Pular para o conteúdo principal

No dia de hoje, nós da BLU365 também apoiamos a causa do empoderamento feminino e levantamos a bandeira para representar a luta das mulheres por igualdade. Para nos ajudar a falar sobre esse assunto, convidamos a Deusa Marcon.  

8 de Março, dia das Mulheres.

Neste dia tão importante e que representa a luta das mulheres por igualdade, faço um convite à uma reflexão sobre a data e trago para este cenário, três pontos:

1. Empregabilidade

O desemprego atinge mais de 12 milhões* de brasileiros.
As mulheres são maioria e possuem níveis educacionais geralmente superiores aos dos homens mas continuam ganhando menos que eles.
A participação delas no mercado é menor e a taxa de desemprego entre elas é maior.

2. Violência

As mulheres correm risco simplesmente por serem mulheres. Só este ano, 126 mulheres foram mortas em razão de gênero e 67 tentativas de homicídio foram registradas, segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

3. Autonomia financeira

Num cenário em que a maioria dos casos registrados de violência doméstica revelam o companheiro ou ex-companheiro como agressor, a independência financeira é fator determinante para que as mulheres tenham o poder da escolha e rompam com o ciclo de agressão, seja ela física ou psicológica.

empoderamento-feminino

Esse contexto evidencia a importância da criação e implementação de políticas públicas para a proteção e empoderamento das mulheres, bem como a participação de movimentos da sociedade civil que tenham o mesmo objetivo. E ainda, a conscientização e educação para a igualdade de direitos.

Dica para você criar autonomia financeira

Além da alta taxa de desemprego que enfrentam, muitas mulheres têm demandas que um emprego formal não acomoda e que exigem horários flexíveis.

O Renda Extra é uma plataforma que te ajuda a complementar sua renda, baseado nas informações compartilhadas por você.

Quer saber mais? Clique aqui: http://bit.ly/Radar-RE

Dica para você apoiar o empoderamento feminino

 Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)** são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas em Setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

O Objetivo 5 trata da igualdade de gênero:

“Alcancar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.”

Clique e conheça as metas para implementação do Objetivo 5: http://bit.ly/Pesquisa-BR-ONU

 Fontes:
* IBGE, 31/01/2019.
** ONU Brasil.

Deusa Marcon atua com Gestão de Projetos na Artemisia.Acumula experiência à frente de projetos de desenvolvimento de negócios para Startups, Pequenos e Médios Negócios e gestão de projetos para organizações que disseminam empreendedorismo e inovação.
Graduada em Comunicação e com MBA, participou do Programa Latino Americano de Governabilidade e Políticas Públicas pela FGV e cursa Gestão de Inovação Social pelo Instituto Amani.