Pular para o conteúdo principal

Os últimos dois anos foram repletos de desafios para os brasileiros, especialmente no bolso. Afinal, complicações geradas pela pandemia, cenários de instabilidade econômica, entre outros acontecimentos influenciaram no orçamento de muitas famílias brasileiras, fazendo crescer o índice de inadimplência que bateram um recorde em 2022. Neste cenário, as dicas para quitar as dívidas podem ajudar a sair do sufoco e não criar mais prejuízos.

Então, se você não consegue sair do vermelho de jeito nenhum e não sabe mais o que fazer, a BLU365 está aqui para te ajudar. Confira 5 dicas para quitar as dívidas e voltar a respirar aliviado.

5 dicas para quitar as dívidas e não criar mais prejuízos

A educação financeira é fundamental para quem está endividado. Afinal, ter saúde financeira não significa apenas não ter dívidas, mas também equilibrar ganhos e gastos, fazendo escolhas com sabedoria e administrando bem o próprio dinheiro. Por isso, confira essas 5 dicas que vão te ajudar a sair do vermelho.

1. Reconheça e liste os motivos da dívida

Toda dívida aconteceu por algum motivo. Pode ser que você ou sua família tenha passado por algum imprevisto e o orçamento apertou. Pode ser também que as dívidas tenham atingido as suas finanças porque houveram alguns descontroles financeiros. De qualquer maneira, as dívidas indicam que a receita não foi o suficiente para as despesas.

Por isso, a primeira etapa é refletir sobre os motivos dessas dívidas. Neste motivo, reflita se dívida aconteceu por uma situação pontual, como um imprevisto ou se ela vem de uma situação já generalizada. No caso de constantes descontroles financeiros, cabe pensar nesses hábitos e trabalhar para se organizar daqui pra frente. Dessa forma, essa etapa serve para reconhecer a origem das dívidas e ter consciência sobre o problema.

2. Qual o valor total da dívida?

O segundo passo é listar todas as suas dívidas, caso houver mais de uma. Se há apenas uma única dívida, é preciso se atualizar sobre qual o valor devido, já contando com os juros. Nessa etapa, é preciso deixar de lado o medo das dívidas e calcular qual o valor total devido. Sabemos que essa etapa é difícil e muitas pessoas desenvolvem até mesmo uma certa fobia financeira. Mas lembre-se de que é um passo importante para retomar a sua saúde financeira.

Você não precisa enfrentar esse momento sozinho. Comunique a situação aos seus familiares e convide todos para que conheçam o valor devido e, assim, ajudem ativamente a quitar a dívida e melhorar a situação financeira familiar.

3. Quais as dívidas mais caras e com mais juros?

Essa dica vale para as pessoas que possuem mais de uma dívida. É fundamental começar pelas dívidas com valores mais altos ou que possuem juros mais altos, que geram uma verdadeira bola de neve com o passar do tempo. Por isso, se há dívidas com cartões de crédito, cheque especial e outras com altas taxas de juros, comece por elas. Elas devem ser priorizadas no seu planejamento.

4. Renegocie sua dívida com os credores

O credor não é seu inimigo e as dívidas também são um problema para ele. É por isso que existem empresas que fazem a ponte entre o devedor e a empresa credora, com o objetivo de acabar de vez com a dívida, oferecendo uma série de benefícios ao endividado. A BLU365 é uma dessas empresas! Ou seja, somos uma ponte entre você e a empresa credora, facilitando a situação para ambas as partes.

A melhor parte na negociação de dívida é que ela oferece facilidades para os endividados. Ou seja, é possível conseguir um bom desconto, além de mais tempo para pagar. Com a BLU365 você pode parcelar sua dívida e escolher a data de vencimento das parcelas para se adequar ao seu orçamento.

5. Comece a quitar hoje mesmo

O melhor momento para quitar (ou começar a se planejar) é hoje mesmo! Isso porque quanto antes você quita seus débitos, menos juros você paga e mais cedo pode respirar tranquilamente. Afinal, sem restrições de crédito você tem mais liberdade para organizar as suas finanças e passa a ter poder de compra novamente.

Mesmo que você não tenha recursos para pagar à vista, você pode:

  • Organizar seu orçamento para saber quanto pode pagar por mês com as parcelas da dívida;
  • Procurar fontes de renda extra;
  • Listar ganhos e gastos com o objetivo de cortar gastos supérfluos e economizar;
  • Se organizar junto da sua família, para que todos façam a sua parte para quitar as dívidas.

E então, bora limpar o nome? Acesse o site da BLU365, informe seu dados e confira as ofertas disponíveis para você!