Pular para o conteúdo principal

Mais de 60 milhões de brasileiros possuem dívidas e você não está sozinho nessa! Se você precisa saber como negociar suas dívidas, continue a leitura e entenda.

A seguir, explicamos como consultar o seu CPF e saber se você possui dívidas, além de dicas para negociar de uma forma que caiba no seu bolso.

Como saber se tenho dívidas para negociar?

O primeiro passo para saber como negociar suas dívidas e limpar o seu nome é saber se você possui débitos e quais são eles. Para saber como anda a sua situação, basta consultar o seu CPF. Vale lembrar que esse passo é muito importante, pois assim você fica sabendo exatamente o valor da dívida e também para quem está devendo. Você pode consultar seu CPF gratuitamente no site da BLU.

Caso tenha alguma dúvida com um de nossos parceiros, você poderá conferir o valor da dívida já devidamente atualizada, quem são os credores e também os acordos disponíveis para você.

Como negociar suas dívidas?

Para saber como negociar suas dívidas, o primeiro passo é se organizar. Por isso, ao conhecer o valor das suas dívidas, você deve primeiramente colocá-las no papel e, depois, traçar maneiras de economizar de acordo com a sua realidade financeira. A seguir, veja as dicas para negociar:

1. Organize seu orçamento mensal

A organização vem em primeiro lugar quando falamos em pagamento de dívidas. É preciso listar seus ganhos e gastos e observar o seu orçamento. Nesse momento, divida também seus gastos entre fixos e variáveis, o que traz um entendimento maior das finanças. Além disso, é possível estabelecer uma margem para os gastos variáveis, observando os meses anteriores. Esse passo é fundamental para ter controle sobre as finanças.

2. Liste gastos que podem ser cortados

Feito o passo anterior, o que pode ser cortado, ainda que momentaneamente, para colocar sua situação em dia? Lembre-se que as dívidas devem ser a prioridade de quem está inadimplente. Portanto, elas devem ser vir em primeiro lugar, especialmente quando pensar em fazer gastos impulsivos.

3. Procure fontes de renda extra

Não raramente, a renda mensal é insuficiente para regularizar a situação. Nesse caso, vale a pena procurar fontes de renda extra para priorizar as dívidas. Um trabalho temporário ou ainda, uma ocupação nos fins de semana, pode te ajudar enquanto você estiver pagando as dívidas.

4. Não faça novas dívidas

Pode parecer óbvio, mas por mais que as dívidas sejam a prioridade, manter as contas em dia também é! Isso significa que você deve organizar as finanças para continuar honrando seus pagamentos e não transformar a sua situação em uma bola de neve.

5. Negocie online com os credores

Com o avanço da tecnologia se tornou muito mais fácil quitar as dívidas e sem sair de casa. Ao fazer um acordo online você consegue as melhores chances de negociação, sem perder tempo e sem gastar com deslocamento. Os acordos ocorrem de maneira sigilosa e no conforto da sua casa! Além disso, é muito rápido. Na BLU, por exemplo, os acordos aparecem automaticamente para você após consultar seu CPF.

Como negociar suas dívidas online em x passos

  1. Acesse o site da BLU365;
  2. Informe seu CPF;
  3. Se houverem pendências, as opções de acordo aparecerão na próxima tela;
  4. Escolha se irá pagar à vista ou parcelar;
  5. Escolha a data de vencimento do boleto;
  6. Realize o pagamento por meio do app do seu banco, carteira digital, internet banking ou nas casas lotéricas mais próximas.

Qual a melhor estratégia para quitar dívidas?

Há uma série de questões que devem ser consideradas ao quitar suas dívidas. Elas ajudam a entender melhor a sua situação e te ajudam a pensar melhor em como quitar. Portanto, veja o que avaliar ao fazer um acordo:

  • Quais são os juros envolvidos na operação?
  • Posso pagar à vista ou o parcelamento é mais vantajoso?
  • Qual será o desconto oferecido?

Vale lembrar que na BLU365, no Feirão Limpa Nome, é possível quitar suas dívidas com até 99% de desconto! Contamos com diversos parceiros como bancos, lojas do varejo e outras. Se você possui dívidas com algum deles, você pode negociar conosco.

Leia também: Empréstimo para negativado: como fazer?