Pular para o conteúdo principal

O PIX é uma novidade que está dando o que falar. É um novo sistema de pagamentos instantâneos, uma alternativa mais rápida e mais barata do que DOC e TED. E o melhor de tudo: sem custos para o usuário! O primeiro passo para utilizar é cadastrar sua chave do PIX.

O PIX começa a funcionar apenas no dia 16 de novembro, mas desde o começo de outubro já é possível cadastrar a chave PIX. Desde então, as instituições financeiras estão procurando seus clientes e solicitando o cadastro do CPF para utilizar o serviço. Você sabe como cadastrar a sua? Venha solucionar essas e outras dúvidas!

O que é a chave do PIX?

A chave PIX é o seu endereço virtual para pagar e receber. É a sua identificação no serviço, que possibilita o uso do serviço. Diferente de TED e DOC, em que é preciso inserir todos os dados da conta, o sistema de identificação pela chave PIX terá apenas uma forma de identificação. Pode ser o número do CPF/CNPJ, número do celular, e-mail ou chave aleatório. É preciso se cadastrar para usar o PIX, mas não é obrigatório se cadastrar e utilizar o serviço.

Como criar a chave do PIX?

Provavelmente seu banco já entrou em contato com você neste momento. Verifique seu aplicativo ou seu e-mail e confira as informações disponíveis e se cadastre. O cadastro é realizado no próprio app da instituição, confira as instruções disponibilizadas pelo seu banco. Localize onde é realizado o cadastro e insira seu número de CPF/CNPJ, número de celular, e-mail ou chave aleatória.

Se não encontrou as informações, contate sua instituição financeira pelos canais de atendimento. Todo banco com 500mil clientes ou mais precisa oferecer o PIX. Confira nesta lista se o seu banco oferece o serviço.

Veja os descontos que a BLU365 tem para você!

consulte-os-descontos

Posso cadastrar a chave do PIX em mais de um banco?

Sim, pode. O Banco Central possibilita que pessoas físicas tenham até 5 chaves PIX. Já as pessoas jurídicas podem ter até 20. Lembrando que é preciso ser titular da conta para cadastrar a chave PIX.

Vale a pena ter PIX?

Para quem já utiliza canais digitais para pagar e receber, o PIX é uma grande vantagem. A diferença é que TED e DOC possuem taxas em alguns bancos e demoram mais para disponibilizar o valor da transferência. O PIX funciona para além do horário de expediente dos bancos, por isso o dinheiro é disponibilizado em apenas alguns segundos. Para empresas, o pagamento pode ser feito a partir de um QR Code, o que facilita tanto para clientes como para empresários.

O PIX apresenta muitas vantagens, especialmente para as pessoas que já estão acostumadas a realizar pagamentos online. Conte sempre com a BLU365 para trazer dicas sobre finanças! (;