muitos casos em que não é possível prever oscilações na economia. É exatamente por isso que planejamentos mais curtos são mais interessantes para avaliar suas finanças, fazer cortes necessários e definir novas estratégias perante novas realidades econômicas.

Assim, ao fazer o seu planejamento, é sempre importante consultar a trajetória da inflação, conhecer informações sobre o PIB brasileiro, curva de juros, IPCA, além de conferir a taxa Selic, que é a taxa de juros básica do mercado financeiro brasileiro.

A importância de quitar suas dívidas

Em cenários de instabilidade, muitas pessoas endividadas acabam deixando para depois as suas dívidas, por pensarem que a situação pode melhorar mais pra frente. No entanto, muitas vezes, é difícil prever como a situação vai estar nos próximos meses. É por isso que o planejamento de curto prazo também é interessante para quitar seus débitos.

Neste caso, quanto antes você se planeja para quitar as dívidas, mais pode ter certeza de que está fazendo bom negócio. Afinal, a oferta que está disponível hoje para você, em um cenário de instabilidade, tende a mudar nos próximos três meses. A velocidade das oscilações é grande no momento.

Por isso, entre em contato com a BLU365 e veja os acordos disponíveis para você ainda hoje!