Pular para o conteúdo principal

Vivemos em um mundo movido pelo consumo, onde produtos e ofertas tentadoras estão constantemente ao nosso alcance e podem nos levar a fazer compras por impulso. Nesse cenário, as compras supérfluas emergem como um desafio significativo para muitos consumidores, representando uma ameaça ao equilíbrio financeiro e ao planejamento do orçamento.

Este artigo explora estratégias e dicas para evitar o hábito prejudicial das compras por impulso, fornecendo insights sobre como cultivar uma abordagem mais consciente e controlada em relação aos gastos. Ao compreender os gatilhos, estabelecer limites e adotar práticas que promovam uma tomada de decisão ponderada, é possível construir uma relação mais saudável com o consumo e, ao mesmo tempo, preservar a estabilidade financeira pessoal. Boa leitura!

Compras por impulso: como identificar este hábito?

De acordo com psicólogos, não há um limite claro que define compras compulsivas das demais. Contudo, há uma diferença entre compradores compulsivos.

Ainda de acordo com os psicólogos e também economistas, esse é mais do que um problema individual. O fato é que somos bombardeados por publicidade o tempo todo. Com o avanço da tecnologia, hoje a publicidade é ainda mais direcionada de acordo com o perfil de compra, preferências e classe social de cada consumidor. Além disso, claramente as redes sociais contribuem para que os indivíduos tornem-se cada vez mais consumistas.

Reflexão pós-compra

Se você muitas vezes se arrepende de suas compras ou sente que não precisava do que comprou, isso pode ser um sinal de compra por impulso.

Ao identificar esses padrões, você pode tomar medidas para controlar as compras por impulso, como criar um orçamento, fazer listas de compras, limitar o uso de cartões de crédito, praticar a reflexão antes de fazer compras não planejadas e até mesmo procurar ajuda psicológica, nos casos mais graves.

É interessante se questionar sobre o hábito com as seguintes questões:

  • O que você sente após as compras? É comum que compras por impulso gerem sentimentos de culpa, arrependimento, tristeza ou até mesmo decepção;
  • Como anda a sua fatura do cartão de crédito ou finanças em geral? Você se pega refletindo se deveria ou não ter comprado algo?
  • Como você reage diante de promoções? Você costuma comprar como se aquela fosse a única oportunidade ou consegue esperar para se planejar melhor?
  • Você costuma visitar lojas ou sites apenas para “dar uma olhadinha” mesmo sem estar precisando de algo?

Essas questões podem ajudar a identificar se você tem o hábito de realizar compras por impulso.

O que são consideradas compras por impulso?

As compras por impulso referem-se à compra de produtos ou serviços sem um planejamento prévio ou uma reflexão cuidadosa. Esse hábito pode ser prejudicial para as finanças pessoais, pois muitas vezes leva a gastos desnecessários. Identificar esse comportamento pode ajudar a controlá-lo. Aqui estão algumas situações para reconhecer as compras por impulso!

Compra sem planejamento prévio

Se você frequentemente compra sem fazer uma lista de compras ou sem pesquisar produtos com antecedência, isso pode indicar compras por impulso.

Compra de itens não planejados

Adquirir itens que não estavam originalmente na sua lista de compras é um sinal claro de compra por impulso. Isso pode incluir produtos que chamaram sua atenção em uma loja, como promoções, sem que estivessem dentro do planejamento para aquele momento.

Compras motivadas por decisões emocionais

Compras impulsivas muitas vezes estão associadas a emoções momentâneas, como estresse, tristeza ou felicidade. Se você perceber que suas compras estão ligadas a estados emocionais específicos, isso pode indicar um padrão impulsivo.

Compras frequentes de pequenos itens

Comprar regularmente pequenos itens que não são essenciais pode indicar comportamento impulsivo. Essas pequenas compras podem se acumular ao longo do tempo e gerar um sério problema financeiro.

Não comparar de preços

Compradores impulsivos tendem a não comparar preços ou procurar ofertas antes de fazer uma compra. Se você costuma comprar sem verificar alternativas, pode ser um sinal.

Uso excessivo de cartões de crédito

O uso excessivo de cartões de crédito, especialmente para compras não planejadas, pode indicar impulsividade. Se você frequentemente se arrepende de suas compras após receber a fatura, isso pode ser um sinal de alerta.

Frequência de compras

Se você está fazendo compras com muita frequência, mesmo quando não há uma necessidade real, isso pode indicar um padrão impulsivo.

Ausência de planejamento financeiro

A falta de um orçamento ou planejamento financeiro pode contribuir para compras impulsivas. Se você não tem um controle claro sobre seus gastos, pode ser mais propenso a compras impulsivas.

Compras online em excesso

Compras online apresentam a conveniência e a facilidade de apenas clicar para comprar. Toda essa facilidade, além dos gatilhos provocados por anúncios na internet, podem levar a decisões impulsivas. Se você perceber que faz muitas compras online sem pensar muito, isso pode ser um forte indicativo.

Compras por impulso: 5 dicas para evitá-las

Evitar compras por impulso requer um certo grau de conscientização e autodisciplina, além de terapia, em alguns casos. Mas selecionamos 5 dicas que vão ajudar a controlar esse comportamento. Confira!

  1. Crie uma lista de compras: antes de sair para fazer compras, faça uma lista detalhada do que você realmente precisa. Afinal, ter um plano ajuda a evitar a tentação de comprar itens desnecessários que chamam sua atenção nas lojas, além de evitar a frustração de não comprar o que realmente precisa;
  2. Estabeleça um orçamento: defina limites claros para seus gastos mensais e, se possível, estabeleça uma quantia específica para compras supérfluas. Isso ajuda a manter o controle sobre suas finanças e a evitar gastos impulsivos que podem comprometer seu orçamento;
  3. Espere antes de comprar: tenha o hábito de esperar antes de fazer uma compra impulsiva. Dê a si mesmo um período de reflexão, como 24 horas ou uma semana, antes de decidir comprar algo que não estava no seu planejamento. Muitas vezes, esse tempo de espera ajuda a avaliar se a compra é realmente necessária;
  4. Evite os gatilhos de compra impulsiva: conheça os fatores que desencadeiam suas compras por impulso e evite-os. Isso pode incluir evitar certas lojas, shoppings, sites de compras online ou situações específicas que levam a decisões impulsivas;
  5. Questione o “eu mereço”: em muitos casos, as compras impulsivas surgem porque o consumidor está passando por algum problema em sua vida pessoal ou profissional. É comum após um dia desgastante querer se recompensar com um mimo. O problema não é quando acontece esporadicamente, mas sim quando se torna recorrente e afeta as finanças. Portanto, questione o “eu mereço” e observe se estes gastos cabem no seu orçamento.

Compras por impulso podem ocorrer ocasionalmente e nem todo gasto supérfluo representa um risco para suas finanças. Porém, é importante manter esses comportamentos sob controle para garantir que suas finanças permaneçam saudáveis e equilibradas. Estas dicas podem ajudar a desenvolver hábitos mais conscientes em relação às compras e a reduzir a probabilidade de compras impulsivas.

Leia também 5 dicas para quitar as dívidas sem criar mais prejuízos