Pular para o conteúdo principal

Antes de decidir investir, o investidor precisa saber se essa será uma aplicação segura ou não. Por isso, é importante estar sempre de olho nas notícias e acompanhar investidores que entendem do assunto. Então, conheça os investimentos mais seguros de 2021 e saiba qual o melhor para você.

O que é um investimento seguro?

Quando falamos em investimentos, é importante lembrar que o cenário econômico está constantemente se modificando e portanto, um investimento que era considerado seguro em um determinado momento, pode não ser mais em outro. Também é importante considerar o nível de experiência de quem vai investir. Se você vai investir pela primeira vez, é importante que os investimentos sejam ainda mais seguros.

Mas se você já é um investidor um pouco mais experiente, o conceito de investimento seguro pode variar. A disponibilidade de renda para investir também é outro fator que influencia bastante para considerar um investimento seguro ou não. Assim, buscaremos trazer opções seguras para quem está começando e vai investir pouco por enquanto.

4 investimentos mais seguros de 2021

Todo investimento tem os seus riscos, mas estudar sobre eles e analisar as tendências do mercado traz mais segurança. Analisar o período também é muito importante para garantir mais segurança, por isso, confira os investimentos mais seguros de 2021 e diversifique sua carteira com eles.

consulta de cpf

1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto, sem dúvidas, é um dos investimentos mais seguros. É ideal para quem tem um dinheiro guardado na poupança, mas que deseja uma maior rentabilidade. Enquanto o dinheiro na poupança traz rendimentos apenas no aniversário da aplicação, no Tesouro Direto a rentabilidade é diária. Os rendimentos variam de acordo com a carteira do investidor, além da quantidade investida e o prazo.

O Tesouro Direto nada mais é do que emprestar o seu dinheiro para o Estado, que por ser uma instituição sólida, os títulos adquiridos são bem seguros. O Tesouro Selic é a base da renda fixa de muitas carteiras de investidores, justamente pela rentabilidade ser bastante previsível.

2. Fundos Imobiliários

Depois do Tesouro Direto, os Fundos Imobiliários são os investimentos mais seguros. É ideal para quem deseja viver de renda e é um tipo de investimento muito procurado pelos brasileiros. É quando algumas pessoas se reúnem para comprar determinados imóveis e lucram com os aluguéis. Mas atenção, existem três tipos de Fundos Imobiliários e alguns são mais indicados para ter uma margem de segurança:

  • Fundos de tijolo: são investimentos em shoppings, centros comerciais, torres residenciais, entre outros do tipo.
  • Fundos de papel: são investimentos em que se compra as dívidas ligadas ao setor imobiliário.
  • Fundos de desenvolvimento: o mais arriscado dos três, pois se trata de títulos de imóveis ainda em construção, portanto, tem o risco da execução da obra, além de ser um investimento recomendado a longo prazo.

O economista Felipe Bevilacqua contou ao site da UOL que os fundos de tijolo, especialmente os centros logísticos são os mais seguros para 2021.

3. Investimento em moedas

O dólar em constante alta traz a oportunidade de investir nessa moeda. Mas vale investir em outras moedas estrangeiras, além das criptomoedas. Contudo, é preciso acompanhar a tendência de altas ou baixas neste mercado para não correr muitos riscos. Além disso, no caso das criptomoedas a maior dificuldade é justamente esperar.

4. Ações

Por fim, as ações certamente se tornaram mais acessíveis e passaram a fazer parte da carteira de muitos investidores. Os juros diminuíram esse ano, o que possibilitou até mesmo a entrada de investidores menos experientes. Investir em ações se trata de comprar uma fração de uma empresa e se tornar um sócio dela. Com a queda dos juros, elas passam a fazer parte de carteiras bem estruturadas e garantem uma ótima rentabilidade variável.

Mas é claro, elas podem oscilar bastante, é um investimento mais arriscado e que não deve ser a sua única aposta. Se for investir em ações, o recomendável é ter uma reserva de emergência, além de ter uma carteira já diversificada com outros investimentos.

Veja alguns exemplos de empresas que são resistentes mesmo aos cenários de crise e considere investir em ações:

  • Energia renovável;
  • Empresas em crescimento;
  • Tecnologia;
  • Agronegócio;
  • Saúde.

Esses segmentos de empresas trazem mais confiança ao investir em ações, especialmente se você ainda não tem muita experiência com os investimentos.

Trouxemos os 4 investimentos mais seguros de 2021 e esperamos que te ajude a expandir a sua carteira. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários, pois a equipe BLU365 ficará feliz em ajudar!

Deixe uma Resposta