Como conseguir crédito para negativado? 4 dicas para te ajudar

0
761
credito para negativado

Ficar negativado pode ser uma grande dor de cabeça em qualquer situação. Porém, quando surge a necessidade de conseguir crédito, estar negativado se torna um problema ainda maior. Afinal, é uma questão de lógica: quando um nome está sujo, as empresas sentem-se mais inseguras de liberar crédito para a pessoa, visto que já passou por alguma situação que gerou a negativação.

Porém, nem tudo que é difícil é impossível. Para te ajudar nessa tarefa, separamos 4 formas de conseguir crédito mesmo estando negativado.

1. Procure por empréstimos pessoais online

Com o advento da Internet e o boom das fintechs – empresas de tecnologia financeira – há inúmeras opções de empréstimos pessoais online. Não são todos que oferecem crédito para negativados, porém diversas empresas o fazem.

Porém, é importante tomar cuidado para não cair em uma cilada e acabar acumulando mais dívidas. Além de checar a taxa de juros e todos os pormenores, é importante procurar saber sobre a reputação da empresa.

Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é buscar em agregadores de reclamações. No Brasil, os mais famosos são o Reclame Aqui e o site estatal Consumidor.gov. Verifique quais são os principais motivos de reclamação e o volume das mesmas. Além disso, não deixe de verificar as respostas da empresa e também a taxa de resolução desse problema.

Para checar a reputação, você também pode usar as redes sociais. Confira as avaliações e comentários em publicações para ver quais são as principais queixas. Além de ver na própria página da empresa, busque pelo seu nome na rede social, a fim de achar posts que pessoas fizeram em suas próprias contas.

É sempre importante lembrar que empréstimos devem ser um recurso usado com cautela. Analise muito bem para ter certeza que as parcelas cabem no seu bolso,e faça imediatamente um planejamento financeiro para garantir o pagamento. Afinal, as taxas de juros para crédito para negativados costuma ser significantemente maiores.

2. Use seu imóvel ou automóvel como garantia

Se você possui um imóvel ou automóvel, pode buscar por opções de crédito que utilizam esses bens como uma garantia do pagamento. Porém, tome bastante cuidado: caso não consiga pagar as prestações, você irá correr um grande risco de perder seus bens.

Novamente, não são todas as empresas que fornecem crédito para negativados, mesmo com a garantia do imóvel ou automóvel. Também é comum que as empresas exijam que parte deste crédito seja utilizado para quitar as dívidas, como uma forma de aumentar a garantia de pagamento.

Conhecido também como refinanciamento de imóvel ou automóvel, as taxas de juros costumam ser mais baixas nessa categoria de empréstimo. Porém, as mesmas dicas para ter certeza que está fazendo um bom negócio prevalecem.

Um detalhe que merece a sua atenção é o quão menor é a taxa de juros nesta modalidade, comparada a outras citadas nesse texto. Esse estilo de empréstimo só vale a pena se a diferença for bem alta.

3. Considere a penhora de bens

A penhora de bens é uma forma um pouco mais fácil de conseguir crédito para negativados. Por não possuir análise de crédito nem exige alguma forma de comprovação da sua renda, é um método bem rápido de conseguir dinheiro rapidamente.

Porém, tome cuidado: se é rápido para conseguir, é também rápido para fazer o pagamento. Em média, o prazo de pagamento nesta forma de crédito varia entre um a quatro meses.

Existem algumas restrições para conseguir fazer a penhora. Um exemplo é quando uma pessoa tem apenas um imóvel. Só é permitido penhorar imóveis se o requisitor possuir outra propriedade. Bens que são essenciais para a vida de uma família, como móveis, utensílios, roupas e mais também não podem ser utilizados para conseguir crédito desta maneira.

Quando falamos de bens que são penhoráveis ou não, o assunto fica bastante complexo, não havendo uma unanimidade sobre o assunto. Por isso, o mais interessante é verificar diretamente com o penhor.

Lembre-se que o resultado de uma penhora não paga é bem amargo. Caso o pagamento não seja feito no tempo acordado, os bens penhorados são leiloados. Tome cuidado!

4. Procure por empréstimos consignados

Por mais que não sejam todas as empresas que aceitem fazer empréstimo consignados para pessoas negativadas, é uma possibilidade que vale a pena tentar. A grande vantagem dessa modalidade de crédito é que seu desconto é feito diretamente na folha de pagamento. Desta forma, é entendido que há menos chances de não haver o pagamento, o que garante maiores chances de conseguir o crédito.

Como sempre, ter cuidado é essencial. Essa modalidade só é recomendado para quem possui estabilidade no emprego, como por exemplo servidores públicos ou pessoas com garantia que não serão mandadas embora. Afinal, mesmo se você perder o emprego, as prestações continuarão chegando normalmente.

Conseguir crédito estando negociável não é fácil, mas também não é impossível. O importante é escolher o que melhor funciona na sua atual situação, garantindo tranquilidade e tirando o peso nas costas das dívidas.

Se interessou? Clique aqui e conheça mais sobre a BLU365!

Leia também: Como quitar dívidas e conseguir crédito!