Pular para o conteúdo principal
Com o começo do ano, chega a hora de preparar a volta às aulas da garotada. Por mais que seja uma época com muita ansiedade e antecipação, os pais sabem que todos os gastos escolares podem pesar – e muito! – no bolso, não é mesmo? Com planejamento e estratégia, é possível passar por essa época de uma forma mais tranquila. Continue a leitura para conferir as nossas dicas!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

        botao normalbotao face

Planejamento é sempre a resposta certa

Seja na hora de se preparar para os gastos escolares ou em qualquer outro momento, o planejamento financeiro fará uma diferença enorme no processo. Por isso, separe um período de tempo para analisar suas finanças e planejar cada centavo que deve ser desembolsado. Por ser um gasto extraordinário, é necessário cortar de outros lugares para sobrar o dinheiro necessário. O ideal é que esse planejamento seja feito com alguns meses de antecedência, porém, caso não tenha conseguido fazer isso, analise no que é possível economizar nas contas do mês.

Priorizar é recomendado

Nem tudo tem o mesmo peso, então nada faz mais sentido do que elencar os gastos prioritários, seja quando falamos do assunto aplicado na educação ou em qualquer outro ponto. Por exemplo, a taxa de matrícula escolar é uma prioridade que não pode ser deixada de lado. Coloque-a como uma das primeiras coisas a serem pagas, para evitar problemas no andamento da vida escolar das crianças. Priorize, também, no material escolar. Não é necessário comprar todo o material que será usado durante o ano de uma vez só; compre apenas o essencial, aquilo que será muito usado logo no primeiro dia de aula, como poucos cadernos, canetas e lápis. Deixe para comprar o resto quando a necessidade surgir, e lembre-se que material escolar fora de época pode sair surpreendentemente mais barato.

Na dúvida, pechinche

O não você já tem, então o que custa pechinchar? Essa dica vale em muitas das situações de gastos escolares, desde a taxa de matrícula da escola até a compra de uniformes e materiais. Caso tenha mais de um filho na idade escolar, vale a pena usar esse argumento para pedir um desconto, seja nas mensalidades ou nos materiais. Afinal, você estará dando o dobro ou mais de lucro para o estabelecimento! Uma ótima maneira de conseguir preços melhores é oferecendo pagamento a vista. Essa tática pode ser útil até em mensalidades de escolas, sendo que também funciona com materiais, taxas de matrícula e mais. Pode ser que o pagamento inteiro de uma vez pese no bolso mas, no fim das contas, a economia muitas vezes vale a pena.

Reaproveitamento pode ajudar

Crianças podem ficar animadas com a possibilidade de comprar cadernos, canetas, mochilas, uniformes e muito mais, mas nem sempre todo esse gasto é necessário. Confira os materiais e uniformes do ano anterior, ou até de outras crianças da família, e verifique o que pode ser reutilizado. Caso a criança queira muito algo novo, vale sentar e conversar sobre finanças e porque aquela é a melhor saída, ou até fazer a compra de apenas um item novo. Dessa forma, você já começa a educação financeira da criança!

Pesquisar para economizar

A pesquisa é fundamental para garantir os melhores preços. Use e abuse de todas as ferramentas possíveis: combine com outros responsáveis de verificar os valores em diferentes lojas e trocarem indicações, assim como use agregadores de preços online para conferir quais e-commerces contam com os melhores valores e condições. Ao comprar online, lembre-se de sempre verificar o prazo de entrega, e confira se chegará ao tempo para o começo das aulas. Com essas dicas, os gastos escolares do começo do ano impactarão menos em seu bolso.

A BLU365 tem descontos exclusivos para você negociar sua dívida com um valor que cabe no seu bolso! Clique no botão abaixo para consultar.

consulte as ofertas