Pular para o conteúdo principal

NFT é a sigla para o nome “Non-fungible Token” (“Token não fungível”, em português) e se popularizou no mercado de investimentos das criptomoedas em 2021. Se trata de uma espécie de certificado digital que determina a originalidade e exclusividade de obras e arquivos digitais. O mercado tem crescido e há muito especulação por trás dele no momento. Por isso, a equipe BLU365 te conta o que é NFT e como ganhar dinheiro com isso.

Mas afinal, o que é NFT?

Conforme já dito, NFT é um Token não fungível, portanto, a ideia para entender do que se trata é saber se um bem é ou não fungível. Para exemplificar, podemos pensar nas cédulas de dinheiro e nas obras de arte. Se você tem uma nota de R$50, por exemplo, e então, troca por uma outra, a permuta é equivalente. Ou seja, todas as notas de R$50 possuem o mesmo valor. Já uma obra de arte famosa é única e o seu valor é tão alto justamente por ser algo insubstituível. Assim, se você troca uma obra de arte por outra, o valor das duas não é equivalente. Obras de arte são bens não fungíveis.

Mas para além de ser um bem não fungível, NFT é um Token digital. Ou seja, um gif, arte digital em JPG, vídeos, fotos, mensagens, áudios, entre outros, podem ser leiloados e render milhões. O NFT cria uma espécie de assinatura digital para esse arquivo digital, atribuindo a autoria para quem chegar primeiro. Ou seja, se duas pessoas possuem um mesmo arquivo de meme e uma delas resolve atrela o NFT, ela estabelece uma posse de cópia original do meme.

Assim, se essa pessoa atestou que a sua cópia é a original, há o interesse dos investidores. Colecionadores de obras de arte têm investido cada vez mais no mercado de NFT. Quem possui o arquivo “original”, em meio a tantas cópias, acaba tendo um item original, assim como uma obra de arte único, em meio às réplicas.

Como ganhar dinheiro com NFT?

O mercado de NFT é bastante atrativo, contudo, é preciso se informar sobre os detalhes para ganhar dinheiro com ele, pois não é assim tão simples como parece. O fundamento por trás do NFT é o mesmo das criptomoedas, como o Bitcoin. Antes de mais nada, é preciso escolher o Blockchain que será utilizado para a negociação. Ou seja, a instituição financeira, que opera como as tradicionais, mas para valores em criptomoeda. A mais utilizada é o Ethereum, mas há outras opções como Binance Smart Chain, Flow, Tron, EOS, Polkadot, Cosmos, entre outras.

Além de escolher o Blockchain, também é preciso ter uma carteira compatível, para vender nas plataformas suportadas. Cada uma das opções possui suas próprias regras e é preciso consultá-las. No Ethereum, por exemplo, algumas das carteiras compatíveis são MetaMask, Trust Wallet e Coinbase Wallet. Também é preciso ter pelo menos 50 dólares em ether (ETH), a criptomoeda do Ethereum.

Na sequência, será preciso comercializar a sua obra digital em algum marketplace. Para o Ethereum, os mais conhecidos são o OpenSea, Rarible e Mintable. Todos os arquivos passam por uma validação na plataforma, para saber se já não estão em uso. Ao cadastrar, seu arquivo passa por um processo similar ao mercado de investimentos. Há elevações, quedas e muita especulação. É isso que mantém o mercado ativo e movimentado.

Entenda o crescimento no interesse por NFT

2021 certamente foi o ano em que o NFT passou a ocupar os holofotes. Há dois motivos principais que popularizaram o interesse pelos Tolkens não fungíveis. O primeiro é o leilão da obra Everydays: The First 5000 Days, do artista Mike Winkelmann, conhecido pelo seu nome artístico Beeple. A obra foi leiloada por 69 milhões de dólares. O comprador de uma obra deste tipo ganha acessos aos direitos autorais, de comercialização, além do próprio arquivo digital.

Outro fato que chamou a atenção para o NFT foi a banda Kings Of Leon, que leiloou itens da banda e arrecadou mais de 2 milhões de dólares. Até o primeiro tweet da história entrou no mercado NFT, com lances de mais de 2,5 milhões de dólares.

E você, gostou de conhecer mais sobre NFT? Nos conte nos comentários se deseja faturar com este mercado.

+ Investimentos mais seguros – descubra quais são para começar a investir