Pular para o conteúdo principal

O BBB inova a cada ano na produção. A Xepa e o VIP é uma divisão que acontece semanalmente entre os participantes, na qual o líder escolhe quem estará em cada uma delas. Os participantes da Xepa possuem menos opções de itens, além de menos recursos para preparar as refeições e garantir a sobrevivência. Enquanto os participantes VIP têm mais recursos. Nenhum dos participantes pode consumir os alimentos da divisão em que não está inserido, podendo perder muitas estalecas se descumprir este acordo.

Fora das telas, há lições valiosas que podem ser observadas no reality e aplicadas nas finanças. Desde a criatividade que precisa existir quando há poucos recursos, até a necessidade de poupar mesmo quando há mais recursos disponíveis. Confira a seguir os ensinamentos que o BBB21 pode trazer!

1. Aproveite as promoções

Quando possuímos poucos recursos é preciso aproveitar as oportunidades que aparecem. Os participantes da Xepa do BBB21 precisam comprar o máximo de comida com o menor número de estalecas possível. Assim, é possível alimentar todos gastando menos. Na vida financeira, vale aproveitar os itens que estão em promoção. Aproveite os dias de semana em que os alimentos estão mais em conta no supermercado, compre itens em época específicas do ano e evite outras em que estão superfaturados. Aproveite as promoções sempre que possível! Só não compre em excesso. 

2. Tem poucos recursos? Use a criatividade!

Você é capaz de preparar uma refeição elaborada mesmo com uma cozinha precária e pouca disponibilidade de alimentos? Pois é assim que a Xepa funciona. Rabada, dobradinha, língua, entre outras carnes baratas precisam ser aproveitadas com criatividade. O que você tem a sua disposição neste momento? Faça o melhor que puder com os recursos que tiver. 

3. Organize-se, é fundamental

Especialmente quando há poucos recursos, é preciso se organizar. Mas quando há mais recursos também é preciso que tenha planejamento para garantir o futuro. No BBB21, nas condições de escassez da Xepa, as refeições precisam ser muito bem organizadas para que todos comam. O mesmo vale para a vida financeira, organize-se para garantir o futuro. Vale para as compras, para o preparo das refeições e para tentar economizar.  

Fica a dica: organize todas as suas refeições da semana e economize nos gastos com restaurante. Pesquise preços no supermercado, reserve um tempo na semana para preparar as marmitas da semana e assim economize muito!

4. Mesmo em um bom mês é preciso economizar

Quem não possui uma renda fixa tende a ter meses bons e outros não tão bons assim. Os participantes do BBB21 também estão nessas condições, sendo que é possível estarem na Xepa em uma semana e na outra no VIP. Mas quando estão no VIP isso significa que podem sair gastando de forma descontrolada? Não! O mesmo vale para você, que tem renda variável e pode sentir a tentação de gastar tudo de uma vez nos melhores meses, não é mesmo?

Fica o ensinamento, não é porque você tem as melhores condições no momento que poderá gastar sem pensar no amanhã. Portanto, economize, faça um fundo emergencial e se planeje para viver bem independente da situação financeira deste momento.

5. A união faz a força

Por fim, mas não menos importante, podemos falar sobre união. Brigas por comida são muito comuns no BBB21 e o que isso pode nos dizer? Trabalho em equipe é fundamental, seja na empresa em que você trabalha ou mesmo entre os moradores da mesma casa. A sintonia, especialmente quando há poucos recursos, pode ser um desafio, mas ela tende a beneficiar todo mundo. Quando todos se organizam em conjunto e lutam pelo bem comum, o sucesso vem. Seja ele no programa, no trabalho ou mesmo na sua casa.

Viu como há muito a se aprender com a Xepa e o VIP do BBB21? Se você já se inspira com o reality a levar uma vida financeira com mais economia e criatividade, deixe nos comentários!

Leia também: 7 dicas para cortar despesas e sair do vermelho.

Deixe uma Resposta