Pular para o conteúdo principal

Muito fala-se sobre a necessidade de possuir um bom controle sobre seus próprios gastos, para assim conseguir economizar e guardar dinheiro de forma efetiva, saudável e duradoura. Porém, apenas a intenção não é o suficiente, sendo necessárias atitudes que realmente alteram a nossa relação com o dinheiro.

Uma das saídas para ter um melhor controle financeiro é montar uma planilha de gastos. Seja ela virtual ou física, ela será uma boa companheira na busca da economia. Para saber mais, continue a leitura!

O que é planilha de gastos?

Uma planilha de gastos é um documento em que você irá colocar todos os seus gastos, sejam eles divididos por dias, semanas ou meses. Nela, é também possível colocar uma projeção de gastos, mais próximo de um orçamento, para prever e seguir.

É completamente possível fazer uma planilha do tipo no papel, mas fica a dica: tê-la no digital, no alcance de seu celular, pode ser mais prático e fácil de preencher. Porém, caso você se organize melhor com coisas escritas do que digitadas, faça com as ferramentas que mais te agradem.

Existem muitas formas de montar uma planilha de gastos digitais. Existem desde aquelas mais simples, com informações diretas e rápidas, até aquelas bem complexas, com cruzamento de dados, categorização automática e muito mais.

Para quem está começando, uma simples dá a conta do recado. Para isso, a maior recomendação é usar o Excel ou ainda as Planilhas Google, sendo que a última opção é mais recomendada para quem quer ter acesso fácil em múltiplas telas, como no computador de casa, do escritório e diretamente no celular. Continue a leitura para entender como fazê-la!

Coloque os meses ou semanas

A primeira coisa a ser feita é criar uma planilha em algum dos softwares citados e colocar os meses ou, em caso de controle semanal, as semanas do mês. Caso essa seja sua primeira planilha de gastos, vale a pena apostar na mensal.

Nessa parte, não há segredo: pulando a primeira coluna, insira o nome do mês em cada célula.

Liste suas despesas

Agora, na primeira coluna que você deixou em branco, pule a primeira linha e, em seguida, detalhe os seus gastos. Vale colocar aluguel, contas de luz e internet, água, transporte e muito mais. Na parte de alimentação, tente dividir conforme seus costumes, como por exemplo, em “mercado”, “feira”, “delivery” e outros.

Coloque também gastos com a saúde, como o preço do plano e o que é gasto em farmácia em média, e qualquer outra despesa recorrente. Aqui, vale também colocar até gastos de lazer, como o que você costuma gastar em bares, restaurantes, cinema e outros.

Preencha as lacunas com os gastos que você tem. Nessa hora, lembre-se de ser completamente sincero – mesmo que não goste dos números que apareçam na tela, o bolso sente da mesma maneira.

Verifique os gastos dos meses anteriores

Nesse passo, é necessário desprender um pouco mais de tempo. Com a fatura do cartão e o extrato bancário em mãos, procure identificar e lançar na planilha os gastos dos meses anteriores.

Quando não conseguir identificar com o que gastou o dinheiro, coloque o valor em uma nova linha, denominada “outros”.

Compare os gastos com os ganhos

Agora, é hora de somar todos os gastos e comparar com a sua renda. Para isso, clique no botão “funções” e selecione a opção SUM. Siga as instruções da tela, inserindo o código da primeira célula da lista até a última.

Para simplificar, o código deve ser SUM([primeira célula com valores]:[última célula]).

Agora, compare os seus gastos nos últimos meses com o seus ganhos. Está sobrando ou faltando dinheiro, precisando se manter com cheque especial e cartão de crédito? Há algum valor disponível para guardar? O que pode ser cortado?

Crie metas de gastos

Com base nas informações coletadas e nas reflexões feitas, crie metas de gastos para os meses. Tente seguir a risca e, para facilitar isso, coloque certa folga, mas evite exagerar.

Dessa forma, você consegue ter uma vida financeira mais tranquila e sem sufocos. Boa sorte no controle!

Fique por dentro das novidades do blog da BLU 😉

              botao normalbotao face