Pular para o conteúdo principal

Ficar endividado pode dar uma boa dor de cabeça. Além da preocupação que este problema causa, ficar com o nome sujo traz diversos problemas, como por exemplo dificuldade em conseguir assinar contratos e não conseguir crédito.

Porém, fique sabendo que é possível se livrar deste problema! A seguir, confira nossas dicas de como quitar dívidas e conseguir crédito.

1. Ponha tudo na ponta do lápis

O primeiro passo para aprender como quitar dívidas é não fugir delas. Por isso, separe um tempo para calcular tudo o que você deve, especificando cada credor e qual o tamanho e duração da dívida.

Anote também todos os seus gastos. Além daqueles fixos, como contas de luz e Internet, aluguel, condomínio e muito mais, faça o trabalho de anotar todo e qualquer valor que você gaste. Para isso, você pode utilizar um aplicativo celular de finanças, que pode até atualizar os valores em tempo real. Caso essa opção não dê certo, não tem problema: papel e caneta também fazem um ótimo trabalho.

No começo, pode ser difícil anotar qualquer gasto. Porém, se esforce para fazer isso por, pelo menos, 30 dias. Desta forma, a ação vira um hábito e fica mais fácil lembrar de fazer as anotações no futuro.

Coloque no papel, também, todos os seus ganhos. Não apenas aqueles provenientes de salários, mas também lucros gerados por trabalhos com o objetivo de angariar renda extra, aluguel de propriedades que você possui e muito mais.

2. Analise sua condição financeira

Com as informações acima em mãos, analise sua condição financeira. O que em seu orçamento consome mais do seu dinheiro? O que dá para mudar? Existe alguma coisa que possa fazer para aumentar seus ganhos?

Verifique também a sobra mensal do seu orçamento. Sua prioridade deve ser acabar com as suas dúvidas, por isso separe este dinheiro para os pagamentos.

3. Corte gastos

Uma das principais coisas a se fazer no processo de aprender como quitar dívidas é cortar os seus gastos. Analise os dados que você recolheu no item 1 e verifique o que pode ser cortado.

Pode ser que, em um primeiro momento, você precise fazer certos cortes em coisas que você gosta, gera comodidade ou até precisa. Por exemplo, verifique o quanto você gasta mensalmente com serviços de transporte como Uber e 99, ou ainda com delivery de comida. Será que o valor gasto com esses serviços não pode ser cortado e substituído por outros meios de transporte e preparo da alimentação? Não é o mais cômodo, mas com certeza é o mais barato.

4. Busque por renda extra

Uma boa forma de aprender de uma vez por todas como quitar as dívidas é realizando serviços que geram renda extra no seu tempo livre.

As opções são quase infinitas, com oportunidades para todos os tipos de pessoas. Se você possui carro, você pode se tornar motorista particular de aplicativos, o que pode gerar uma boa margem de lucros no final do mês. Se tem uma bicicleta, pode procurar por serviços de delivery que aceitam o uso de bikes. Caso tenha alguma habilidade especial, pode utilizar plataformas de requisição de serviços para conseguir bicos e trabalhos freelancers.

Você também pode gerar algum dinheiro fazendo uma “limpa” em sua casa e guarda-roupa. Venda o que você não usa mais, ou não precisa usar, para gerar um dinheiro extra que vai ajudar no processo de quitar as dívidas.

5. Priorize dívidas de juros altos

Se você tem mais de uma dívida, convém priorizar aquelas que possuem juros mais altos. Isso não quer dizer que você deve “esquecer” as outras, mas sim dar mais urgência ao que pede maior urgência.

Dar essa prioridade é muito importante. As dívidas com altos juros correm um sério risco de tornarem-se uma verdadeira bola de neve, deixando a possibilidade de quitá-las cada vez mais distante.

6. Fique alerta para não criar novas dívidas

Por mais difícil que o momento seja, ele fica como um aprendizado para o futuro. Nem sempre criar dívidas ou não está em nosso controle, porém tomando algumas precauções isso se torna mais fácil.

Antes de tudo, evite ao máximo fazer compras parceladas. Mesmo aquelas sem juros, com valores baixos, podem se tornar um problema: o acúmulo de parcelas de pequenos valores, mesmo parcelados em 12 vezes, facilmente acumula e pesa na conta. Ao invés disso, guarde dinheiro para realizar suas compras à vista.

Analise bastante antes de comprar ou adquirir um serviço. Verifique se aquilo é realmente necessário, se você terá capital para pagá-lo e se não irá apertar o seu orçamento. Desta forma, você age de forma mais consciente com o seu dinheiro.

7. Renegocie as suas dívidas

Quer aprender de uma vez por todas como quitar as dívidas? Uma das dicas de ouro é tentar renegociar as suas dívidas. A grande maioria dos credores estão dispostos para tal, visto que também é interessante para eles que você quite a sua dívida.

O processo pode parecer demorado e moroso, mas não se preocupe. A BLU365 te ajuda a renegociar dívidas de forma online, segura e rápida. Em questão de cinco minutos você pode renegociar seus dividendos, da mesma forma que mais de um milhão de famílias usuárias do serviço fizeram.

Se interessou? Clique aqui e conheça mais sobre a BLU365!