Pular para o conteúdo principal

Sabemos que economizar dinheiro mesmo ganhando pouco não é uma tarefa das mais simples. No entanto, com um pouco de disciplina, planejamento e conhecimento de finanças, mesmo quem é baixa renda pode salvar uma graninha. Para isso, entender sobre educação financeira pode te ajudar.

Quer saber como conseguir economizar mesmo sem ter muito dinheiro? Separamos x dicas para você que ganha pouco conseguir economizar e manter a sua saúde financeira em dia, confira a seguir!

1. Liste quanto recebe e quanto gasta

O primeiro passo para economizar  é não ter medo dos valores. Por isso, comece listando quanto você recebe por mês e também o quanto você gasta. Liste primeiro as despesas fixas como aluguel, luz, água e outras mensalidades e depois perceba o quanto você gasta com o supermercado por mês, por exemplo.

2. Reveja prioridades

Depois de conhecer o valor dos seus gastos, talvez você perceba que a conta não está fechando. Quando você gasta tudo que você recebe ou então mais do que recebe, dívidas podem aparecer. Por isso, reveja suas prioridades. É mesmo necessário pedir comida de delivery três vezes por semana? Ou então, tomar um cafézinho na padaria todos os dias?

Você não deve se privar de itens não essenciais, mas tente diminuir os gastos com eles. Por exemplo, ao invés de pedir comida por delivery três vezes por semana, você pode pedir uma ou duas. Tente cozinhar mais em casa, fazer seu próprio café, entre outros hábitos. Assim, você perceberá uma diferença significativa no fim do mês.

3. Crie uma meta de economia

Depois de conhecer o valor real das suas contas e cortar gastos, você pode criar uma meta de economia mensal. Você pode começar guardando 10% do seu valor mensal ou então, guardar todo o valor que costumava gastar em compras não essenciais. Nos primeiros meses você não precisa estabelecer um valor fixo, vá adequando ao que cabe no seu bolso.

4. Preveja emergências financeiras

Se você mora de aluguel, deve saber que ao realizar uma mudança é preciso pintar o imóvel e fazer pequenos ajustes. Então, que tal fazer uma poupancinha para quando chegar o momento deste gasto? Use parte do dinheiro economizado para as possíveis emergências financeiras. Assim, quando acontece um imprevisto, você conseguirá pagar por ele e não entrará em dívidas.

5. Pague as contas antes do vencimento

Pode parecer besteira, mas muita gente deixa de pagar as contas na data limite por se esquecer do prazo. Uma boa dica é mudar a data de vencimento das suas contas para o mesmo dia. Assim, você paga todas de uma vez e nenhuma fica para depois. Além disso, quando você paga todas ao mesmo tempo, não existe o risco de cair em tentação e gastar o valor com outras coisas.

Para não se perder com datas, você pode utilizar apps de organização financeira e facilitar a sua vida, confira algumas sugestões:

  • GuiaBolso: nele é possível conectar contas bancárias e controlar seus gastos e ganhos, além de acompanhar seu histórico financeiro. Está disponível para Android e iOS;
  •  Mobills: além de controlar ganhos e gastos, o diferencial deste app é que dá pra controlar seu cartão de crédito. Nele você também pode definir um orçamento mensal e se planejar. Disponível para Android e iOS;
  • Wallet: o app disponibiliza gráficos para você acompanhar as finanças com o passar dos meses. Além disso, também permite que você guarde recibos e comprovantes, o que é bem interessante para não acumular papel em casa. Baixe no Android ou iOS ou utilize a versão web.

Confira os descontos disponíveis para você agora mesmo!

consulte-os-descontos

6. Tenha um estilo de vida minimalista

Você precisa mesmo de todos os itens que tem em sua casa nesse momento? Vivemos em uma sociedade consumista que nos incentiva a comprar cada vez mais. Então faça o exercício de refletir mais antes de comprar itens novos. Além disso, você também pode se desfazer das coisas que estão servindo apenas para juntar poeira. Então, separe e venda o que você não usa mais e pratique o consumo consciente todos os dias.

7. Não vá ao supermercado sem lista de compras

Idas ao supermercado sem lista podem gerar um rombo no seu cofre no fim do mês. Com a infinidade de itens disponíveis, podemos nos distrair e esquecer do que realmente precisamos. Por isso, separe alguns minutos antes de ir às compras, anote o que está faltando na sua casa e planeje suas compras. Além disso, não vá sempre ao mesmo supermercado, anote e compare preços para as compras futuras.

Assim, além de economizar, você evita o desperdício. Afinal, o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo, então deixe de fazer parte dessa estatística. Além disso, evite ir ao mercado com fome, assim você evita cair em tentação e comprar itens que vão ser desperdiçados depois. 

8. Busque fontes de renda alternativas

Se mesmo seguindo todas essas dicas, ainda é difícil economizar, você pode procurar por fontes alternativas de renda. É possível procurar trabalhos freelance para complementar a sua renda ou vender algo artesanal. Então veja o que você sabe fazer e invista nesses talentos para conseguir um dinheiro extra.

9. Compre itens de segunda mão ou conserte

Sua máquina de lavar estragou? Antes de comprar uma nova você pode solicitar um orçamento para saber se compensa consertar ou então, comprar uma usada. Novamente, por vivermos em uma sociedade consumista acreditamos que somente o que é novo é de qualidade, mas é um mito. 

Além disso, você também pode frequentar aquele bazar do seu bairro quando precisar de roupas e outros itens. Você vai perceber como é possível comprar itens de qualidade e também economizar dessa forma.

10. Renegocie dívidas

Se você tem uma dívida pode ser difícil conseguir pagá-la. Mas saiba que a dívida também não é interessante para a empresa que você deve. É por isso que muitas das empresas contam com descontos para quem procura renegociar. Acesse o site da BLU365, insira seu CPF e confira os acordos disponíveis pra você. Certamente você vai conseguir quitar a sua dívida de uma forma que caiba no seu bolso!

Consulte seu CPF e confira as ofertas!

consulte seu cpf gratis

11. Faça você mesmo(a)

Alguns serviços não precisam ser terceirizados. Se você deseja pintar uma parede da sua casa, reformar um móvel ou consertar alguma coisa, você pode aprender em tutoriais na internet. Hoje em dia existem muitas informações para que você possa aprender, ter autonomia e economizar seu sagrado dinheirinho. Então, antes de pagar alguém para fazer, veja a possibilidade de fazer!

12. Acompanhe canais de finanças para baixa renda

Procure pessoas que trazem dicas para a sua realidade. Não se inspire em canais que são voltados para quem possui uma realidade financeira muito diferente da sua, pois pode causar uma grande frustração. Alguns canais dedicados a educação financeira baixa renda e com dicas para economizar em casa:

E conte sempre com a BLU365 para manter sua saúde financeira!