Pular para o conteúdo principal

Afinal, como viajar barato? Essa é uma das primeiras dúvidas que se passa na mente de quem quer tirar férias sem gastar muito. Seja no fim do ano, em feriados prolongados ou mesmo fora da temporada, a verdade é que sempre é possível sair da rotina sem gastar muito.

Neste artigo, a equipe da BLU365 selecionou 10 dicas de como viajar barato e aproveitar esse momento de lazer mesmo com baixo orçamento.

Então, se você quer viajar gastando pouco, continue a leitura e confira as dicas!

Como viajar barato e se manter dentro do orçamento?

Para saber como viajar barato, é preciso ter em mente que o planejamento faz toda diferença. Dessa forma, a data da viagem irá fazer toda a diferença no valor final da viagem, já que os preços variam muito entre alta e baixa temporada. Outro fator importante é o tipo de hospedagem, além, é claro, do destino.

Falando sobre o destino, é preciso saber que existem boas alternativas para viajar perto de onde você mora e que cumprem bem o propósito. Por exemplo, se o seu desejo é ir para o litoral, é possível economizar de acordo com a região em que você vive. O Brasil é conhecido por belas praias, que estão distribuídas em quase todas as regiões brasileiras.

Ainda sim, mesmo viajando em alta temporada e para os destinos mais badalados, é possível economizar. Com as dicas a seguir, você e sua família vão saber como viajar barato em qualquer período do ano e para qualquer destino. Leia e saiba como economizar em viagens!

1. Planeje com antecedência

A primeira dica sobre como viajar barato é planejar com antecedência. Se você já sabe que irá tirar férias na alta temporada, por exemplo, já compre as passagens e reserve a hospedagem. Quando falamos sobre as passagens, o ideal é comprar passagens nacionais com 60 dias de antecedência e 90 dias, para as viagens internacionais.

Já a hospedagem deve ser reservada assim que a passagem for comprada, evitando ajustes nas datas, o que pode causar gastos desnecessários com taxas e cancelamentos. Portanto, compre a passagem primeiro.

Já o planejamento pode ser feito com ainda mais antecedência, pois assim você consegue estabelecer um orçamento e poupar dinheiro para a viagem. Começar a planejar com seis meses de antecedência ou mais, no caso de viagens mais cara, garante que nenhum detalhe saia do planejado.

Seu planejamento deve considerar todos os gastos: passagem, hospedagem, alimentação, transporte no destino, compras, seguro, entre outros.

2. Considere mudar a data

Ter ao menos um pouco de flexibilidade sobre a data pode te ajudar a economizar. Uma mesma passagem aérea pode ser o dobro do valor com apenas alguns dias de diferença. Há muitas variáveis que compõem o valor das passagens aéreas, mas voar em datas alternativas, excluindo os fins de semana e vésperas de feriados pode ajudar a viajar gastando menos.

Não é preciso evitar a alta temporada, mas ainda sim é possível evitar datas como Natal e Ano Novo, que costumam ter passagens com valores mais altos. Novamente, a dica mais importante sobre como viajar barato é o planejamento.

3. Ative o alerta de passagens

O Google possui um recurso que permite ativar alertas sobre preços de voos. Basta inserir o destino, as datas desejadas e receber os alertas no seu e-mail. Com planejamento, é possível destinar um período para acompanhar a oscilação nos preços e, assim, comprar passagens mais baratas.

4. Planeje seu roteiro

Planejar um roteiro poupa tempo e gastos durante a viagem. Além disso, garante que você visite todas as atrações que deseja. Afinal, imagina gastar com transporte e ao chegar a um local ele estar fechado? Faça um roteiro com atividades para cada um dos dias e lembre-se de pesquisar sobre o horário de funcionamento antes.

5. Explore atrações gratuitas

Pesquise e inclua no roteiro atrações, visitas e pontos turísticos gratuitos. A maior parte dos destinos turísticos oferece uma série de opções gratuitas. No caso de visitas aos museus brasileiros, por exemplo, há muitos casos em que há dias específicos nos quais a entrada é gratuita. Portanto, faça seu roteiro com antecedência para viajar sem gastar muito.

6. Escolha destinos alternativos

Não é preciso escolher destinos alternativos para economizar, mas é uma possibilidade. Especialmente em alta temporada. Muitos destinos podem não ser populares, mas ainda sim reservam paisagens paradisíacas e atrações de tirar o fôlego. Basta decidir o tipo de viagem que deseja fazer e pesquisar as opções.

7. Considere viajar de ônibus ou trem

A vantagem em escolher destinos alternativos é que muitas vezes eles são mais próximos. Para viagens nacionais, é possível viajar de ônibus e economizar. Já para as viagens internacionais, como um tour pela Europa, você economizará ao viajar de trem ao invés de avião entre os países.

8. Escolha uma hospedagem em que possa cozinhar

Viagem não é sinônimo de comer apenas em restaurantes. Uma boa dica de como viajar barato é cozinhar na hospedagem. Isso é possível ao alugar uma casa para temporada, acampar ou escolher outras opções de hospedagem que permitem utilizar a cozinha.

Não é preciso cozinhar todas as refeições para poupar tempo, mas considere fazer ao menos uma refeição em casa. O mesmo vale para o lanche, que pode ser comprado em feiras e mercados.

9. Acompanhe o orçamento durante a viagem

O descontrole financeiro pode ocorrer rapidamente quando não se acompanha as finanças ao longo da viagem. O ideal é estabelecer um orçamento para cada dia e buscar se manter dentro dele. Imprevistos podem acontecer, mas o ideal é não gastar mais do que foi estabelecido.

O período é de descanso e relaxamento e você deve aproveitar, mas não descuide das finanças!

10. Acompanhe blogs de viagem

Graças ao avanço tecnológico, hoje é possível acompanhar muitas dicas de como viajar barato. Portanto, procure materiais nas redes sociais, sites e YouTube. Escolha conteúdos que sejam compatíveis com a sua realidade financeira e que falem sobre o destino desejado.

Esses conteúdos vão ajudar você a planejar quanto gastar em cada dia, ver dicas de locais acessíveis para ir, entre outras informações relevantes.

Com um planejamento feito com antecedência é possível viajar com pouco dinheiro e conhecer seu destino dos sonhos! Que tal quitar suas dívidas antes de viajar e liberar espaço no seu orçamento? Acesse o site da BLU365 e confira os acordos disponíveis para você!