Pular para o conteúdo principal

A expressão “compra de dívida” pode gerar dúvidas à primeira vista, mas é uma prática financeira bastante comum e que beneficia especialmente quem está endividado. Compreender o funcionamento desse processo auxilia quem está negativado a tomar decisões mais assertivas e finalmente, quem sabe, regularizar a situação.

Diversas empresas especializadas se dedicam a essa modalidade de atividade financeira. Este artigo esclarece o conceito de compra de dívida, seu mecanismo operacional e as vantagens para quem tem uma dívida em aberto e deseja renegociar.

Continue conosco e saiba mais!

Afinal, o que é compra de dívida?

A compra de dívida é um processo pelo qual uma empresa adquire os direitos sobre uma dívida de outra empresa. Em termos simples, uma empresa, comumente denominada recuperadora de crédito, adquire o direito de cobrar uma dívida do devedor original. Isso engloba diversas formas de dívidas, como aquelas provenientes de cartões de crédito, empréstimos pessoais, hipotecas e até mesmo débitos corporativos.

A BLU365 é uma destas empresas! A BLU é referência no mercado de renegociação de dívidas justamente porque adquire dívidas de outras empresas com o objetivo de oferecer condições de pagamento mais vantajosas aos consumidores inadimplentes.

Como funciona a compra de dívida?

O processo de compra de dívida abrange diversas etapas e pode variar de acordo com as partes envolvidas. Em linhas gerais, as fases da compra de dívida são as seguintes:

  1. Identificação e avaliação: a empresa compradora identifica oportunidades de aquisição de dívida e realiza uma avaliação minuciosa para determinar a viabilidade e o potencial retorno do investimento;
  2. Negociação: após identificar uma dívida de interesse, a empresa compradora inicia negociações para estabelecer os termos da transação com a entidade detentora da dívida, como um banco, por exemplo;
  3. Transferência de propriedade: após uma negociação bem-sucedida, os direitos sobre a dívida são transferidos para a empresa compradora. Isso implica que a empresa adquire o direito de cobrar o valor total da dívida do devedor;
  4. Cobrança ou renegociação: dependendo da estratégia adotada pela empresa compradora, ela pode escolher cobrar integralmente a dívida ou negociar um acordo com o devedor. Em alguns casos, isso pode incluir a oferta de planos de pagamento mais flexíveis.

Qual o interesse de empresas na compra de dívida?

O processo de compra de dívida gera uma série de dúvidas. Entre elas, muitas pessoas podem se perguntar “afinal, o que uma empresa ganha comprando uma dívida?”. Muitos consumidores podem pensar que o processo não é confiável, já que as renegociações chegam aos devedores com descontos e condições especiais de pagamento.

Este processo não apenas é confiável, como lucrativo para as empresas. A seguir, entenda por que existem empresas interessadas na compra de dívida:

  • Ofertas atrativas: frequentemente, as dívidas são adquiridas com descontos significativos em relação ao valor original, possibilitando que a empresa compradora obtenha potenciais lucros ao cobrar integralmente o montante devido pelo devedor;
  • Negociação de termos vantajosos: ao adquirir dívidas, as empresas compradoras têm a oportunidade de negociar termos mais favoráveis com os devedores, como prazos de pagamento prolongados ou a redução das taxas de juros. Essas negociações podem resultar em benefícios mútuos para ambas as partes envolvidas. Ou seja, por um lado o consumidor tem mais chances de pagar sua dívida e, por outro, a empresa de receber. Assim, todas as partes envolvidas saem ganhando;
  • Diversificação de portfólio: a aquisição de dívidas pode representar uma maneira de diversificar o portfólio de uma empresa, reduzindo sua dependência de um único tipo de ativo. Esse aspecto é particularmente relevante para empresas especializadas em gestão de ativos.

Quais os benefícios da compra de dívida?

Há uma série de vantagens do processo de compra de dívida. Especialmente para os consumidores, este processo traz a oportunidade de regularizar a situação de forma mais acessível. Confira mais detalhes!

Negociações mais vantajosas

Em quase todas as situações, os devedores podem obter benefícios com a compra de dívida, especialmente porque a empresa compradora quase sempre está aberta a negociar termos mais vantajosos, como a redução de juros ou a extensão dos prazos de pagamento.

Oportunidade de regularizar sua situação

A compra de dívida pode representar uma chance de regularizar a situação com um bom desconto, o que pode ser vantajoso, principalmente para aqueles que estão enfrentando dificuldades financeiras.

Processos simplificados

As empresas responsáveis pela compra de dívida são especializadas em simplificar processos. Na BLU365, por exemplo, todo o processo de renegociação de dívida é online. Assim, o cliente inadimplente não precisa se deslocar, enfrentar filas e perder tempo e dinheiro para quitar sua dívida. A renegociação acontece pelo nosso site!

Cuidados ao renegociar suas dívidas

Embora o processo de compra de dívida seja bastante vantajoso para todas as partes envolvidas, organizações criminosas e falsas empresas podem se aproveitar para aplicar golpes. Portanto, confira quais cuidados você deve ter ao renegociar suas dívidas!

  • Verifique a autenticidade da empresa: empresas sérias possuem CNPJ no nome da empresa (e não no nome de uma pessoa física), além de sites autenticados e são reconhecidas pelas empresas nas quais a dívida foi feita. Na dúvida, consulte a empresa com a qual você possui a dívida;
  • Exija contratos sempre que fizer qualquer transação: assim, tudo ficará registrado para eventuais problemas;
  • Consulte os órgãos de proteção ao crédito: caso receba cobranças indevidas ou já devidamente pagas, consulte os órgãos de proteção, como SPC e Serasa. Eles poderão informar se realmente há dívidas;
  • Cuidado ao compartilhar seus dados: dados como senhas e número de cartão jamais são solicitados em uma renegociação. Já os dados como o CPF são solicitados apenas para o cadastro. Verifique sempre a autenticidade da empresa antes de informar.

Neste post, fica claro que o processo de compra de dívida é vantajoso para todas as partes envolvidas. E você pode se beneficiar renegociando sua dívida com a BLU! Acesse nosso site e confira os acordos disponíveis para você!