Pular para o conteúdo principal

No começo de ano, o pagamento de impostos como o IPVA e IPTU exigem cálculo certeiro e planejamento financeiro para que não pesem muito no bolso. Por isso, aprender como calcular IPVA e IPTU, além de conhecer as melhores maneiras de realizar o pagamento, é essencial.

Para te ajudar nesse processo, fizemos um guia com tudo que é necessário saber para realizar o cálculo e como organizar-se para os pagamentos. Continue a leitura para conferir!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face

O IPVA

O que é?

IPVA é uma sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou seja, quer dizer que é um imposto cobrado de todos os tipos de automóveis do Brasil. Nessa categoria, entram carros, motocicletas, caminhões e qualquer tipo de veículo automotivo que ande pela terra.

O IPVA é um imposto estadual, ou seja, é o governo de seu estado que é responsável pelo cálculo, cobrança e outras definições em volta dele. Mesmo assim, metade do valor arrecadado por ele é repassado para o município presente na placa do automóvel, para que a prefeitura utilize o dinheiro para melhorias na cidade.

Como funciona o cálculo?

Por ser um imposto estadual, os valores podem variar bastante de acordo com o estado em que você reside. Porém, via de regra, o imposto é uma pequena porcentagem do que seu automóvel, normalmente de acordo com a Tabela Fipe ou outras fontes. Essa tabela organiza os preços médios dos modelos automóveis disponíveis no mercado brasileiro.

Para conferir a taxa e qual fonte o estado utiliza para calcular, é recomendado visitar Secretaria da Fazenda de seu estado.

Como organizar os pagamentos?

A maioria dos estados permite o parcelamento do valor, visando deixar os pagamentos mais suaves para as pessoas. É comum encontrar a possibilidade de parcelar entre 3 a 5 vezes no total, sem cobrança de valores extras.

Porém, fique de olho: a grande maioria dos estados que oferecem o parcelamento do IPVA também oferecem descontos de até 30% para quem paga a vista e com antecedência. Informe-se para conseguir as melhores opções!

O IPTU

O que é?

O IPTU é uma sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, e é cobrado de todo imóvel em locais urbanos. Para terrenos vazios, é cobrado o Imposto Territorial Urbano e em caso de área rural, o ITR (Imposto Territorial Rural).

Ele é de responsabilidade do município, ou seja, quem é responsável por sua formulação, cobrança e recolhimento dos valores é a prefeitura de sua cidade.

Como funciona o cálculo?

Se o IPVA, que é administrado pelos estados, já possui grandes diferenças de regras e cálculos entre si, imagine o IPTU, que é elaborado por cada cidade! Por conta disso, a melhor forma de descobrir como funciona o cálculo em seu caso é se informar com a sua prefeitura.

É comum, também, que carnês de pagamentos sejam enviados aos pagantes em suas casas com antecedência. Em uma boa parcela das vezes, também é possível pagar e conferir esses valores online, nos sites das prefeituras.

Normalmente, o cálculo segue a mesma lógica do IPVA: uma pequena porcentagem do valor do bem (nesse caso, o terreno) é cobrada.

Como organizar os pagamentos?

Assim como ocorre no IPVA, é comum que existam opções de parcelamento para o IPVA, que pode se estender em parcelas durante quase que o ano todo. Porém, também é de praxe que a prefeituras ofereçam descontos significativos para quem resolve pagar a vista e/ou de forma adiantada.

Procure a sua prefeitura para saber mais sobre os benefícios oferecidos em sua cidade!

Para aprender como calcular IPVA e IPTU, assim como seguir as melhores dicas de pagamentos, é essencial fazer um planejamento de qualidade e ver qual é a melhor saída para você. Vamos nos planejar?

A BLU365 tem descontos exclusivos para você negociar sua dívida com um valor que cabe no seu bolso! Clique no botão abaixo para consultar.

consulte as ofertas