Pular para o conteúdo principal

O empréstimo consignado é uma modalidade muito procurada por quem está com o nome negativado ou ainda procura uma oportunidade de empréstimo que conte com taxas de juros baixas.

Esses juros mais baixos acontecem porque o valor das parcelas é descontado automaticamente da conta, ou seja, não corre o risco de esquecer de pagar e as chances de inadimplência são menores.

Mesmo assim, para garantir a melhor opção e a sua segurança e saúde financeira, é preciso tomar certos cuidados para o empréstimo consignado valer a pena. Continue a leitura para conferir!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face

Conheça bem a instituição

Atualmente, muitas instituições financeiras oferecem opções de empréstimo consignado, desde bancos tradicionais até empresas digitais. O aumento da oferta é ótimo, já que gera uma concorrência maior e, consequentemente, melhores oportunidades. Porém, é necessário conhecer muito bem a instituição antes de assinar um contrato.

Procure outras pessoas que já fizeram empréstimo consignado com a empresa que está de olho e pergunte sobre as suas experiências. Outro ótimo termômetro sobre a reputação da instituição é o que os clientes falam na internet sobre eles. Procure no Reclame Aqui as reclamações mais comuns e confira a postura da instituição ao lidar com elas, assim como a taxa de satisfação dos clientes.

Outra maneira de fazer isso é conferir comentários nas redes sociais delas. Dessa forma, consegue ver ainda mais opiniões de clientes.

Faça simulações antes de bater o martelo

A maioria das instituições financeiras permitem a simulação de valores do empréstimo, prazo e valor das parcelas diretamente pela internet. Cheque o máximo delas o possível antes de tomar a decisão.

Porém, tome muito cuidado com promessas boas demais para ser verdade. Procure propostas que sejam realistas e de instituições renomadas, pois essas serão mais confiáveis e a chance de conseguir um negócio seguro é muito maior.

Leia bem os contratos

Assim como qualquer outro tipo de contrato, aquele dos empréstimos consignados devem ser lidos com todo o cuidado. Confira todas as condições e variáveis, e analise se aquilo vale a pena para o seu caso.

Não deixe de ler como é o formato de cobrança e o que pode ocorrer caso deixe de pagar uma parcela. Por mais que a chance é pouca no consignado e ainda menor para quem planeja o uso do dinheiro com cuidado, é uma informação que você deve ter muito bem explicada.

Planeje o uso do dinheiro

Qualquer tipo de empréstimo só deve ser feito quando a necessidade aperta, e o empréstimo consignado não é uma exceção. Afinal, os pagamentos podem durar anos, e não vale a pena entrar nessa caso não seja o único recurso.

Todo o dinheiro do empréstimo deve ser usado seguindo rigorosamente um plano. Esse planejamento deve ser feito muito antes da contratação, para que assim que o dinheiro caia na conta, ele já possa ser usado de acordo com o que foi pensado.

Por isso, se o empréstimo é para pagar dívidas, pegue apenas o valor necessário para tal. Nesses casos, vale a pena procurar por maneiras de renegociar a dívida, o que pode diminuir bastante o valor.

Para o empréstimo consignado valer a pena, os cuidados devem ser levados a sério, para garantir uma boa experiência.