Pular para o conteúdo principal

Desde que o PIX foi anunciado, muito se fala sobre ele. Já é possível cadastrar sua chave do PIX, mas o serviço começa a funcionar, de fato, em 16 de novembro. É um serviço que promete revolucionar a forma como transferências entre contas acontece. No entanto, apesar de trazer muitos benefícios, também se tornou uma oportunidade para golpistas.

Muitos golpistas entram em contato por SMS, e-mail e até pelas redes sociais. Geralmente enviam um link fraudulento no qual roubam os dados da pessoa. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para você não cair em golpes financeiros. Confira!

1. Utilize apenas os canais oficiais do seu banco

Na hora de cadastrar sua chave PIX, acesse o aplicativo ou internet banking oficial da instituição financeira que você utiliza. Desconfie de e-mails, mensagens de texto ou nas redes sociais que pedem seus dados ou te pedem para clicar em links. Muitas vezes os golpistas até sabem o seu nome e qual banco você utiliza, por isso é preciso redobrar a atenção. Qualquer pessoa está sujeita a cair em fraudes, já que os golpistas estão aperfeiçoando seus métodos cada dia mais.

2. Nunca informe sua senha

Banco nenhum solicita sua senha, em hipótese alguma. Lembre-se disso. Se receber um e-mail, SMS ou mensagem pedindo a sua senha, desconfie na hora e jamais disponibilize. Sua senha é pessoal e não é necessária para criar sua chave do PIX.

3. Solicitação de mudança de senha

Um golpe muito comum é o envio de um link solicitando que você altere sua senha. Se você não solicitou a mudança da sua senha, as instituições jamais realizam esse pedido. Não clique em link estranhos. Se você solicitou a mudança de senha, sua instituição bancária entrará em contato com você pelos canais oficiais.

Consulte seu CPF e veja os descontos disponíveis para você!

consulte seu cpf gratis

4. Aplicativos e sites duvidosos

Não é necessário instalar aplicativos ou programas no seu celular ou computador para utilizar o PIX. O serviço estará disponível no app oficial do banco ou pelo internet banking. Ao utilizar o internet banking, certifique-se de que o site é o oficial, atente-se para o endereço eletrônico sempre, pois os golpistas utilizam sites falsos para roubar dados e aplicar golpes. Se você já tem o app do seu banco instalado, desconfie de mensagens que te pedem para instalar outros.

5. Em casos de dúvidas, contate seu banco

Se suspeitar que seus dados foram expostos, não hesite em procurar seu banco. Se necessário, cancele ou bloqueie temporariamente seu cartão e sua conta. Seu banco poderá também te auxiliar na melhor maneira de resolver a situação, trocando sua senha.

O PIX pode te auxiliar muito a pagar e receber, mas é preciso redobrar os cuidados com golpistas. Lembre-se de seguir essas dicas para que sua saúde financeira não corra riscos. E conte sempre com a BLU365 para te ajudar! (=