Pular para o conteúdo principal

Um empréstimo pessoal vale a pena dependendo da situação, como a compra de um imóvel, automóvel ou ainda mesmo para renegociar as dívidas. Porém, essa operação causa gastos por um bom tempo e, por isso, é essencial tomar alguns cuidados antes de assinar um contrato.

Para te ajudar, nesse texto da trilha da prevenção separamos alguns cuidados importantes para evitar entrar em uma furada. Continue a leitura para conferir!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face

Compare diferentes propostas

Com a internet, não apenas os bancos tradicionais possuem propostas de empréstimo pessoal. Novas empresas e instituições, principalmente as startups fintech (especializadas em finanças e tecnologia), entraram no ramo e muitas podem ser boas opções.

Por isso, sempre confira diferentes propostas antes de decidir. Dessa forma, você garante que estará fazendo o melhor negócio e não deixa boas opções passarem batido!

Duvide de condições boas demais para serem verdade

Quando a esmola é muita, até o santo desconfia. O ditado popular pode ser aplicado na hora de ver se um empréstimo pessoal vale a pena, ajudando a identificar fraudes e golpes.

Por isso, se uma instituição estiver oferecendo taxas de juros extremamente abaixo do mercado, pode ser que ela não seja apenas uma boa oferta. Por isso, fique de olho e evite entrar em enrascadas!

Conheça a reputação da instituição

Como já dito, ofertas boas demais geram desconfiança. Seja em uma dessas situações ou em qualquer outra, procure saber o que outros clientes, que já fizeram o mesmo tipo de empréstimo que você deseja, acharam sobre o serviço.

A internet dá conta desse recado. Procure em sites como Reclame Aqui, ou ainda nas redes sociais da instituição financeira, e veja o que as pessoas estão falando.

Sempre que possível, procure conversar com alguém que já conhece e passou pelo processo. Dessa forma, você consegue informações detalhadas e mais precisas, e poderá analisar melhor se essa é a melhor opção para o seu caso.

Leia bem o contrato

Não importa o quão bonito e fácil de mexer seja o site da instituição, muito menos o quão chamativa a propaganda do empréstimo é. Para saber se um empréstimo pessoal vale a pena, é necessário analisar o contrato com muita cautela.

Confira todas as taxas envolvidas no processo e as condições de pagamento. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis e garante um desenrolar mais fácil.

Escolha o menor valor o possível

Ao fazer um empréstimo, está sendo feito também um compromisso de pagamento. Lembre-se que o valor a ser pago sempre será significante mais alto do que recebeu e, por isso, não vale a pena realizar um empréstimo sem a real necessidade.

Escolha sempre o empréstimo com valor mais próximo do necessário para você. Assim, os pagamentos serão mais tranquilos e, com isso, economizar e poupar no futuro para não precisar de um empréstimo fica mais fácil.

Faça um bom planejamento financeiro

Com a decisão tomada, antes de fechar negócio, não esqueça de planejar o uso do dinheiro com muito cuidado e atenção. Isso evita tanto desperdícios quanto uma necessidade futura de novos pagamentos.

Quando um empréstimo é feito, é extremamente importante não deixar os pagamentos atrasarem por sequer um dia. Pague sempre em dia e planeje suas finanças para que não falte esse dinheiro, pois a falta de pagamento pode gerar em juros ainda mais altos, multas e negativação do nome.
Uma boa saúde financeira é definida por planejamento e gastos bem pensados, sempre fugindo da impulsividade e procurando a disciplina com o próprio dinheiro. Se um empréstimo vale a pena, ele com certeza foi pensado e executado pensando nos mínimos detalhes.