Pular para o conteúdo principal

Organizar suas finanças, estudos, tarefas no trabalho e até mesmo a rotina parece mais complicado do que parece. Certamente em algum momento da sua vida você já se deu conta que é difícil conquistar a organização sem uma ferramenta para isso. O mapa mental é justamente uma estratégia que permite auxiliar o seu cérebro a interpretar melhor seus objetivos, baseando-se em palavras, cores, conceitos e imagens.

Em outras palavras, o mapa mental serve para simplificar o entendimento dos seus objetivos, tornando-os mais visuais e até mesmo ajudando a priorizar suas ações. A técnica é muito simples e pode ser feita tanto com o auxílio de aplicativos, como à mão. O resultado final é um painel visual claro, objetivo e eficiente, um lembrete para a sua mente no dia a dia.

O mapa mental pode ser utilizado com diversas finalidades, sempre que se deseja cumprir um objetivo, como estudar um determinado assunto, organizar a rotina e, claro, colocar as finanças em ordem. Por isso, essa estratégia pode te ajudar no seu planejamento financeiro. Continue conosco e entenda mais sobre a técnica!

O que é um mapa mental?

O mapa mental é uma técnica criada pelo psicólogo Tony Buzan. O método foi desenvolvido com o objetivo de potencializar a capacidade mental de armazenamento de conceitos e conhecimento. Com isso, a estratégia auxilia na memorização, raciocínio lógico e tomadas de decisão mais assertivas. Buzan apresentou esse termo pela primeira vez em uma série da BBC em 1974, episódio que está disponível no YouTube.

Buzan explica que a técnica consiste em, a partir de um conceito ou tema central, ramificar outros temas, termos e ideias sucintas. O psicólogo afirma, ainda, que o método foi inspirado na época renascentista, especialmente em Leonardo Da Vinci, que organizava e distribuia seu conhecimento de maneira bastante similar aos atuais mapas mentais.

Hoje, os mapas mentais são ferramentas que permitem visualizar o todo de uma situação. Por esse motivo, apesar de serem bastante utilizados nos estudos, também são válidos para organizar as finanças. Justamente porque permitem uma visualização clara da situação financeira, com despesas a pagar, datas e demais elementos.

Quais são os benefícios para as finanças?

Apenas pensar em organizar as finanças é algo um tanto quanto abstrato. Sem observar quais são as suas despesas mensais, objetivos de curto, médio ou longo prazo e suas fontes de renda pode ser mais complicado atingir suas metas. Na organização financeira, o mapa mental é um lembrete visual de memorização dos seus objetivos e de ações necessárias para concretizá-los. Veja os benefícios:

  • É um apoio visual para sua organização: permite visualizar seus objetivos, despesas mensais e renda mensal;
  • Estrutura e ordena seus pensamentos: você pode deixar seu mapa mental visível no escritório ou outro local, para que seus pensamentos se mantenham estruturados e organizados em relação às finanças;
  • Ajuda na compreensão e solução de problemas: com tudo organizado fica mais fácil resolver problemas relacionados à gestão da sua renda mensal;
  • Centralização de informações: é uma maneira de reunir todos os dados sobre suas finanças em um só lugar, de maneira bastante visual e simples;
  • Otimização do seu tempo: por fim, o mapa mental colabora com sua organização financeira por ajudar a gerenciar o seu tempo. Assim, se você deseja desenvolver um novo projeto para conseguir renda extra, por exemplo, o mapa mental pode te ajudar a encaixar as atividades na rotina.

Exemplos de mapa mental

Como dito até aqui, o mapa mental é uma ferramenta bastante visual. Portanto, sem exemplos pode ficar difícil visualizar como funciona na prática. A seguir, confira alguns modelos para se inspirar e fazer o seu.

mapa mental financeiro exemplo 1
Exemplo de mapa mental sobre investimentos

mapa mental financeiro

mapa mental financeiro exemplo 3
Exemplo de como personalizar seu mapa mental financeiro

Como vimos, os mapas mentais podem ser feitos de acordo com o que você deseja organizar nas suas finanças. Podem ser elaborados para organizar investimentos, para quitar dívidas, montar a reserva de emergência, organizar uma viagem, entre outros objetivos.

Como montar um mapa mental?

Uma das maiores vantagens em usar mapas mentais é que eles permitem a personalização. Por mais que sigam uma estrutura parecida, eles permitem organizar ou memorizar qualquer tema. Veja o que não pode faltar no seu:

  • Termos ou palavras em destaque: todo mapa mental possui um termo central. Por isso, destaque essa palavra. Destaque também outros termos que são complementares, sempre com tamanhos superiores e cores diferentes;
  • Ramificações: um tema central é ramificado em outros temas em um mapa mental. Essa etapa permite relacionar diferentes temas;
  • Ilustração: use ícones ou ilustrações que permitam visualizar ainda melhor a sua ideia;
  • Cores: as cores também ajudam a dar destaque e agrupar ideias semelhantes em blocos;
  • Criatividade: por fim, não se prenda em modelos prontos. Use a criatividade para relacionar ideias e tornar seu mapa mental funcional para a sua rotina.

A organização é um dos pilares para retomar sua saúde financeira. Conte com a BLU365 para te ajudar neste processo! Acesse nosso site e saiba como renegociar suas dívidas com descontos e outras condições especiais.

Leia também: 5 dicas para quitar as dívidas sem criar mais prejuízos