Pular para o conteúdo principal

Sabemos que o crédito é uma boa alternativa para a realizar metas (dar entrada em uma casa ou carro) ou até mesmo, ajustar a vida financeira colocando as contas em dia.

A palavra Crédito gera uma certa segurança, já que acreditamos que tudo será resolvido com ele, porém, se não escolhermos o tipo de crédito certo, ele vai mais atrapalhar do que ajudar.

Por isso, antes de solicitar um você precisa saber qual é o melhor tipo para o que pretende realizar e analisar qual empresa tem menos juros para não ultrapassar o seu orçamento na hora de pagá-lo.

Vamos apresentar, quais tipos de crédito existem para “Pessoa Física” e para qual meta ele pode ser útil.

No total temos 8 segmentos de crédito, bora saber qual combina mais com você?!

1) Cartão de Crédito

Esse tipo de crédito é o mais comum entre as pessoas, o seu foco são as compras imediatas que podem ser pagas em até X parcelas que caibam no seu orçamento.

As empresas fornecem o cartão de crédito e limite, com base no seu perfil de consumo e sua renda mensal, assim, conseguem liberar o que você pode usar sem entrar em dívidas. Após solicitar o cartão, você escolhe qual é o melhor dia do mês para o vencimento da fatura.

Caso você tenha algum débito em aberto com essas empresas: Banco Pan, Itaú, Porto Seguro e Santander clique nelas e veja se temos alguma oferta disponível para você negociar.

DICA: Sempre pague a parcela no dia, evite endividamentos e a negativação do seu nome! =)

2) Cartão de Loja

Muitas lojas de varejo e até mesmo Supermercados oferecem seus próprios cartões de crédito.

Alguns são validos somente na loja da empresa outros são como um cartão de crédito comum, vai da sua preferência e das opções oferecidas pela empresa, mas os dois tipos disponibilizam a opção de parcelamento na hora da compra.

A grande diferença desse tipo de crédito, é que essas empresas são menos burocráticas em termos de comprovação de renda, perfil econômico e nas documentações. Alguns isentam a anuidade do cartão ou oferecem descontos se o usarem na loja.

Caso você tenha algum débito em aberto com essas empresas: Tricard ou FortBrasil, clique nelas e veja se temos alguma oferta disponível para você negociar.

3) Cheque Especial

O Cheque Especial, é um crédito automático que os bancos disponibilizam aos correntistas para que eles possam gastar além do valor que possuem em sua conta, sem precisar da autorização prévia.

Esse tipo de crédito, é bom ser usado em casos de emergência ou em falta de reserva, pois como ele é ligado diretamente a sua conta, caso não “cubra” ela no tempo estipulado (deposite o valor que foi usado para manter sua conta positiva), ele descontará juros (que muitas vezes são altos) aumentando o valor que você terá que pagar.

4) Empréstimo Pessoal

O Empréstimo Pessoal é mais voltado para realizações de metas ou projetos, já que geralmente os valores são altos. Os bancos oferecem esse serviço para correntistas e clientes que possuem conta salário, ele é bem rápido e pode ser efetuar no próprio caixa eletrônico da instituição.

Esse crédito também é valido para emergências ou para quitar suas dívidas onde existem juros maiores, como cartões de crédito e cheque especial como falamos lá em cima.

Caso você tenha algum débito em aberto com a Portocred , clique nela e veja se temos alguma oferta disponível para você negociar.

DICA:  Lembre-se de traçar um plano ao solicitar esse tipo de crédito, para saber se a parcela não vai ultrapassar o seu orçamento deixando você negativo.

5) Crédito Consignado

O crédito Consignado é recomendado para pessoas que possuem a opção de crediário.

Existem linhas de crédito para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e empregados de empresas privadas, desde que possuam convenio com a instituição onde será solicitado a linha de crédito.

Os juros desse tipo de crédito são menores já que as parcelas são descontadas diretamente da sua folha de pagamento, impendido o atraso do pagamento da mesma.

Caso já tenha algum débito em aberto com o Banco Pan, clique nele e veja se temos alguma oferta disponível para você negociar.

6) Financiamento Reforma

Se você está planejando começar uma reforma na sua casa, esse crédito é pra você!

Normalmente ele é solicitado antes do início das obras, verifique as taxas e juros, pois as vezes um outro tipo de crédito possa compensar mais que esse.

DICA: Indicamos que você faça um planejamento antes da contratação, pois se acontecer algum imprevisto, você não corra o risco de ficar no vermelho!

7) Financiamento de Veículo

O Financiamento de veículo, pode ser usado para comprar carros novos ou seminovos e pode ser realizado de 3 maneiras: Crédito Direto ao consumidor (CDC), Leasing e Consórcio.

Crédito Direto: Com o CDC, o consumidor solicita um empréstimo em seu banco para comprar o seu carro. O veículo fica na posse do comprador, mas não poderá ser negociado até que você pague todas as prestações, pois ele está alienado ao banco.

Leasing: Nesse modelo, quem compra o carro é a empresa Leasing, um banco que aluga o veículo ao consumidor.

Ele funciona assim, você paga pelo aluguel do carro, que está no nome da empresa até o termino das prestações, assim que você terminar de pagar as prestações do carro, ele passa a ser seu.

Consórcio: Você fará parte de um grupo de compradores, que são organizados pela  empresa de consórcio.

Ao escolher o valor do seu crédito e em quantas vezes deseja pagá-lo, será registrado em seu contrato de adesão. Após começar a pagar mensalmente as faturas, você participará das assembleias onde poderá ser contemplado por sorteio ou lance.

O prazo para obter o veículo não é garantido, pode ser tanto no primeiro sorteio quanto no último.

Caso você tenha algum débito em aberto com essas empresas: Banco Pan, Itaú, Santander ou BV, clique nelas e veja se temos alguma oferta disponível para você negociar.

8) Financiamento Imobiliário

Após você comprar o seu imóvel, seja ele novo ou usado, poderá financiar o pagamento com o banco.

Ele funciona assim: quem paga ao vendedor do imóvel a quantia que você iria pagar pra ele é o banco, daí você deverá pagar todas as parcelas para o seu banco até quitar o imóvel.

Caso você tenha algum débito em aberto  o Itaú, clique nele e veja se temos alguma oferta disponível para você negociar.

E ai, já sabe qual linha de crédito combina mais com você e suas metas?

Leia também: Você sabe o que é Score de Crédito? , Débito ou Crédito? e Reserva de Emergência