Pular para o conteúdo principal

Aprender como lidar com as dívidas mantendo a calma é muito importante para sair da situação. Sabemos que estar endividado é algo estressante e que pode nos tirar do sério, porém, aprendendo os caminhos para manter a calma, fica mais fácil tomar decisões racionais e acertadas.

Praticar dicas de saúde mental também auxilia a vida financeira. Continue a leitura para conferi-las!

1. Entenda como chegou nessa situação

O primeiro passo é entender quais caminhos geraram essa dívida. Verifique se elas foram criadas por conta de necessidade, gastos supérfluos, impulsividade, emergências ou outros motivos.

Com um entendimento claro do que aconteceu, fica mais fácil seguir em frente e superar esse desafio. Nessa hora, seja honesto consigo mesmo, mas sem cair em comportamentos auto-depreciativos ou duvidar de sua própria capacidade. Acreditar em si mesmo é uma ótima ferramenta para dar a volta por cima!

2. Bote tudo no papel

Colocar os fatos no papel ajudam muito em racionalizar o que está acontecendo, pois ver a situação materializada nos auxilia a entender melhor toda a situação. Por isso, não economize: escreva sobre tudo que está acontecendo, o que levou até esse fato, como está se sentindo com tudo isso e qualquer coisa que venha a sua mente.

Próximo ao local onde escreveu os problemas, comece a traçar planos para a resolução. Dessa forma, você consegue enxergar melhor que as soluções não estão distantes, e sim ao seu alcance.

3. Seja honesto com a família

Comunicar à família que está endividado e, por conta disso, mudanças deverão ser feitas, não é uma experiência agradável, mas é uma ação essencial para que os problemas sejam resolvidos. Seja honesto e compartilhe os motivos que desencadearam na situação.

Além de permitir que ações efetivas aconteçam, pode ser que seus familiares possuam ideias de como se livrar das dívidas e possam te ajudar. Ao esconder os fatos deles, você perde essas oportunidades!

4. Procure apoio de pessoas próximas

Nessa hora, todo apoio é bem vindo, então converse com amigos e familiares próximos sobre o que está acontecendo. Nessa hora, esqueça caráter técnico e a busca por soluções: apenas desabafe e diga o que está sentindo.

Esse apoio é muito mais do que ouvir, mas também entender. Peça para que evitem te chamar para programas que possam gastar muito dinheiro e traga alternativas baratas e dentro do orçamento, evitando o isolamento social.

5. Estabeleça metas e um plano

Nossa mente gosta de objetivos definidos e um caminho traçado para sair de problemas. Por isso, nada melhor para lidar com as dívidas do que criar um plano de recuperação, estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo.

Assim, você organizar melhor os pensamentos e já coloca em prática a resolução. Além disso, toda vez que estiver se preocupando e perdendo a calma por conta das dívidas, lembrar que você já raciocinou e traçou as rotas de saída ajudam a ficar em paz nesse momento desafiador.

No fim das contas, aprender como lidar com as dívidas é também aprender com situações de crise e estresse, sendo que esse conhecimento pode te ajudar muito no futuro. Boa sorte!

A BLU365 tem descontos exclusivos para você negociar sua dívida com um valor que cabe no seu bolso! Clique no botão abaixo para consultar.

consulte as ofertas