A maior parte dos brasileiros endividados está nessa situação justamente porque luta para pagar as contas básicas. Portanto, como sair das dívidas ganhando pouco é o que muitos brasileiros com dívidas se perguntam.
De acordo com a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023, 83% dos brasileiros entrevistados já atrasou o pagamento de alguma conta para priorizar os gastos básicos (luz, água ou gás). Ainda de acordo com a mesma fonte, para 53% dos brasileiros as contas básicas representam a maior parcela do orçamento mensal.
Nesse cenário, como sair das dívidas ganhando pouco? Para equilibrar o orçamento, continuar cobrindo as despesas básicas e tirar o orçamento do vermelho, é preciso ter uma abordagem estratégica. Continue a leitura para saber como vencer as dívidas mesmo ganhando pouco.
Índice:
Como sair das dívidas ganhando pouco?
Sair das dívidas com uma renda limitada pode ser um desafio, mas é possível com planejamento, disciplina e entendendo que alguns cortes podem ser necessários até retomar a sua saúde financeira. Em um primeiro momento, é fundamental conhecer o valor total devido, incluindo juros e possíveis taxas.
Se há mais de uma dívida, também será preciso saber qual delas você deve priorizar. Uma regra geral é que as dívidas com juros mais altos devem ser priorizadas. Ainda que demore um pouco mais, priorizar suas dívidas é uma estratégia para limpar o nome de forma acessível e estratégica, mesmo ganhando pouco. A seguir, confira um passo a passo de como sair das dívidas ganhando pouco.
1. Tenha um orçamento detalhado
Detalhe seus ganhos e gastos, incluindo todas suas fontes de renda, despesas fixas e também as despesas variadas. Conhecer seu orçamento é fundamental para entender como sair das dívidas ganhando pouco.
- Renda total: liste todas as suas fontes de renda;
- Despesas fixas: inclua aluguel, contas de serviços públicos, transporte, alimentação, etc;
- Despesas variáveis: inclua entretenimento, alimentação fora de casa e outras despesas que variam mês a mes.
2. Reduza suas despesas
A redução de despesas é fundamental para quem deseja sair das dívidas, mas sabemos que ela é desafiadora para quem ganha pouco. Com um pouco de flexibilidade e entendendo que esses cortes são momentâneos até que sua situação se regularize, é possível cortar algumas despesas.
Uma boa estratégia é fazer uma lista com todas as suas despesas e organizá-las de acordo com as suas prioridades. As despesas que estiverem no final da lista podem ser cortadas e o valor pode ser destinado para quitar as suas dívidas. Além disso, há como economizar no dia a dia, especialmente ao planejar suas compras e pesquisar preços.
- Priorize suas necessidades: foque em gastos essenciais e corte despesas que podem ficar para depois;
- Economize em compras: procure promoções, faça supermercado em atacado e evite situações que levam a fazer compras por impulso;
- Reveja serviços: verifique se você pode renegociar contratos ou mudar para planos mais baratos (internet, telefone, TV a cabo e serviços de streaming).
Leia também: Como economizar dinheiro ganhando pouco?
3. Busque fontes de renda extra
Uma das estratégias de como sair das dívidas ganhando pouco é buscar aumentar a sua renda. Seja com serviços freelancer, começando um pequeno empreendimento no tempo livre ou vendendo o que não usa mais, há boas opções para incrementar momentaneamente o seu orçamento. Veja as opções:
- Trabalho freelancer: considere oportunidades de trabalhos temporários, sejam eles online ou presenciais na sua cidade. É possível atuar em áreas como programação, design, redação e também no comércio local, como bares ou restaurantes aos fins de semana;
- Venda de itens: venda itens que você não usa mais. Roupas, eletrônicos e móveis que estã parados em caso se tornam renda extra para aliviar o orçamento;
- Aproveite suas habilidades: utilize habilidades ou talentos para ganhar dinheiro extra (aulas particulares, consertos, artesanato e outros).
4. Negocie suas dívidas
Negociar suas dívidas é a forma mais acessível de regularizar sua situação e é muito simples. Basta entrar em contato com o credor ou com uma empresa parceira e buscar negociar prazos e os valores das parcelas. Também é possível verificar a possibilidade de consolidar todas as suas dívidas em uma só, reduzindo as taxas e juros.
5. Estabeleça metas realistas
Antes de formalizar um acordo, é importante estabelecer metas realistas. Depois de ter seguido todos os passos até aqui, é fundamental saber qual valor cabe mensalmente no seu orçamento para quitar as suas dívidas.
6. Use o crédito de forma consciente
O cartão de crédito é uma excelente ferramenta de organização financeira, mas deve ser utilizado com responsabilidade. Em momentos em que é preciso economizar, é preciso tomar cuidado com compras por impulso e parcelamentos que se acumulam.
É importante estabelecer um limite mensal para o uso, sem que comprometa seu orçamento. O app do seu banco pode ter ferramentas que auxiliam nesse sentido.
7. Mantenha a disciplina
Por fim, mantenha a disciplina e honre o acordo feito para quitar as dívidas. E quando terminar de pagar, lembre-se de manter o orçamento organizado para evitar novas dívidas.
- Evite novas dívidas: use o cartão de crédito com sabedoria para evitar fazer novas dívidas. Evite os empréstimos até estabilizar suas finanças;
- Revise regularmente: monitore suas finanças regularmente para ajustar seu plano conforme necessário.
Negocie sua dívida com a BLU365
A BLU365 é a ponte que liga você, consumidor inadimplente, às melhores condições de pagamento. Somos a parceira oficial de bancos, instituições financeiras e lojas do varejo. Quer saber como sair das dívidas ganhando pouco? Veja como é simples, rápido e acessível quitar com a BLU:
- Acesse o site da BLU365 e informe seu CPF;
- Na tela seguinte, você verá os acordos disponíveis para você, caso sua dívida seja com alguma das nossas parceiras;
- Então, escolha o número de parcelas e a data de vencimento;
- Por fim, basta pagar o boleto no app do seu banco, carteira digital ou internet banking. Nosso processo é totalmente online e seguro!
Esperamos que com esse artigo você encontre formas de como sair das dívidas ganhando pouco e retome sua saúde financeira. Conte sempre com a BLU365 para deixar a sua vida mais azul!